Mercado Editorial Brasileiro: principais características e cenário atual

By 17 de fevereiro de 2021 fevereiro 23rd, 2021 Cursos, Todos
 
 

MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E CENÁRIO ATUAL

O curso Mercado Editorial Brasileiro: principais características e cenário atual tem como objetivo tornar
o participante apto a compreender o funcionamento da cadeia produtiva do livro

Horas/Aula
14h de videoaulas
Início
01.03.2021
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
01, 03, 08, 10, 17, 22 e 24 de março
Segundas e quartas
Das 19h00 às 21h10

Descrição

O mercado editorial brasileiro é um dos maiores do mundo, movimentando quase R$ 6 bilhões por ano e tendo vendido, em 2019, mais de 400 milhões de cópias.

Embora tenha grandes editoras, principalmente no mercado de livros didáticos, a maioria do mercado é composta por empresas de pequeno porte, privilegiando os nichos de consumo.

A internet significou uma completa reconfiguração na cadeia produtiva. As redes sociais romperam a barreira da divulgação, barateando o marketing. A digitalização deu impulso ao mercado de livros digitais e ao audiolivro. O ecommerce expandiu a capacidade de estocagem dos produtos. Além da impressão sob demanda, responsável por praticamente extinguir a obrigatoriedade de uma elevada tiragem inicial.

Recentemente, o setor editorial se transformou ainda mais, com o fechamento de grandes cadeias livreiras e com o lockdown, como consequência da Covid-19. Estes fatores trouxeram mudanças nos hábitos de consumo que, provavelmente, ficarão para sempre.

Como está o mercado de livros atualmente? Como estão os canais de venda? Quais são os players dos produtos editoriais digitais? Como ser uma editora de sucesso nesse cenário?

Para ajudar a responder estas e outras perguntas, a LabPub reuniu um time de especialistas para apresentar sua visão sobre a indústria do livro, com ênfase em sua recente transformação, no curso Mercado Editorial Brasileiro: principais características e cenário atual. Este curso on-line, com 14 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a compreender como está a cadeia produtiva do livro.

Objetivo

O curso Mercado Editorial Brasileiro: principais características e cenário atual tem como objetivo tornar o participante apto a compreender o funcionamento da cadeia produtiva do livro. Serão abordados os seguintes temas:

  • Característica de uma editora de sucesso
  • Os maiores nomes da edição no Brasil
  • Mercado de livros em notícias: a situação atual do mercado
  • Canais de comercialização
  • Produtos digitais – eBook e Audiolivro
  • Marketing digital de editoras
  • Processo de produção editorial

Conteúdo

Aula 1: Característica de uma editora de sucesso – Mariana Rolier
Aula 2: 100 Nomes mais importantes da edição no Brasil – Leonardo Neto
Aula 3: Mercado em notícias: a situação atual da indústria do livro – Leonardo Neto
Aula 4: Canais de comercialização – Diego Drumond
Aula 5: Produtos digitais – eBook e Audiolivro: principais características – Guilherme Kroll
Aula 6: Marketing digital de editoras: panorama atual e principais desafios – Tatiany Leite
Aula 7: Produção editorial: um resumo das etapas de elaboração de um livro – Carla Bitelli

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 3 parcelas
À vista via transferência bancária – desconto de 10%

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

MARIANA ROLIER Editora de Aquisição e Publishing Manager na Storytel Brasil.  Atua há quase duas décadas no mercado editorial. Já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco, Leya e HarperCollins Brasil. Possui experiência na criação de selos e no lançamento de best-sellers, como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”.

LEONARDO NETO Editor Chefe do PublishNews. Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-GO. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla.

DIEGO DRUMOND Diretor Comercial da Faro Editorial.  Economista com pós-graduação em Marketing e Vendas. Foi Diretor Geral da Escala Educacional e da Larousse do Brasil, além de diretor da ABRELIVROS e presidente da ABDL por dois mandatos.

GUILHERME KROLL Cofundador e Editor da Balão Editorial. Formado em Editoração pela ECA-USP. Possui experiência na publicação de HQs, literatura e livros acadêmicos. Desenvolveu uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Jabuti e na HQMix.

TATIANY LEITE Criadora do canal Vá ler um livro. Apaixonada por internet e literatura. Faz parte do canal Blablálogia e já trabalhou na MTV Brasil e YouTube Space SP e, além disso, teve seus textos publicados na Revista TPM, Trip, Revista Capricho, Revista da Cultura, Jornal Rascunho entre outros.

CARLA BITELLI Formada em Editoração pela ECA-USP, trabalhou por 8 anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA