Passos fundamentais para a criação de uma editora

By 25 de julho de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças, Mercado

Passos fundamentais para a criação de uma editora

Antes de criar um novo negócio, não importa em que atividade for, é fundamental planejar. E esse planejamento deve ser o mais detalhado possível para que se tenha no papel as principais características e desafios que serão enfrentados.

Por outro lado, não se deve buscar a complexidade excessiva sob pena de perder tempo desnecessário e buscar detalhes que só o mundo real vai lhe fornecer. Vale a máxima da startup enxuta: lance o seu protótipo o mais breve possível, com o menor custo, e deixe o mercado confirmar suas expectativas, ou não, e faça as alterações de rota necessárias.

Apresento neste artigo as etapas fundamentais de planejamento para a criação de uma editora.

Este planejamento deve abranger os seguintes tópicos: plano editorial, plano operacional, plano de marketing e plano financeiro.

Em todos estes planos você deve responder a perguntas específicas.

1. Plano editorial:

A – Em que assuntos sua editora vai se especializar?

B – Qual será a missão (em uma ou duas frases)?

C – Você possui uma particular expertise no segmento escolhido?

D – Como você chegará nos autores desse segmento?

E – Quantos livros pretende lançar?

F – Quais serão as características editoriais destes livros?

G – Como funcionará o processo de produção (atividades, custos e cronograma)?

2. Plano operacional:

2.1) Pessoal:

A –  Qual estrutura de pessoal necessária para a editora (incluindo fixos e variáveis)?

B – Qual o custo de cada um deles?

2.2) Livro modal:

A – Qual preço de capa?

B – Qual desconto comercial?

C – Qual o valor do adiantamento e os percentuais dos direitos autorais?

D – Qual o custo editorial?

E – Qual o custo gráfico?

F – Quantos exemplares serão impressos na 1a. tiragem?

G – Qual o investimento em marketing?

H – Quais outros gastos serão incorridos?

I – Qual o ponto de equilíbrio para zerar os investimentos?

J – Qual a venda esperada?

K – Qual o retorno esperado?

3. Plano de marketing:

A – Qual a venda média do setor escolhido?

B – Qual o perfil do seu cliente típico?

C – Quais oportunidades e ameaças você acha que existe neste segmento?

D – Quais são seus pontos fortes e fracos para atuar neste nicho?

E – Quem são seus concorrentes?

F – Quais canais de venda você utilizará?

4. Plano financeiro:

Neste caso não são perguntas, você já respondeu tudo o que é necessário para elaborar a parte financeira de seu projeto. Agora você deve colocar no papel as seguintes demonstrações financeiras, para um período de no mínimo dois anos:

A – Plano de investimentos: todos os gastos que serão necessários para dar inicio a sua editora. Não deve constar o capital de giro, este valor estará́ demonstrado no fluxo de caixa do projeto.

B – Demonstração do resultado do exercício: deve detalhar as receitas, custos e despesas fixas e variáveis, imposto de renda e, consequentemente, o lucro esperado

C – Fluxo de caixa: esta é a parte financeira mais importante de seu projeto. Tendo calculado a demonstração do resultado do exercício, você deve projetar quando você receberá as vendas e quando pagará todos os gastos. Com ele montado você conseguirá dizer qual o recurso necessário para a criação da editora e quanto poderá ganhar, e em quanto tempo.

Para concluir, gostaria de citar uma uma frase dita por um ex-chefe: “comece pequeno, pense grande e corra pra caramba”.

Fontes:

  1. Publishing for profit: successful bottom-line management for book publishers. Thomas Woll. Chicago Review Press, 2014.
  2. Edusp: um projeto editorial. Ateliê Editorial, 2001.
  3. A Startup enxuta. Eric Ries. Editora Leya, 2012.
  4. Administração de Marketing. Philip Kotler, Kevin Lane Keller. Pearson Education do Brasil, 2012.
  5. Inside Book Publishing. Giles Clark e Angus Philips. Routledge Publishing, 2015.
  6. How to write a Great business plan. William A. Sahlman. Harvard Business School Publishing Corporation, 1997.

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash


André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

17 de outubro de 2019 in Blog

Sangue sugado

Sangue sugado Não sei ao certo o que será, Mas eis sonora expectação: O sol decerto surgirá Serei porção da Criação! Será que, sendo, crescerei? Cerrarei cedo num caixão? Será…
Read More
10 de outubro de 2019 in Blog

Distração

Distração Um gato morto! O infeliz foi atropelado enquanto caminhava apressadamente para mais uma orgia no telhado do vizinho. Isadora observou pela janela de seu apartamento o tal incidente. Incidente…
Read More
3 de outubro de 2019 in Blog

O que seremos daqui um tempo?

O que seremos daqui um tempo? Netflix, cinema, carros, motos e todos os tipos de transportes. Será que as modas dos tempos atuais continuarão existindo no futuro? Será que tudo…
Read More

Nossos cursos

29 de setembro de 2019 in Cursos

Direitos autorais e administração de contratos

O curso Direitos autorais e administração de contratos é voltado ao mercado editorial e está estruturado sobre dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários…
Read More
24 de setembro de 2019 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
23 de setembro de 2019 in Cursos

Gestão Financeira de Editoras – Para não financeiros

O curso Gestão Financeira de Editoras – para não financeiros foi desenvolvido para profissionais que desejam conhecer finanças e contabilidade em um nível suficiente para mudar a realidade de suas editoras. Em…
Read More