Passos fundamentais para a criação de uma editora

By 25 de julho de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças, Mercado

Passos fundamentais para a criação de uma editora

Antes de criar um novo negócio, não importa em que atividade for, é fundamental planejar. E esse planejamento deve ser o mais detalhado possível para que se tenha no papel as principais características e desafios que serão enfrentados.

Por outro lado, não se deve buscar a complexidade excessiva sob pena de perder tempo desnecessário e buscar detalhes que só o mundo real vai lhe fornecer. Vale a máxima da startup enxuta: lance o seu protótipo o mais breve possível, com o menor custo, e deixe o mercado confirmar suas expectativas, ou não, e faça as alterações de rota necessárias.

Apresento neste artigo as etapas fundamentais de planejamento para a criação de uma editora.

Este planejamento deve abranger os seguintes tópicos: plano editorial, plano operacional, plano de marketing e plano financeiro.

Em todos estes planos você deve responder a perguntas específicas.

1. Plano editorial:

A – Em que assuntos sua editora vai se especializar?

B – Qual será a missão (em uma ou duas frases)?

C – Você possui uma particular expertise no segmento escolhido?

D – Como você chegará nos autores desse segmento?

E – Quantos livros pretende lançar?

F – Quais serão as características editoriais destes livros?

G – Como funcionará o processo de produção (atividades, custos e cronograma)?

2. Plano operacional:

2.1) Pessoal:

A –  Qual estrutura de pessoal necessária para a editora (incluindo fixos e variáveis)?

B – Qual o custo de cada um deles?

2.2) Livro modal:

A – Qual preço de capa?

B – Qual desconto comercial?

C – Qual o valor do adiantamento e os percentuais dos direitos autorais?

D – Qual o custo editorial?

E – Qual o custo gráfico?

F – Quantos exemplares serão impressos na 1a. tiragem?

G – Qual o investimento em marketing?

H – Quais outros gastos serão incorridos?

I – Qual o ponto de equilíbrio para zerar os investimentos?

J – Qual a venda esperada?

K – Qual o retorno esperado?

3. Plano de marketing:

A – Qual a venda média do setor escolhido?

B – Qual o perfil do seu cliente típico?

C – Quais oportunidades e ameaças você acha que existe neste segmento?

D – Quais são seus pontos fortes e fracos para atuar neste nicho?

E – Quem são seus concorrentes?

F – Quais canais de venda você utilizará?

4. Plano financeiro:

Neste caso não são perguntas, você já respondeu tudo o que é necessário para elaborar a parte financeira de seu projeto. Agora você deve colocar no papel as seguintes demonstrações financeiras, para um período de no mínimo dois anos:

A – Plano de investimentos: todos os gastos que serão necessários para dar inicio a sua editora. Não deve constar o capital de giro, este valor estará́ demonstrado no fluxo de caixa do projeto.

B – Demonstração do resultado do exercício: deve detalhar as receitas, custos e despesas fixas e variáveis, imposto de renda e, consequentemente, o lucro esperado

C – Fluxo de caixa: esta é a parte financeira mais importante de seu projeto. Tendo calculado a demonstração do resultado do exercício, você deve projetar quando você receberá as vendas e quando pagará todos os gastos. Com ele montado você conseguirá dizer qual o recurso necessário para a criação da editora e quanto poderá ganhar, e em quanto tempo.

Para concluir, gostaria de citar uma uma frase dita por um ex-chefe: “comece pequeno, pense grande e corra pra caramba”.

Fontes:

  1. Publishing for profit: successful bottom-line management for book publishers. Thomas Woll. Chicago Review Press, 2014.
  2. Edusp: um projeto editorial. Ateliê Editorial, 2001.
  3. A Startup enxuta. Eric Ries. Editora Leya, 2012.
  4. Administração de Marketing. Philip Kotler, Kevin Lane Keller. Pearson Education do Brasil, 2012.
  5. Inside Book Publishing. Giles Clark e Angus Philips. Routledge Publishing, 2015.
  6. How to write a Great business plan. William A. Sahlman. Harvard Business School Publishing Corporation, 1997.

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash


André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

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