Mesa longa para várias cadeiras

By 28 de agosto de 2019 outubro 21st, 2019 Blog

Mesa longa para várias cadeiras

Tracy Segal

A mesa mal cabia na sala, uma discrepância aquela mesa de madeira demolida, boa para salas amplas e arejadas.

Ela sempre sonhou com uma família grande, reunida às refeições, ao redor da mesa de 6 lugares. Não tinha, é verdade, ainda, as 6 cadeiras, apenas 2 herdadas da velha tia avó do marido – colhidas no desmonte do apartamento da tal tia, quando falecida. As 2 cadeiras, de madeira maciça, se encaixaram como uma luva na tal mesa longa, projetada para acolher a família que surgiria de seu ventre, um dia.

Só que o casamento ruiu sem filhos, e sobrou o mastodonte no centro da sala.

Quedava ali, encostada à parede, para disfarçar a ausência de cadeiras.

Não tardou a vir o próximo a se sentar à mesa sem cadeiras próprias. O novo homem, intrépido, posicionou a dita junto à janela, mas os gatos usavam de passagem e assim não serviu, pois vivia suja de areia das patinhas dos bichanos. Cambiou, então, para a parede oposta, próxima à cozinha – uma verdadeira dança da mesa sem cadeiras! Ao fim, ele se foi, e a mesa retornou ao seu antigo posto. Outros passaram em passo tão lépido que mal perceberam a mesa desajustada.

Foi o olhar perspicaz de um amigo que soprou a mesa para o centro da sala, ainda ao longo, apenas a descolou da parede.

Agora, uma grande mesa de centro! Nem desejava mais cadeiras. O ventre cansado, a mesa acomodada, apenas um jarro amarelo cheio de flores pequenas.

Sorriu para sua sala equilibrada, sem filhos, sem maridos, sem pratos.

O sol da manhã riscava a longa mesa para flores. Brancas ou amarelas.

Posts recentes

18 de fevereiro de 2020 in Blog

Livro: uma questão de oferta

Livro: uma questão de oferta Professor na LabPub, Diego Drumond acredita que a maioria das cidades do Brasil poderia sim ter livrarias, o que ainda não é a nossa realidade.…
Read More
18 de fevereiro de 2020 in Blog

Batendo o ponto e as expectativas

Batendo o ponto e as expectativas Professora no curso GHOSTWRITING & BIOGRAFIA, a escritora Nanete Neves conta a história do livro Batendo ponto, que surpreendeu até os próprios autores, depois…
Read More
18 de fevereiro de 2020 in Blog

Os nove anos da Patuá

Os nove anos da Patuá O aniversário da editora reuniu autores e leitores no bar Patuscada, em São Paulo, que é um dos muitos braços do publisher e poeta Eduardo…
Read More

Nossos cursos

9 de fevereiro de 2020 in Cursos

Fundamentos de Roteiro e Narrativa: Como criar histórias para filmes

Com o objetivo de apresentar esse mundo da direção de cinema e da elaboração de roteiros e da narração de boas histórias, criamos o curso Fundamentos de roteiro e narrativa: como…
Read More
4 de fevereiro de 2020 in Cursos

Ghostwriting & Biografia: Como transformar a história de outro em livro

Personalidades eternizam suas experiências em livro. Com o curso Ghostwriting & Biografia aprenderá a tirar o melhor conteúdo do autor.  Este curso é especialmente voltado para pessoas interessadas em se capacitar como…
Read More
19 de janeiro de 2020 in Cursos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 5

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More