O editor na sala de aula

By 19 de agosto de 2020 Blog

O editor na sala de aula

Conversamos com Nathan Matos (Moinhos), que esteve entre os alunos da LabPub no recente curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE HQ. Em pauta: quadrinhos, soluções para a crise e importância do EaD em nossa área.

Mais do que dizer que a gente está sempre a aprender na vida, Nathan Matos nos mostra. Nos últimos meses ele esteve em nossa pequena sala da aula — o mundo, qualquer lugar do planeta — escutando as informações, entendimentos e conceitos de Guilherme Kroll e Cassius Medauar no curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE HQ. Doutorando em Letras na UFMG, ele prospecta essa área de interesse que pode vir a se tornar um projeto, como conta na entrevista. Também fala de sua vivência em outros cursos para o meio editorial e de como a Moinhos vem enfrentando a crise da pandemia.

LabPub — Você se matriculou num curso de HQ na LabPub, sendo que já comanda uma editora, a Moinhos. É um desejo antigo ou tem novos planos?

Nathan Matos — Eu sou leitor de HQ faz tempo. Eu e meu irmão éramos aficionados com isso. Depois, com tudo na vida, acabou ficando de lado e nos últimos três anos voltamos a consumir mais quadrinhos e a conversar mais sobre isso, tanto de quadrinhos nacionais e estrangeiros. Isso eu já estava com a Moinhos, então acaba que uma coisa vai alimentando a outra e a semente na minha cabeça de HQ veio crescendo. Mas ainda são planos. Mesmo já conhecendo o mercado, percebo que o mercado de quadrinhos tem algumas nuances distintas do mercado voltado mais para romances, poesia ou contos, que são os livros que tenho mais costume em editar. Então, fazer o curso, além de melhorar o networking ajuda a ter ainda algumas visões sobre um nicho que eu não estou totalmente por dentro.

LabPub —Como anda o trabalho nesse atual e tão difícil momento da pandemia?

Nathan Matos — A gente mudou muita coisa, como todo mundo. As tiragens diminuíram, as vendas caíram absurdamente. Nos primeiros meses a retração chegou a mais de 80%. Depois, com mais força nas redes sociais, mailing etc., conseguimos fazer com que nosso público começasse a compreender a importância de comprar direto da editora. E isso tem nos ajudado. Alguns livros que iam sair esse ano deixamos para 2021, nos preparamos desde março até julho para o segundo semestre e agora estamos vindo com toda a força que pudermos. São muitos os livros que vão sair, mas estamos acreditando nos nossos leitores e leitoras para conseguir fazer acontecer.

LabPub —Como editor, como você avalia a preparação de profissionais do livro, nos últimos anos, em cursos presenciais e a distância? Você mesmo fez outros cursos, além de sua formação e pós-graduações acadêmicas?

Nathan Matos — Sou formado em Letras, graduação, mestrado e doutorado, mas nada me preparou para o mercado do livro. O que me preparou foram três coisas, os cursos a distância que realizei, seja na LabPub ou em outras instituições, a vivência do dia a dia e, por último, mas nunca em último lugar, os amigos. Foram esses pontos que contribuíram para que eu fosse o editor que sou. O curso de Letras e todo o resto talvez tenham contribuído para que eu tivesse um crivo mais firme que fosse acordo com o meu gosto pessoal para a criação do catálogo da Moinhos, por exemplo. E eu ainda acho que os profissionais do livro precisam de mais cursos, é preciso que se perceba que não é só a experiência do dia a dia que nos faz melhores. Há muita informação que pode ser apreendida nos cursos e, eu bato muito nessa tecla, a gente não precisa errar pra aprender. Tem muita coisa que amigues poderiam não ter feito se tivessem realizados cursos, fossem presenciais ou a distância. Eu ainda vejo o nosso meio com muita falta de profissionalização, mas também fico feliz que existem empresas como a LabPub e outras instituições que estão sempre percebendo os “vazios” no mercado para oferecer bons cursos.

Para conhecer melhor a editora Moinhos: https://editoramoinhos.com.br/

Para saber mais do curso que Nathan fez: https://www.labpub.com.br/formacao-de-editor-de-hq/

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More