OFICINA DE POESIA para encantar agosto

By 5 de agosto de 2020 Blog

OFICINA DE POESIA para encantar agosto

Escrever e conversar sobre as questões da criação de poemas, da busca por poesia. A turma está preparada (mas ainda dá tempo, se bateu vontade em você). Uma das aulas vai ser de soneto, com Alessandro Padin.

Estamos falando aqui da poesia de todo dia, de qualquer hora, da poesia ao alcance de absolutamente toda pessoa que tiver interesse. Os professores não têm altos prêmios nas estantes, não: André Argolo e Alessandro Padin são em primeiro lugar estudiosos sobre poesia e o fazer poético. E são poetas, com livros publicados e a publicar. O objetivo principal da oficina é a prática, a exploração de caminhos possíveis, a troca e a dessacralização, ou seja, seguir com fé o que disse Décio Pignatari: “não é porque houve um Pelé que você vai deixar de jogar futebol”.

Os poemas de importantes autoras e autores, de diferentes tempos e estilos, são o ponto de partida e de referência, sempre. Ainda que “formar” best sellers e candidatos ao Nobel não seja uma meta, mirar nos melhores exemplos só pode fazer bem (no mínimo, faz bem à alma). A disposição é a de buscarmos voz própria, que, no fim, é o que mais interessa à literatura.

Alessandro Padin vai dar uma das aulas do curso, no módulo II, sobre escrita com métrica e rima, principalmente o soneto – que já foi predominante no passado, quase significado de poesia, e que ainda hoje é relevante, praticado por importantes poetas em atividade. Professor experiente, também jornalista e poeta, batemos um papo com ele — conversa modo inspiração, sabe?

LabPub — Quando você lê um poema pela primeira vez, você sente que seu olhar já é de cara também crítico ou o normal é que busque primeiro fruição mesmo, pura e simplesmente?

Alessandro Padin — Geralmente faço uma primeira leitura direta, na sequência, e releio várias vezes se encontro elementos como o mistério, o subentendido. O que me atrai, por vezes, é o que não foi dito. A leitura de um poema é, para mim, experiência bem diferente do que ler prosa. Primeiro tenho contato com a superfície, leio de uma vez para sentir a musicalidade, o desenrolar das ideias do autor. Depois, volto para recordar todos os passos relendo e parando em algumas partes.

 

LabPub — E quando escreve um poema? E que momento, em qual medida perceptível você se torna um “leitor crítico de si próprio”?

Alessandro Padin — Posso definir meu processo criativo em dois: aquele poema que vem como jorro, catarse de algo momentâneo, e aquele que é artesanato, o manejo das palavras, exercício que gosto muito. Em ambos, procuro ser um crítico severo, sabendo reconhecer quando não funciona. É fundamental ter a percepção de que algo não deu certo e recomeçar. Mas, sem dúvida, a possibilidade de jogar com as palavras, trocá-las, escolher outros caminhos, é algo que me apaixona.

 

LabPub — Quais são os três melhores sonetos de todos os tempos na última semana para você (considerando que a gente vive podendo descobrir um melhor poema de todos os tempos a qualquer momento, substituindo um na lista de preferidos)?

Alessandro Padin — A pergunta já vem carregada com uma verdade absoluta: é impossível escolher os melhores de todos os tempos, mas da última semana é algo provável…rs. Obviamente que as leituras do momento é que acabam influenciando nossas escolhas, mas vamos lá citar alguns standards que viraram clássicos para mim: “Soneto da Fidelidade” (Vinícius de Moraes), “Soneto da Perdida Esperança” (Drummond) e “Eu…” (Florbela Espanca).

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More