Por trás das câmeras da LabPub

By 4 de março de 2020 Blog

Por trás das câmeras da LabPub

Carlos Borges está em toda aula da LabPub. Olhar interessadíssimo: Carlinhos é diagramador e agora ata os conhecimentos e a vivência no design para aplicar no vídeo

Raízes no Grajaú, em São Paulo, a cabeça no mundo: quem é que chama Carlinhos de Carlos Borges? Só se for no time de futebol, quando joga toda sexta-feira (pois se antigamente jogador de futebol tinha apelido, hoje em dia é tudo nome e sobrenome na camisa).

Carlinhos é a pessoa que comanda as câmeras, os cortes de câmera, a hora de encher as telas com informações durante as aulas EAD da LabPub. Olhar interessadíssimo, sempre. Sua trajetória no mercado editorial já tem mais de 15 anos, como diagramador de revistas principalmente.

“Comecei com 16 anos, como office-boy da Padrão Editorial. Com 17 anos apareceu a primeira oportunidade de ser diagramador da revista. Ficava observando. Gostava da turma, mais despojada, do pessoal do design. Na sequência, a empresa pagou minha universidade. Fiz na UNIP [Design Gráfico]. De lá fui fiquei mais uns quatro anos como diagramador, fui pra outra editora, a Adrenal Editora, que fazia revistas de moto, bike. Voltei à Padrão e depois fui para a HSM, onde conheci o André [Castro, sócio da LabPub]. Agora atuo como freela. Faço também newsletter, mail marketing, além de diagramação de livro e revista. E agora filmagem e edição. Danço conforme a música”, conta sorrindo.

Toda essa experiência se conversa. Para edição de vídeo é muito bem-vindo que se tenha esse olhar estético que o design exige, a organização visual que a diagramação ensina.

“Hoje meu foco total está em vídeo. A revista baixou muito, né? Quinze anos atrás as editoras faziam sete, oito revistas, agora fazem uma. Você tem que se mover de acordo. Esse ramo de vídeo é bem maior. O que quero aprender, o foco, é a área de vídeo.”

Pela responsabilidade com o vídeo, ele acaba assistindo a todas as aulas da LabPub. Absorve um pouco de tudo, mas com atenção especial a quem fala uma língua que entende bem: o professor Delfin (REAL JOB CAPA DE LIVRO e DESIGN EDITORIAL: DOS FUNDAMENTOS À PRÁTICA). “Você mergulha com certeza junto com os alunos. Não só com ele, mas com os outros professores. Tudo agrega muito”.

Posts recentes

14 de julho de 2020 in Blog

Uma vivência chamada DESIGN THINKING

Uma vivência chamada DESIGN THINKING Daniela Senador, professora do curso que tem início em agosto na LabPub, conta como descobriu a metodologia que vem transformando também o mercado de livros…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O mercado editorial para historiadores – Parte II

O mercado editorial para historiadores – Parte II Não exclusivo para formados em Letras, Editoração ou Jornalismo, o Mercado Editorial é muito comumente habitado por historiadores. Luara França e Daniel…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O Lobo e o Molusco na literatura

O Lobo e o Molusco na literatura Pareceria do roteirista e editor com o autor do canal de YouTube Mundo Molusco alcançou grande sucesso no Catarse e já investe em…
Read More

Nossos cursos

13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More
6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More