Pesquisas de Mercado: como criar e analisar dados de pesquisas para o mercado editorial – com baixo custo

By 6 de abril de 2021 janeiro 17th, 2022 Cursos, Todos
 
 

PESQUISAS DE MERCADO:
COMO CRIAR E ANALISAR DADOS DE PESQUISAS PARA O MERCADO EDITORIAL - COM BAIXO CUSTO

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a realizarem
pesquisas por meio de questionários a partir de exercício prático conduzido
pela professora em aula.

Horas/Aula
14 horas de videoaulas
Início
18.03.2022
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
18, 24 e 25 de Março
01, 06, 08 e 12 de Abril
Das 19h00 às 21h10

Descrição

Quem são os meus leitores? Como eles se comportam? Existe demanda para os livros que pretendo lançar? Por que não consigo fidelizar meus clientes? Estas são algumas perguntas que levam profissionais do mercado editorial a realizarem pesquisas e a mais utilizada tem sido por meio de questionários, denominadas surveys.

Você sabia que a escolha da utilização de perguntas abertas ou de múltipla escolha influencia a estruturação dos dados e a análise? E que a linguagem, a ordenação das questões e os canais de coleta também? Por isso, para realizar uma pesquisa por questionário, não basta definir algumas perguntas, cadastrá-las numa plataforma, como Google Forms, disparar o link pelas mídias sociais e depois olhar os gráficos que a mesma plataforma fornece. É preciso conhecer com mais profundidade este método para aplicá-lo corretamente e, assim, captar dados relevantes que, uma vez analisados, podem fornecer insights para o direcionamento do seu negócio.

Objetivo

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a realizarem pesquisas por meio de questionários a partir de exercício prático conduzido pela professora em aula, que contemplará cada uma das etapas, da definição do objetivo de pesquisa, até a análise para tomadas de decisões, passando pela criação do questionário e técnicas fáceis para estruturação dos dados no Excel.

Conteúdo

AULA 1 – Pesquisa por questionário: características, objetivos e vantagens

  • Introdução à pesquisa, diferenças conceituais e de técnicas entre pesquisas qualitativas e quantitativas, vantagens e desvantagens de cada técnica, processos de pesquisa.
  • Situações em que pesquisas por meio de questionário podem ser aplicadas, e passo a passo para a elaboração e aplicação de pesquisas, considerando objetivos recorrentes de empresas que atuam no mercado editorial.
  • Técnicas para a elaboração de um questionário eficaz de acordo com objetivos de aplicação.
  • Ferramentas adequadas para cadastro de questionários, vantagens e desvantagens de cada uma, com ênfase no Google Forms, por ser gratuita e, por isso, a mais utilizada.
  • Diferentes formas de impactar uma amostra de respondentes qualificada.
  • Erros mais recorrentes cometidos por profissionais do mercado editorial na aplicação de pesquisas por formulário.

AULA 2 – Definindo o objetivo de pesquisa e estruturando o questionário

  • Formação de grupos com até 5 pessoas.
  • Definição de problema e estratégia da pesquisa por formulário.
  • Estruturação do questionário de pesquisa.
  • Tarefa para os alunos: cadastrar formulário no Google Forms.

AULA 3 – Testando o questionário de pesquisa em aula

  • Os formulários de pesquisa cadastrados pelos grupos deverão ser testados a partir das respostas de outros alunos. Estes respondentes deverão anotar a sua experiência e repassá-las em aula para os grupos de forma que os formulários possam ser ajustados e os alunos tenham uma lista de lições aprendidas.

Tarefa para os alunos: disparar pesquisa para coleta de dados.

AULA 4 – Estruturando os dados de pesquisa – Técnicas

  • Como estruturar os dados da pesquisa de acordo com os objetivos definidos.
  • Técnicas simples para estruturação de dados em planilha Excel: hierarquização de dados, formulação de filtros de seleção, fórmulas para tabulação de questões com mais de uma opção e com campo aberto, cruzamento de informações por tabela dinâmica etc.

AULA 5 – Estruturando os dados de pesquisa – Prática

  • Estruturação de dados da pesquisa pelos alunos com esclarecimento de dúvidas pela professora.

AULA 6 – Analisando os dados de pesquisa

  • Métodos básicos para análise de dados.
  • Compreensão e apresentação dos dados.
  • Exercício em aula para análise de dados das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Tarefa para os alunos: estruturar os dados em formato de apresentação.

AULA 7 – Compartilhamento de insights de pesquisa

  • Cada um dos grupos deverá apresentar para os demais o processo de realização da pesquisa por formulário, de acordo com o objetivo definido, os insights que obteve a partir da análise dos dados captados e como estes insights poderão servir para tomadas de decisões práticas com foco em resultados efetivos.

Dinâmica

  • Aulas expositivas
  • Exercício prático em aula orientado pela professora

Bibliografia

  • HAIR, Joseph et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed, 2005.
  • MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2001.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professora

DANIELA SENADOR

Em mais de quinze anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing e Comunicação para agências, consultorias, organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há dez anos dá consultoria para empresas e personalidades do mercado editorial, como as editoras DSOP, Edebê Brasil, FTD Educação, Gutenberg (Grupo Autêntica), Ibep, Instante, Nacional, Nós, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo e VR Editoras, a Livraria Martins Fontes Paulista, e os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro. Também atua fortemente com organizações culturais, com destaque para Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Sesc, e no mercado educacional, como consultora e professora. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).

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