Para o porteiro

By 26 de setembro de 2019 outubro 21st, 2019 Blog

Para o porteiro

“Para o porteiro mais bonito” leu Romualdo Heleno num envelope que encontrou no seu posto de trabalho.

– Mais bonito… Mais bonito???? – repetia o senhor de 67 anos enquanto andava de um lado para outro na guarita do edifício Pedra da Gávea. Não poderia ser ele o mais bonito. Ou poderia?

Romualdo Heleno foi ao minúsculo banheiro se olhar no espelho. Tudo que via mostrava que aquela carta não era para ele. A calvície e o ralo cabelo grisalho atestavam que se ali algum dia existiu beleza, ela partiu há muito tempo. Ele parecia ser tão mais velho do que sua certidão de nascimento dizia, como poderia ser o mais bonito?

Se o envelope fosse para “o porteiro mais determinado” – tinha conseguido formar três filhos com o mísero salário que recebia –  ou “o porteiro viúvo” ou até “o porteiro nordestino” – não que isso fosse raro no Rio de Janeiro, mas ele tinha nascido no Rio Grande do Norte -, poderia acreditar que era para ele, mas nunca, nunca, nunca o mais bonito. Esse era um adjetivo que nunca usavam para descrevê-lo, no entanto, como o definiam sempre como um excelente funcionário, não se permitiria falhar nesta entrega. Abriu o envelope para descobrir quem era o tal “porteiro mais bonito”.

Ler seu próprio nome no cabeçalho da carta provocou uma sensação de êxtase tão grande, que o aperto no peito e o formigamento no braço, nunca antes experimentados pelo porteiro, foram interpretados como felicidade.

Quando os moradores encontraram o corpo de Romualdo Heleno se surpreenderam com o sorriso no seu rosto sem vida e com a dificuldade em retirar das suas mãos uma carta que começava, numa escrita insegura, com “Meu belo Romualdo”.

Luara Batalha

Posts recentes

5 de agosto de 2020 in Blog

As mil caras do online

As mil caras do online Fazer um curso EaD ou uma live vai além de apenas transpor o conteúdo presencial para o online. A LabPub foi concebida para ser uma…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos A entrevista é breve, se comparada à profundidade do curso LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS, que começa dia 15 de…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Formação de Tradutor de Livros em counting down

Formação de Tradutor de Livros em counting down  Começa dia 9 de setembro a quinta turma do curso, com os professores Cassius Medauar e Guilherme Kroll. Ainda é tempo de…
Read More

Nossos cursos

26 de julho de 2020 in Cursos

Marketing Digital para Editoras

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e também de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram…
Read More
20 de julho de 2020 in Cursos

Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas é para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se…
Read More
13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More