Necessidade de capital de giro: quanto dinheiro você necessita para manter sua editora?

By 5 de junho de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Necessidade de capital de giro: quanto dinheiro você necessita para manter sua editora?

Para criar uma editora e fazer com que ela se desenvolva e tenha uma vida longa e sustentável, é necessário realizar investimentos. 

Quando analisamos o Balanço Patrimonial de uma empresa, na parte de Ativos verificamos que existem dois grandes grupos: ativo circulante; bens e direitos ligados ao dia a dia do negócio e que se transformam em dinheiro em menos de um ano; e ativo não circulante, onde estão contabilizados os ativos que se transformarão em dinheiro em um período superior a um ano, e também os valores alocados como investimento e imobilizado, que se serão responsáveis por gerações futuras de fluxo de caixa. Nas contas de ativo não circulante aparecem valores como terreno, máquina, fábrica, veículos, dentre outras com a mesma natureza.

O Balanço Patrimonial de uma editora normalmente possui altos valores no ativo circulante e valores reduzidos no ativo não circulante. 

No ativo circulante temos, entre outras, as contas de estoque, contas a receber e adiantamento de direitos autorais, todas essenciais para o funcionamento de uma editora. Ou seja, os investimentos necessários para se criar e manter uma editora não estão no ativo não circulante (terrenos, máquinas, etc), mais sim nas contas de ativo circulante.

São nas contas do circulante – além do ativo, a sua correspondente na parte de obrigações, o passivo circulante – que quem lidera uma editora deve focar para transformar o seu negócio em um gerador de fluxo de caixa.

E nada melhor para fazer isso do que administrar o indicador chamado Necessidade de Capital de Giro (NCG). Esse é o valor que uma editora necessita para se manter operacionalmente saudável.

Para descobrir qual é a NCG de uma empresa, devemos fazer a seguinte conta:

NCG = ativos cíclicos – passivos cíclicos

Ativos cíclicos são aqueles necessárias para a produção e venda dos livros, todos alocados no ativo circulante: contas a receber, estoques, despesas antecipadas e outros ativos do circulante ligados à atividade operacional. Observe que não entram as contas de caixa, banco e aplicações financeiras. 

Passivos cíclicos são aqueles ligados à negociação com consumidores e fornecedores em operações recorrentes. Incluem: fornecedores, salários e encargos a pagar, obrigações fiscais, adiantamento de clientes e outros passivos circulantes ligados à atividade operacional. Note que não entram empréstimos bancários de curto prazo, como desconto de duplicata, limite de cheque especial, etc.

Essa Necessidade de Capital de Giro sempre vai existir em uma editora. Por mais bem administrada que ela seja, sempre será necessário alocar recursos para fazer frente aos investimentos correntes, principalmente na formação de estoque.

Poucos negócios possuem uma NCG negativa, ou seja, passivos cíclicos maiores do que ativos cíclicos. Para que isso ocorra é necessário que o prazo médio de pagamento das compras (PMP) sejam maiores do que o prazo médio de recebimento de clientes (PMR) mais o prazo médio de giro dos estoques (PME). O que no caso de uma editora é quase impossível de ocorrer, principalmente por conta do giro lento dos estoques – a consignação só piora esse cenário.

Manter a NCG controlada e evitar seu crescimento desordenado é essencial para manter uma editora saudável. Falta de gestão nesse indicador é o que explica quase todos os casos de falência entre as editoras. 

Por isso sempre é bom ficar alerta aos possíveis problemas que causam a piora na NCG:

  •  Aumento rápido das vendas de forma não planejada (crescimento do contas a receber de forma mais acentuada do que o crescimento do contas a pagar)
  • Lançamentos com desempenho pior do que a média (crescimento do estoque)
  • Reimpressões além do necessário (crescimento do estoque)
  • Alongamento dos prazos de recebimento por parte dos clientes, como está ocorrendo agora com a Saraiva e Cultura (aumento do contas a receber)
  • Utilizar fornecedores com prazo de pagamento mais curtos do que o usual (diminuição do contas a pagar – fornecedores)

Estes motivos são os que explicam quase todos os problemas financeiros de editoras que já pude observar na minha vida profissional. Se a liderança da empresa gerenciar com sabedoria a NCG, terá dado um importante passo para a sustentabilidade do negócio.

Uma dica: olhe seu Balanço Patrimonial agora e veja qual a sua NCG. Com isso, estabeleça uma meta para o final do ano que seja substancialmente menor do que o valor atual e trace um plano das ações que deverão ser tomadas para que essa redução seja possível. 

Fonte: O modelo dinâmico de gestão financeira / Michel Fleuriet e Rodrigo Zeidan – Rio de Janeiro: Alta Books, 2015. 

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

3 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

MBA Book Publishing | Turma 12

O mercado editorial vem passado por inúmeras transformações, quase todas causadas pelos avanços tecnológicos. E tudo indica que estas mudanças não cessarão. O impacto que a internet tem provocado no…
Read More
3 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Pós-Graduação em Produção Editorial | Turma 10

A indústria editorial sempre contou com profissionais com talento e paixão pela leitura. Aqueles que possuem afinidade com os livros são naturalmente atraídos por esta indústria que cria, informa e…
Read More
3 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora

Mais do que trabalhar com o texto e na aquisição de obra, a função de Publisher abrange toda a cadeia produtiva do livro. Ele é o responsável por fazer o…
Read More