Previsões editoriais e a função do editor

By 8 de março de 2018 abril 26th, 2019 Blog

Previsões editoriais e a função do editor

Logo no início do ano, a convite do LabPub, estive com as amigas e profissionais Cassia Carrenho, Camila Cabete e Cristiane Gomes para discutir, como em um exercício, as “previsões editoriais” para o ano que se inicia. Pouco antes de o evento começar, o lugar estava cheio. Estudantes, editores e amigos vieram debater um futuro que parece estar sempre mais distante e, em tempos difíceis, cada mais difícil de imaginar.

Obviamente, prever o que vem por aí é uma falácia. Mas o estudo de tendências e a construção de hits e best-sellers é uma ciência aplicada ao dia-a-dia do editor, este ser que diariamente estuda para saber o que o público quer, o que deveria querer e o que ele nem sabe ainda que vai querer.

Ser editor de aquisição é perceber o agora e tentar transpor para o futuro, perceber mutações, evoluções e desistências. Imaginar como certo tipo de leitor vai reagir a uma mudança cultural. É adaptar possíveis desejos à realidade. Nunca foi fácil, mas em um momento em que percebemos que a globalização “nichou” o mercado (taí uma previsão que ninguém fez) e que se você não é parte de um nicho dificilmente irá tomar conhecimento de que ele existe, isso parece uma tarefa impossível.

Mas não é. O que dificulta, e muito, é que a maioria das editoras aos poucos vai sendo domada ao poder do mercado, aos pedidos comerciais e à garantia de vendas. Argumentos como “Vai vender para o público de…”, “É para os fãs de…” vão dando lugar a projetos originais que poderiam criar mais nichos, mas que são abafados pelo grande risco do mercado. Livrarias dificilmente investirão em algo muito novo, e o leitor, em um momento de crise, prefere o conforto do “livro novo do autor conhecido” ao risco de pagar por algo que não vai satisfazê-lo. No fim, o editor opta pelo caminho seguro.

Assim, como o editor vai investir no novo?

Tive a honra de trabalhar com uma das maiores pesquisadoras de tendências, editora e book hunter que este país já teve. Vivian Wyler trabalhou por mais de trinta anos na Rocco, que possuía um catálogo extenso que ia de JK Rowling a Julian Barnes. Tudo passava por ela. Se líamos um bom livro, ela defendia a sua aquisição imediata; mas, se líamos algo ruim, ela nos fazia refletir sobre a obra. Porque o scout nos ofereceu este livro? Há um caminho? Podemos ler outra coisa que aponte por esta tendência?

Por quais novos caminhos o jovem que está lendo Extraordinário irá se interessar em cinco anos?

Leitoras de Chimamanda evoluirão para o feminismo didático ou irão procurar ficção?

Livros de colorir são um desejo do mercado de se desligar dos aparelhos digitais?

Por que o novo thriller é centrado em uma personagem feminina de personalidade duvidosa?

O Nobel deste ano aponta para qual direção?

Foi através desse tempo que passei com ela que procurei questionar praticamente toda a obra que caía em minhas mãos, e muita coisa deixou de ser em vão. Pensávamos o caminho e seguíamos adiante, na maioria das vezes, com sucesso.

Então, se não podemos prever o futuro, podemos questionar o presente. Acho que é a melhor definição da função do editor. E o maior facilitador. Pensar que o que está sendo lido/visto/compartilhado agora será a referência dos livros futuros é uma regra que dificilmente será quebrada. Obviamente que não só de estratégias de conteúdo vive a publicação. Mas falaremos disso em outro artigo.

Mariana Rolier é gerente editorial internacional da HarperCollins Brasil e coordenadora de conteúdo da #LabPub. Com dezenove anos no mercado editorial, Mariana já passou por todas as etapas da construção do livro e foi responsável por best-sellers e livros premiados. Ama o que faz, mas também ama histórias em quadrinhos, filmes B, bordados e máquinas de costura.

Photo by G. Crescoli on Unsplash

Posts recentes

17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More
14 de setembro de 2021 in Blog

“Não suma”, é o que pedem as editoras

Cassius Medauar falou de fantasmas no LabPub no Ar Aqui e ali, juntamos informações e descobrimos: há quem se comprometa com trabalhos para editoras e depois, simplesmente desaparece. Ocorre com…
Read More
8 de setembro de 2021 in Blog

Podcast Batendo Prova tem novo episódio

Por que raios mercado editorial? Sim, tem novo episódio do podcast criado e mantido por alunas e alunos dos cursos da LabPub, com orientação do professor Fábio Uehara. Neste programa,…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More