O Computador Antes da Capa

By 12 de dezembro de 2019 Blog

O Computador Antes da Capa

Lápis, papel, tintas, pincel, fotografias. Tudo serve, tudo é lindo, a arte necessária, sempre. Mas precisa também do computador, de bom software, do contrário fica difícil hoje em dia fazer nascer a capa de um livro. Considerando-se que a grande maioria das editoras no mercado tem seus fluxos de criação baseados em certos programas e formatos, este não é um item secundário nas preocupações de capistas.

 Conversamos com Delfin, que na LabPub ministra o curso REAL JOB – CAPA DE LIVRO e o Design editorial – Dos fundamentos à prática, pra entender o que se usa, o que é indispensável, o que não é tão urgente para esse trabalho fascinante, que tanta diferença faz na história dos livros.

 Software

 O pacote Adobe é o básico necessário, usado pela maioria das editoras no Brasil. O básico quer dizer: Photoshop, Illustrator e InDesign. O Photoshop para tratar as imagens, o Illustrator para fazer as peças ilustradas, o InDesign para compor os elementos da capa do livro.

 “Tem gente que fecha as capas no próprio Illustrator. E tem gente que fecha até no Photoshop. Mas o InDesign é o padrão do mercado, um software de desktop publishing específico para fazer tanto miolo de livros quando revistas e capas de livro. Tem gente que usa softwares paralelos. Gente que ainda utiliza o QuarkXPress. Mas ele tem uma incompatibilidade com o pacote Adobe usado pela maioria das editoras. Há também quem use o CorelDraw, muito popular, e não tem problema nenhum! Ele gera arquivos no formato Illustrator – é um software muito interessante para quem sabe usar, que teve problemas no passado, que não apresenta mais”, explica Delfin, mostrando possibilidades e limites dos programas, de acordo com as escolhas que os profissionais fazem.

 Hardware

 Primeira pergunta que costuma surgir: precisa ser Mac? Delfin concorda que os computadores Apple têm uma vocação para as artes visuais. Mas tranquiliza os usuários em tempos de Dólar tão valorizado em relação ao Real: PCs trabalham muito bem, suficientemente bem.

 “Não precisa ser computador de última geração. Tem é que ter um mínimo de capacidade de memória, para realizar um tratamento decente de imagens e para a instalação dos programas”.

 Ano 2015 em diante é a recomendação que faz. Se for PC, que o processador seja Intel Core i3, i5 ou i7 2ª geração. E que o sistema operacional seja Windows 8 pelo menos. “Tem quem consiga trabalhar no Windows 7. Mas vale uma atenção: programas muito desatualizados podem não ser lidos por programas mais modernos”. Além disso, Delfin lembra que computadores mais antigos costumam provocar mais lentidão no processo.

 Outras dicas: Delfin alerta que o trabalho exige um nível alto de detalhamento. A tela de um notebook pode não ser suficiente, e exigir que se dê zoom frequentemente. “Fechamento de arquivos exige muita precisão. Sugiro pelo menos uma tela de 24 polegadas”. Ele também lembra da tipologia, material básico para o capista. Para quem está mais em fase de formação nesse meio, talvez não seja necessário no momento comprar fontes e sim baixar o que for possível de fontes gratuitas. “Desenhar sua tipologia também é muito legal”. Por fim, banco de imagens. No curso REAL JOB – CAPA DE LIVRO, ele vai falar mais do tema, ensinar a usar, mostrar as possibilidades. Mas já deixa escapar uma dica bacana: se você tiver intimidade com a fotografia, fazer as próprias fotos pode emprestar originalidade aos seus trabalhos.

Quem assina: Redação LabPub

Posts recentes

15 de janeiro de 2020 in Blog

A Editora que Brotou do MBA

A Editora que Brotou do MBA Redação LabPub Em 28 de fevereiro do ano passado, a então aluna do MBA Book Publishing Aline Martins deu uma entrevista para o blog…
Read More
9 de janeiro de 2020 in Blog

Orwell morreu há 70 anos

Orwell morreu há 70 anos Sintia Mattar Foi no dia 21 de janeiro de 1950 que uma tuberculose levou cedo um dos escritores mais importantes do século XX, Eric Arthur…
Read More
19 de dezembro de 2019 in Blog

Hora Feliz das Horas Felizes

Hora Feliz das Horas Felizes Por Redação Happy hour... nome científico do encontro de humanos que trabalham juntos e desejam continuar juntos depois do trabalho. No fim do ano é o…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2020 in Cursos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 5

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
16 de janeiro de 2020 in Cursos

Curso Formação de Editor Digital: como criar eBooks e Audiolivros

A maior parte dos profissionais envolvidos no processo de produção editorial se especializou em criar livros físicos. Esta inclinação se deu de forma natural, pois os livros eram vendidos exclusivamente…
Read More
6 de janeiro de 2020 in Cursos

Real Job – Revisor de texto | Turma 4

O curso tem como objetivo iniciar os alunos no mercado de serviços editoriais por meio de trabalhos reais. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de funcionários, preferem utilizar…
Read More