Mesa longa para várias cadeiras

By 28 de agosto de 2019 outubro 21st, 2019 Blog

Mesa longa para várias cadeiras

Tracy Segal

A mesa mal cabia na sala, uma discrepância aquela mesa de madeira demolida, boa para salas amplas e arejadas.

Ela sempre sonhou com uma família grande, reunida às refeições, ao redor da mesa de 6 lugares. Não tinha, é verdade, ainda, as 6 cadeiras, apenas 2 herdadas da velha tia avó do marido – colhidas no desmonte do apartamento da tal tia, quando falecida. As 2 cadeiras, de madeira maciça, se encaixaram como uma luva na tal mesa longa, projetada para acolher a família que surgiria de seu ventre, um dia.

Só que o casamento ruiu sem filhos, e sobrou o mastodonte no centro da sala.

Quedava ali, encostada à parede, para disfarçar a ausência de cadeiras.

Não tardou a vir o próximo a se sentar à mesa sem cadeiras próprias. O novo homem, intrépido, posicionou a dita junto à janela, mas os gatos usavam de passagem e assim não serviu, pois vivia suja de areia das patinhas dos bichanos. Cambiou, então, para a parede oposta, próxima à cozinha – uma verdadeira dança da mesa sem cadeiras! Ao fim, ele se foi, e a mesa retornou ao seu antigo posto. Outros passaram em passo tão lépido que mal perceberam a mesa desajustada.

Foi o olhar perspicaz de um amigo que soprou a mesa para o centro da sala, ainda ao longo, apenas a descolou da parede.

Agora, uma grande mesa de centro! Nem desejava mais cadeiras. O ventre cansado, a mesa acomodada, apenas um jarro amarelo cheio de flores pequenas.

Sorriu para sua sala equilibrada, sem filhos, sem maridos, sem pratos.

O sol da manhã riscava a longa mesa para flores. Brancas ou amarelas.

Posts recentes

28 de junho de 2022 in Blog

Designer de livros premiado também escreve, traduz e pesquisa

Múltiplo, o designer de livros Delfin apresenta um expediente como pesquisador Delfin conta nesta conversa como foi o trabalho de pesquisa que fez para a Editora Globo, auxiliando o jornalista…
Read More
20 de junho de 2022 in Blog

Para livros escritos por mulheres, uma editora dedicada

Expediente de Dani Costa Russo é da estreia com romances O expediente do livro Descanso, de Rafaela Riera, foi o escolhido pela editora do selo Auroras, Dani Costa Russo para…
Read More
13 de junho de 2022 in Blog

Rubem Braga vivo pelo trabalho de um editor

Gustavo Tuna fala das edições de Rubem Braga na Global Editora Editoras que reeditam a obra de grandes autores cumprem um grande papel na cultura. Mas há quando, mesmo depois…
Read More

Nossos cursos

5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda – Turma 4

O mercado de livros digitais revolucionou a indústria editorial. Junto com a internet, os ebooks promoveram as maiores alterações na estrutura do setor desde sua criação. Novos canais de venda,…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Direitos autorais e administração de contratos

O curso Direitos autorais e administração de contratos é voltado ao mercado editorial e está estruturado sobre dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 8

Uma parte significativa dos livros publicados no Brasil é traduzida. E, desses, uma fatia ainda maior provém da língua inglesa. O que se nota, porém, é que o mercado editorial…
Read More