Oficina Criativa: Libere o escritor que habita em você

By 26 de abril de 2019 agosto 14th, 2019 Cursos
 

OFICINA CRIATIVA: LIBERE O
ESCRITOR QUE HABITA EM VOCÊ

O curso é uma dose de vitamina criativa dirigida para aqueles
que desejam se capacitar pessoal e profissionalmente
na escrita, estudantes e profissionais que querem investir
numa comunicação escrita
e falada mais eficiente e criativa.

Horas/Aula
20 Horas
Início
04.07.2019
Dias
Terças e quintas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Muita gente tem vontade de começar a se expressar na escrita ficcional, porém não sabe fazê-lo ou não se julga capaz. Isso não é verdade! Todos temos essa capacidade. Mas como em tudo na vida, ninguém nasce sabendo. Tudo é questão de conhecimento, treino e dedicação. Este curso é voltado para exercitar o texto breve em todos os gêneros: o conto, o mini e o microconto, o poema, o haicai, a crônica, e fornecer as ferramentas básicas para a escrita de qualidade, cada qual com seu estilo pessoal. E que prazer que é quando se descobre a nossa própria voz narrativa!

Só que quem não lê não escreve. Simples assim. Por isso o curso inclui a leitura em classe de textos breves de grandes autores de diversas épocas como fonte de conhecimento e inspiração, assim como a indicação de boa literatura para ser lida em casa e depois discutida em aula. Ou seja, o curso propõe que os alunos aprendam a ler com qualidade e a “ler como um escritor”. E em todas as aulas, os alunos são incentivados a produzir textos para a experimentação da narrativa nos diversos gêneros (o conto, o mini e o microconto, a crônica, o poema).

O curso é uma dose de vitamina criativa dirigida para aqueles que desejam se capacitar pessoal e profissionalmente na escrita, estudantes e profissionais que querem investir numa comunicação escrita e falada mais eficiente e criativa, assim como àqueles que irão participar de concursos públicos e vestibulares (com a etapa de redação, que tem importância fundamental e eliminatória). E quem sabe, pode ser uma oportunidade para começar a realizar o sonho de publicar o primeiro livro.

Voltado para o desbloqueio e o exercício da criatividade, o curso proporciona ainda a possibilidade de convivência dos escritores iniciantes ou aspirantes à boa escrita. Afinal, não existe o gênio solitário, aquele que senta em sua torre e, do nada, produz uma obra-prima. Todo aquele que pretende fazer da escrita um compromisso, precisa conviver com seus iguais, pessoas que, como ele, têm a inquietação de contar suas histórias e lidar com a palavra com segurança e competência.

Conteúdo

Conteúdo e dinâmica de aulas

  • Leitura atenta aos detalhes de poemas, haicais e contos inspiradores;
  • Reconhecimento de diversos gêneros literários;
  • Apresentação das ferramentas da boa escrita (clareza, fluidez, objetividade, correção);
  • Dicas e exercícios de literatura breve (contos, mini e microcontos, a partir de estímulos visuais e/ou sonoros);
  • Leitura e avaliação dos textos de todos os alunos;
  • Os fundamentos do poema e do haicai;
  • A crônica – exercitando a escrita leve em primeira pessoa e atingindo o leitor;
  • Indicação de obras para ampliar o repertório de leitura – condição indispensável para um bom escritor.

Professores

Nanete Neves

É paulistana, jornalista, escritora e editora, com duas pós-graduações em escrita literária. Hoje vive de escrever, editar, fazer leitura crítica de originais e ministrar cursos. É autora de: De âmbar e trigo (ALink Editora, 2016); O Poeta e a foca (Editora Pasavento, 2015); Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013); e do livro-reportagem Lavoura dourada – A saga dos produtores de tabaco do Sul do Brasil (Évora, 2010). Participa de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA