O Lobo e o Molusco na literatura

By 14 de julho de 2020 Blog

O Lobo e o Molusco na literatura

Pareceria do roteirista e editor com o autor do canal de YouTube Mundo Molusco alcançou grande sucesso no Catarse e já investe em mais produtos editoriais.

Nossa entrevista é com Lobo,  roteirista e editor de HQs. Nascido em Porto Alegre, aonde voltou a morar recentemente, tem no currículo criações como a revista “Mosh” (com Renato Lima) e a editora Barba Negra. Também trabalhou como diretor de arte em agência, até desistir da publicidade, e foi coordenador editorial na Desiderata (depois adquirida pela Ediouro). A esse currículo ele acrescentou esse ano a publicação do livro Moluscontos, com ilustrações de Leandro Assis, a partir de contos publicados no canal de YouTube Mundo Molusco, que acumula milhões de visualizações.

LabPub — A campanha do Catarse para publicação do livro Moluscontos foi muito bem-sucedida. Foi sua primeira nesse formato?

LOBO — Todo livro é uma aposta no escuro. Não tem como saber se vai dar certo ou não. A campanha do Moluscontos foi um grande sucesso, no primeiro dia atingimos vinte por cento da meta, então eu entendi que tudo correria bem dali por diante, mas não imaginei que a gente atingiria mais de cento e cinquenta por cento da meta. O Molusco tem uma relação muito próxima com o público reunido nos dez anos de canal no YouTube, Mundo Molusco. E eles respondem muito rápido, tão rápido que em vez de publicar apenas um livro, decidimos montar uma editora canábica. Em breve divulgaremos os próximos títulos e autores. Como editor, já produzi e participei de umas poucas campanhas, sempre em parceria com autores: Porco Pirata, do João Azeitona e Até Aqui tudo bem, do Rafael Corrêa tiveram bastante sucesso. A campanha do Castanha do Pará só dei pitaco, o Gidalti fez tudo sozinho e também teve saldo positivo. Participei de outras que deram com os burros n’água, numa cheguei a dois por cento da meta. Financiamento coletivo dá muito trabalho, manter uma campanha ativa requer esforço e jogo de cintura. O que as campanhas que não deram certo têm em comum? Os autores não se empenharam, não compraram a briga. Não tem como fazer uma campanha dar certo assim. Infelizmente, pra coisa funcionar, os participantes têm que estar comprometidos e ser um pouco chato mesmo. Mas é a diferença entre ser chato e realizar e ser um sujeito legal e não realizar.

LabPub — Quais as principais dificuldades e possibilidades do crowdfunding?

LOBO — O crowdfunding funciona como uma pré-venda, lógica já usada pelo mercado do livro, mas antes feito entre livraria e público, não entre autor e público como é agora. É um modelo de investimento que te possibilita tirar do zero uma publicação e entregá-la direto na mão do leitor. Agora estamos testando um novo modelo de campanha, recorrente, funciona como uma assinatura mensal, o gibi MOLUSCOMIX. Hoje enviei para a gráfica os arquivos da terceira edição. Tá sendo um desafio manter o compromisso todo mês, mas dá uma satisfação danada ver o gibizola pronto.

LabPub — Como surgiu a ideia, quantas pessoas envolvidas no projeto?

LOBO — O mundo dá as suas voltas. Na Desiderata publiquei um livro com roteiro do Leandro Assis, O Cabeleira. Noutra volta, o Leandro foi trabalhar no departamento de roteiro da Conspiração Filmes, onde conheceu o Molusco. Mais uma volta, já na Editora Barba Negra, colocamos um conto do Molusco no livro Verão da Lapa, do Wilson Aquino. Mas não conheci o Molusco na época. Volta vira, um dia fiquei pasmo olhando os desenhos fodas do Leandro Assis no Instagram: eu editei um roteiro do sujeito e não sabia que ele desenhava? Ele disse que queria se tornar desenhista de quadrinhos e estava desenhando todo dia. Eis que na reviravolta Leandro me chama um dia dizendo que tinha achado o projeto que queria fazer e trouxe a ideia de adaptar para livro os contos do Molusco. Este projeto tem sido um achado de novos parceiros e possibilidades. A Samantha Desimon faz todo o site, gerencia o e-commerce da editora e faz o atendimento aos leitores. Sempre tive grande admiração pela ilustração e design do Renato Faccini, que abraçou a causa e nos brindou com esse projeto gráfico de primeira. Ele é um sujeito genial, dono de uma criatividade gráfica absurda! O Fábio Pinto é parceiro de longa data, de bar e de letras, fez toda edição e preparação de texto do livro, ele quem achou a voz narrativa do Molusco. Mas tem muito mais gente boa envolvida na produção.

LabPub — Você já foi coordenador editorial, já montou uma editora (a Barba Negra): sobre essas experiências, que qualidades observaria hoje para contratar alguém para sua equipe?

LOBO — O primeiro critério é paixão pelo livro. Gosto de gente que discute o trabalho e que pensa fora da caixinha, que busca novas possibilidades, jeitos diferentes de fazer. Além de muita disposição para errar.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More