Por mais calor em tempos de distância

By 27 de maio de 2020 Blog

Por mais calor em tempos de distância

A Primavera Literária, tradicional evento promovido pela LIBRE, navega pela internet com o ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE, com mais de 40 lives gratuitas em dois meses seguidos.

O meio editorial segue se mexendo para atravessar o que talvez se confirme como a pior crise do setor em todos os tempos. Com criatividade e iniciativa, o que é característico do nosso mundo do libro. Eis o espírito do ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE, que teve início no último dia 25 de maio e vai até 30 de julho, em 40 encontros com convidados nacionais e internacionais (França, Portugal entre outros países). A organização é da LIBRE, a Liga Brasileira de Editoras, que desde 2002 promove a PRIMAVERA LITERÁRIA, um evento já tradicional das editoras independentes coligadas. O ESQUENTA, além da Liga, conta com os apoios da Bookwire, da Metabooks, do Escritório do Livro da França e da gráfica Forma Certa. Os acessos são livres, gratuitos.

A comissão organizadora aposta nessa atividade, que vai ao ar toda segunda-feira à noite e quinta de manhã para “aquecer o mercado editorial independente”. A ideia central é que não se pode ficar parado e de que há possibilidade de se reinventar nessa crise, atendendo os leitores, protegendo esse ramo fundamental da cultura brasileira. A aposta é na colaboratividade dos membros da LIBRE. É preciso, afinal, divulgar e movimentar os catálogos, num mundo que será cada vez mais online.

Participam cerca de 50 editoras e mais de 100 autores, em cerca de 60 horas de programação. A primeira live foi ao ar no último dia 25: “Eventos online para o mercado editorial. Com mediação de Camila Perlingeiro, o encontro contou com o editor, dramaturgo e ator Jean Cândido Brasileiro, da editora Cândido, e com Carolina Herszenhut, da Aborda Produtora, organizadora do Festival Multicultural Cluster. Na mesma segunda-feira, a jornalista Mariana Barbosa, organizadora do livro Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas (Cobogó), e a advogada Evelyn Mello debateram a questão da circulação das notícias falsas com mediação de Haroldo Ceravolo Sereza.

Também já estão confirmadas as mesas “Mão na massa: o brincar em tempos de distanciamento social” (nesta manhã de quinta mesmo, 28 de maio, às 10 horas) e “Maternidade em tempos de pandemia” (dia 4 de junho, às 10h), com Shirley Hilgert e Nivea Salgado.

“Estamos enfrentando um momento de desafios. E, diante dessa situação terrível, temos de nos adaptar aos aos novos tempos, enfrentando os obstáculos do distanciamento social com criatividade e imaginação”, informaram os organizadores e curadores do festival Camila Perlingeiro, Haroldo Ceravolo Sereza, Paula Cajaty e Raquel Menezes. Para se ter uma dimensão de como foi ágil toda essa ação, um mês e meio apenas separam a primeira conversa entre eles com a ideia do evento online até o início, efetivamente, do ESQUENTA PRIMAVERA.

LIVRARIA INCLUÍDA

As editoras montaram uma parceria com a Livraria Martins Fontes, que montou um hotsite para atender a audiência do ESQUENTA, dando um destaque especial às obras das editoras participantes com grande. Há muitos anos que as editoras da LIBRE pensavam em formar um canal coletivo e online para a difusão e venda de seus títulos. No passado, no entanto, alguns obstáculos se revelaram intransponíveis, como a logística e a tecnologia limitada.

Assim, o ESQUENTA PRIMAVERA será também um primeiro ensaio de uma atuação conjunta das 150 editoras filiadas à entidade no mundo digital. Uma espécie de laboratório experimental para que a LIBRE avance na direção de construir e consolidar um projeto comercial colaborativo e comum das editoras independentes num futuro próximo.

A programação completa e a forma de acesso às lives será divulgada nas redes sociais da Liga Brasileira de Editoras.

Link para inscrições: https://pt-br.eventials.com/labpub/events/esquenta-primavera/

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More