Pós-Graduação em Produção Editorial | Turma 2

By 7 de novembro de 2019 Cursos
 

PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL | TURMA 2

Com um currículo flexível, moldado pelo aluno, ao final do curso
os participantes estarão aptos a desenvolver uma
promissora carreira na área editorial.

Horas/Aula
360 Horas
Início
06.01.2020
Dias
2as. e 4as. ou diariamente – de 19 às 21:10
Modalidade
EaD ao Vivo e Gravado

Descrição

A indústria editorial sempre contou com profissionais com talento e paixão pela leitura. Aqueles que possuem afinidade com os livros são naturalmente atraídos por esta indústria que cria, informa e entretém. Para muitos, trabalhar no mercado editorial é mais do que um negócio; é uma vocação.

Para pessoas que sempre passaram horas nas livrarias, bancas de jornal e bibliotecas, escolher uma carreira na área editorial é um meio lógico para combinar interesses pessoais e profissionais.

Ocorre que nos últimos anos, o mercado editorial vem passando por profundas transformações. Os profissionais que estão atuando, ou pretendem ingressar nas carreiras ligadas ao livro, necessitam de uma sólida formação.

Apenas possuir o hábito da leitura, embora continue essencial, não irá definir um profissional de sucesso. É necessário aprofundamento técnico e treinamento.

Visando fortalecer o conhecimento dos participantes em gestão, em uma inédita combinação de teoria e prática, em que todos terão que publicar um ebook, a LabPub desenvolveu o curso de pós-graduação em Produção Editorial.

Com um currículo flexível, moldado pelo aluno, ao final do curso os participantes estarão aptos a desenvolver uma promissora carreira na área editorial.

Todo o curso foi elaborado tendo como base o sistema de educação por competências Blox®. Uma metodologia de ensino gamificada, pioneira no mercado editorial, em que o aluno escolhe suas disciplinas. Podendo concluir a pós-graduação em 12 meses e um ambiente 100% a distância, com o apoio de professores com reconhecido sucesso no mercado.

Objetivo

A Pós-graduação em Produção Editorial tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar nas diferentes dimensões do mercado editorial de livros, com ênfase na área de produção editorial. Preparando profissionais que causem impacto cultural na sociedade. Objetiva também sanar parte da carência da demanda de profissionais especializados para atuarem nesta área. Para isto, ao final do curso, os alunos estarão aptos a:

  • Conhecer com profundidade o trabalho de produção editorial e gestão de conteúdo;
  • Se habilitar a desenvolver publicações em geral, abrangendo design, marketing, tecnologia, gestão e editorial;
  • Se posicionar como um profissional multimídia, sendo capaz de desenvolver projetos tanto no meio físico, como no meio digital, incluindo ebook, website e plataforma de ensino a distância;
  • Conhecer aspectos gerais da indústria do livro, como também aspectos específicos dos segmentos de livros de interesse geral, livros técnicos, didáticos e paradidáticos.
  • Ser capaz de coordenar equipes com múltiplas competências.

Conteúdo

Disciplinas obrigatórias:

  • Introdução ao mercado editorial – 11 horas
  • Produção editorial: do autor ao leitor – 32 horas
  • Produção gráfica – 18 horas
  • Design editorial – dos fundamentos à prática – 30 horas
  • Projeto editorial – 24 horas
  • Gestão de produtos digitais editoriais – 44 horas
  • Formação Editor Texto – 48 horas
  • Revisão de Texto – 48 horas
  • Projeto Final – Produção Editorial de eBook – 26 horas

Disciplinas eletivas:

  • Nichos editoriais: panorama, desafios e oportunidades – 30 horas
  • Aquisição de títulos e autores – 14 horas
  • Best-sellers e tendências – 22 horas
  • Master em Vendas e Marketing de Livros – 38 horas
  • Marketing digital para editoras – 38 horas
  • Direito autorais – 18 horas
  • Gerenciamento de processos de produção editorial – 20 horas
  • Gestão Financeira de Editoras – 42 horas
  • Liderança e gestão de equipes – 32 horas
  • Inovação e Design Thinking – 24 horas
  • Business Plan para editoras (Projeto Final) – 32 horas
  • Formação Tradutor Livros – 48 horas
  • Fundamentos de roteiro e narrativa – 20 horas
  • Livros didáticos – produção editorial, mercado e perspectivas – 48 horas
  • Ghostwriting & Biografias – 48 horas
  • Oficina criativa – 44 horas

Conheça nossa metodologia

Pontos-chave:

  • Sistema gamificado
  • Currículo flexível
  • Conclusão em 1 ano
  • 100% a distância
  • Professores atuantes no mercado

Através de uma parceria exclusiva no mercado editorial com a metodologia Blox®, um pioneiro e premiado sistema de educação por competências, os cursos de pós-graduação da LabPub representam o que há de mais moderno e inovador na educação.

Nesta metodologia, o aluno possui a liberdade de escolher quais assuntos e em que áreas quer se aprofundar, de uma maneira gamificada e flexível. É ele que escolhe quais disciplinas irá cursar, na sequência que melhor lhe convier, sem ficar preso a uma sequência obrigatória.

Os conteúdos são apresentados com a mesma agilidade que o mundo real, através de tópicos atuais que os profissionais se deparam em seu dia-a-dia dentro das editoras.

Nossas pós-graduações foram elaboradas para que os alunos possam conclui-las em 12 meses1. Em um ano de dedicação, já é possível colocar no currículo uma formação que fará diferença no mercado.

Entenda, passo-a-passo como é a experiência do aluno com o Blox®

  1. O aluno navega entre os Blox disponíveis:

Um Blox é a “unidade mínima de aprendizado”, uma disciplina específica e relevante para o profissional do livro. O aluno possui dezenas de opções para escolher qual disciplina deseja cursar naquele período. O aluno possui acesso aos Objetivos, Planos de Aula e vídeos explicativos para cada um dos módulos disponíveis para escolha.

  1. O aluno escolhe e monta sua própria grade

Com total autonomia e se atentando para as regras de formação do curso pretendido, o aluno irá montar uma grade personalizada que combina com suas vocações e aspirações.

  1. Aluno acompanha seu desenvolvimento pelo Dashboard

Conforme vai sendo aprovado nos Blox (disciplinas) escolhidos, o aluno vê seu perfil dentro da Plataforma Blox tomando forma por meio de gráficos ilustrativos e interativos, mostrando quais competências e áreas ele está dedicando mais horas e quais precisa se dedicar mais.

A diferença entre o Regime Seriado e o Regime de Crédito:

O sistema adotado pela LabPub é o Regime de Crédito, nele existem múltiplos caminhos para a obtenção do conhecimento, com as escolhas sendo feitas pelos alunos. No caso do Regime Seriado só existe um caminho que foi escolhido para o aluno. No Regime de Crédito o conteúdo é escolhido e não imposto.

Os alunos não são agrupados por turma, mas por interesse.

Reconhecimento pelo MEC

O Regime de Crédito, assim como toda a metodologia gamificada da Blox®, foi totalmente projetado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e está também em conformidade com todas as portarias normativas. A formação está absolutamente segura e reconhecida pelo Ministério da Educação. Inclusive o Blox® já passou por avaliação in loco de reconhecimento de curso e recebeu nota 5 (nota máxima) na dimensão “Organização Didático Pedagógica”

Conheça mais sobre a Blox® (http://sistemablox.com.br)

Professores

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management  (IAG/PUC-RJ); com especialização em Internacional Publishing (Stanford University).

Camila Cabete
Camila Cabete tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. É a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. desde 2012.

Carla Bitelli
Formada em Editoração pela ECA-USP, trabalhou por 8 anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras. Há dois anos colabora na produção editorial da Edipro, e nesse período supervisionou mais de 50 obras de segmentos diversos: literatura, ciências socias, filosofia, interesse geral e infantil; além de coordenar a recente entrada da editora no livro digital.

Delfin
É proprietário do Studio DelRey de produção editorial. Como capista de livro, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros. Sua pedra é ônix e sua cor é laranja.

Guilherme Kroll
Com formação em editoração pela ECA-USP, é editor e sócio fundador da Balão Editorial, editora que publica obras variadas, como HQs, literatura e acadêmicos. A editora tem uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Além disso, teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba.

Leonardo Neto
Jornalista, Leonardo Neto é graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-Go. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla. Atualmente é editor-chefe do PublishNews.

Marcos Marcionilo
É formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também cursou o mestrado em filosofia contemporânea, com estudos sobre a filosofia de Michel Foucault, sob a orientação de Salma Tanus Muchail. É editor e sócio-proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística, criada com Andréia Custódio em 2001. Atua também como tradutor, com cerca de 70 obras traduzidas.

Monique D’Orazio
É tradutora desde 2007 (de inglês e de espanhol) e traduz especificamente livros desde 2013, em gêneros como ficção, não ficção, clássicos, literatura infantil e juvenil (Verus Editora, HarperCollins Brasil, Faro Editorial, Ciranda Cultural, Universo dos Livros, Suma, Planeta, entre outras. Tem MBA em Book Publishing (2016) e Bacharelado em Relações Internacionais (IRI-USP, 2009), além de vários cursos livres em tradução, preparação e revisão. Entusiasta da educação à distância, tem uma especialização em Ficção Histórica pela Universidade da Virgínia, e em escrita para jovens leitores pelo Commonwealth Education Trust da Nova Zelândia. Cursa pós-graduação em Revisão de Texto.

Pedro Almeida
Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 25 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e auto-ajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais. Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras; Landmark; W11 editores; Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, Leya, Lafonte e Saraiva. É Publisher e sócio da Faro Editorial e curador do Prêmio Jabuti.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA