Oficina de Criação Poética com Mailson Furtado

By 11 de abril de 2021 setembro 8th, 2021 Cursos, Todos
 
 

OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA COM MAILSON FURTADO

O principal objetivo é que você amplie seus horizontes e tenha elementos para se encontrar na escrita de poemas.
Nossa crença é a de que toda pessoa pode escrever bons e significativos poemas.

Horas/Aula
16hs de videoaulas
Início
03.11.2021
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de Novembro
Quartas e Sextas
19h às 21h10

Descrição

A partir do embasamento referencial teórico e vivências práticas do artista Mailson Furtado na/para poesia (muito além da escrita, mas também no teatro, na música e artes visuais), surge, dentro dessa pluralidade e hibridismo, esta vivência, a trazer questões para compreensão ou provocação do fazer poético nestes dias.

Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe” Pinto do Monteiro

Por meio da apresentação de conceitos elementares da escrita em verso, suas diversas modalidades, o seu trilhar histórico, e de questões como O que é poesia? Pra que poesia? O que a poesia esconde? O que na poesia deve haver? Que os encontros serão atravessados, lotados por espaços para experimentações de escrita de poemas, provocadas por meio de estímulos de criação.

Público-Alvo

Iniciantes, principalmente, e iniciados que desejam testar novos caminhos ou mesmo estar entre interessados pela mesma paixão.

Objetivo

O principal objetivo é que você amplie seus horizontes e tenha elementos para se encontrar na escrita de poemas. Nossa crença é a de que não se trata apenas de dom, talento. Nossa crença é a de que toda pessoa pode escrever bons e significativos poemas.

Conteúdo

ENCONTRO 1 – FUNDAMENTOS DA POESIA: a poesia antes e com a palavra

Este primeiro encontro provoca conceitos amplos dO QUE É POESIA e de PRA QUE POESIA. A partir disso a debate-se em pelo menos três aspectos: a poesia como INERÊNCIA HUMANA, como o motivo central da ARTE, e mais de forma restrita, e motivo deste curso, como PALAVRA, trazendo a debate conceitos como logopeia, melopeia e fanopeia de Ezra Pound que surgem para o aprofundamento das camadas simbólicas e sensoriais do poema.

ENCONTRO 2 – POESIA E IMAGEM

Aqui, há um aprofundamento do debate sobre o poder visual do poema e sobre a importância da construção imagética para ressignificação de elementos. Debater-se-á também a criação desses olhares a partir das diversas possibilidades de focos narrativos, que influem diretamente para a construção daqueles.

ENCONTRO 3 – POESIA E SOM

Este encontro debaterá um elemento básico da composição poética: a sonoridade, debatendo o elemento melopeia, já debatido anteriormente, ratificando assuntos como ritmo, rimas (e seus tipos) e o silêncio.

ENCONTRO 4 – POESIA E FORMA

Este encontro debaterá o elemento abordado noutros encontros e fundamental ao alicerce poético, a logopeia – relação forma/conteúdo para escrita do verso, e a importância da linguagem e sua experiência estética para o dizer da palavra.

ENCONTRO 5 – A INTERSECÇÃO DE ECOS: outra voz poética

Este encontro traz o exercício do reconhecimento de vozes poéticas (em temas e estéticas), a se entrelaçarem para gerar outras, numa prática de encontro e reconhecimento de uma própria (nova) voz.

ENCONTRO 6 – UMA TEIA: poesia e outras artes

Este encontro traz o exercício da relação da poesia com as mais diversas vertentes artísticas (fotografia, cinema, música, artes visuais, artes cênicas) e de escrita (conto, crônica, romance, dramaturgia) para composição de novos trabalhos, compondo uma das características mais importantes do fazer poético desses dias, o hibridismo.

ENCONTRO 7 – HISTÓRIA DA POESIA: Do sempre ao hoje

Esse encontro traz a debate características e elementos importantes do fazer poético nesses dias, principalmente do Brasil, a partir de um breve apanhado do trilhar histórico da poesia, apresentando poetas nas suas diversas vozes e experimentalismos, dentre os temas: hibridismo, pluralidade (em tema e estética), pós-verdade, fluidez de tempo-espaço, e a tendência ao mínimo (o instante, o microscópico, o irrelevante) para dizer do todo.

ENCONTRO 8 – POESIA E O LEITOR e CULMINÂNCIA

Este encontro é reservado para reflexões sobre o papel do leitor dentro do processo artístico do verso ou de qualquer seja a obra escrita, ou como citam alguns autores mais recentemente, o legente – o leitor também agente na construção da obra. E um espaço para culminância da oficina (Sarau, Exposição, entre outras possibilidades).

*Todos os encontros há espaços voltados para a prática.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

MAILSON FURTADO

Cearense. É autor das obras dentre outras obras de à cidade [vencedora do 60º Prêmio Jabuti 2018 – categoria Poesia e livro do Ano]. Em Varjota|CE, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em 2006, onde realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, e é produtor cultural da Casa de Arte CriAr. Possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil, França e Portugal e mais de 10 textos encenados no teatro. É facilitador em cursos, oficinas e palestras sobre arte, cultura, literatura, teatro e protagonismo juvenil.

  • mailsonfurtado.com.br
  • @mailsonfurtado
  • mailsonfurtado@gmail.com

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA