Os pedidos de socorro financeiro do mercado editorial

By 12 de agosto de 2020 Blog

Os pedidos de socorro financeiro do mercado editorial

Livrarias, escritores, editoras em dificuldades: a pandemia do Covid-19 derrubou receitas e provocou demissões no meio do livro. Campanhas foram lançadas para amenizar os impactos.

Entre as principais iniciativas de auxílio ao meio editorial estão o “Projeto Retomada”, crowdfunding no Kickante para ajudar livrarias, e o “+ Livros”, crowdfunding no Catarse para auxílio a editoras, livrarias e autores. Além disso, houve campanha organizada em prol da manutenção da Editora Patuá (Bar e livraria Patuscada), outra pela editora Reformatório e, também em andamento, a “Blooks Resiste”, que tem 80 mil reais como meta, tendo atingido mais de 70%.

A boa e velha vaquinha, turbinada pelo alcance e possibilidades de divulgação das redes sociais na internet, vem se apresentando como meio de atenuar os efeitos da crise da pandemia no meio editorial, principalmente para os pequenos empreendedores.

A Editora Planeta, via LabPub, elaborou um plano de apoio financeiro que não foi com arrecadação tipo crowdfunding, mas realizando eventos ao vivo pela internet e lançamentos com a participação dos autores, destinando parte dos ganhos no #conectaplaneta a livrarias de rua, ponta entre as mais prejudicadas da cadeia do livro.

Nesta semana, como foi publicado pelo PublishNews, algumas das principais entidades de representação do mercado editorial (CBL, ANL e SNEL) anunciaram uma lista de 53 livrarias beneficiadas com um primeiro resultado do “Projeto Retomada”, sendo que a cada uma delas, em todo o Brasil, está destinada uma parcela de 5 mil reais. A depender da sequência da arrecadação, recebem outra parcela em setembro.

A “+ Livros”, que vai receber contribuições até 19 de agosto, esta semana havia arrecadado 467 mil reais — 62% da meta de 750 mil. De acordo também com o PublishNews, com o que já está garantido, 90 profissionais e empresas vão receber o benefício, número que crescerá com o aumento do montante arrecadado.

Nesses dois projetos, nem todos são contemplados: o “Retomada” recebeu um total de 213 inscrições e o “+ Livros”, mais de 600.

Abaixo, os links para quem deseja conhecer melhor as campanhas e contribuir:

https://www.catarse.me/maislivros

https://www.kickante.com.br/campanhas/retomada-das-livrarias

https://benfeitoria.com/blooksresiste

https://benfeitoria.com/reformatorio

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More