Publicado mais um livro com revisão de alunas LabPub

By 23 de junho de 2021 Blog

Real Job: mão na massa e aprendizado

Acaba de sair edição de O dinheiro, de Émile Zola, com tradução de Nair Fonseca e João Alexandre Peschanski, pela editora Boitempo, com revisão de alunas e alunos da Turma 4 do curso REAL JOB REVISOR DE TEXTO.

O professor foi André Albert, e o curso também teve como resultado prático a revisão conjunta e orientada do livro A garota anônima, da Faro Editorial (com tradução de Fábio Alberti).

O professor falou desses trabalhos com o blog da LabPub:

Fazer essa mediação foi uma experiência ótima, até porque as oportunidades para esse tipo de troca de impressões andam cada vez menos frequentes no mercado. Em razão do número de inscritos, acabamos trabalhando com dois livros – os dois de ficção, mas bastante distintos um do outro. De um lado, um suspense estadunidense de caráter mais comercial; de outro, um autor clássico da literatura francesa do século XIX.

Foi bastante interessante debater com a turma – e uma turma muito interessada e competente! – as escolhas a tomar em cada caso. Com certeza foi uma experiência rica poder montar uma “equipe” por livro para definir conjuntamente critérios internos no decorrer do trabalho e, ao mesmo tempo, possibilitar a essas equipes uma comparação de suas experiências. A preparação de originais é um processo de escolhas, não só de aplicação de procedimentos fixos. Acredito que isso ficou bastante evidente no trabalho com ambos os livros.

Livros traduzidos impõem algumas necessidades. O cotejo com o original é sempre algo desejável, mas nem sempre ao alcance de todos os profissionais, seja pelo domínio insuficiente da língua original, seja pelas limitações do cronograma (ou do orçamento). Preparar livros traduzidos abre uma oportunidade de lançar um novo olhar sobre escolhas feitas na tradução, sempre tentando manter as características gerais de estilo que um (bom) tradutor imprime ao texto. Ao mesmo tempo, trabalhamos quase sempre em cima de um texto de estrutura e conteúdo já consolidados (exceto nos casos em que há uma demanda por uma adaptação mais radical ou em que o autor solicita alterações em relação à edição original). Já um original em língua portuguesa é, em muitos casos, inédito, um texto que nunca passou por intervenções ou olhares externos. Quando não há um editor que ponha a mão na massa antes, o preparador pode acabar se vendo no papel de lapidar mais extensamente o material para aprimorá-lo em termos de estilo ou mesmo de clareza na expressão das ideias. Nesse trabalho específico, as traduções tinham muita qualidade, então o nível de intervenção foi relativamente modesto. Mesmo assim, por ser um trabalho compartilhado entre várias pessoas, dedicamos um bom tempo aos materiais para conseguir chegar a decisões comuns.

Posts recentes

19 de julho de 2021 in Blog

Cassia Carrenho e os 20 anos do PublishNews

Podcast deu início à celebração das duas décadas de atividade do portal Criado por Carlo André Carrenho, irmão da sócia-diretora da LabPub, Cassia Carrenho, o PublishNews se firmou ao longo…
Read More
19 de julho de 2021 in Blog

Aluna LabPub conta o nascimento da editora Singularis

Nova casa aposta não somente na publicação, mas na orientação a novas autoras e autores. Editoras nascem a todo momento. Aqui na LabPub há um ninho delas, um lugar de…
Read More
13 de julho de 2021 in Blog

“Como encontrei Friedrich Nietzsche”

Depoimento da doutora em filosofia Luciana Zaterka Professora de filosofia na Universidade Federal do ABC, Luciana Zaterka nos conta o emocionante encontro dela com o pensamento do filósofo Friedrich Nietzsche.…
Read More

Nossos cursos

16 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 7

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
16 de abril de 2021 in Cursos, Lab+, Todos

Amor em tempos de aplicativos: uma discussão feminista sobre emoções

Neste curso busca-se explorar as emoções e a moral de um ponto de vista socioantropológico com especial enfoque nas convenções em torno do amor romântico, a partir de contribuições dos…
Read More
15 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas é para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se…
Read More