Marketing Digital para Editoras

By 25 de agosto de 2019 setembro 17th, 2019 Cursos
 

MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS

O curso Marketing Digital para Editoras foi desenvolvido para o profissional
do mercado editorial que pretende se especializar
e atuar com eficiência no mundo digital. Fugindo dos achismos
e do que pode ser correto.

Horas/Aula
24 Horas
Início
14.10.2019
Dias
Segundas e quartas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e também de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão fundamentais para o sucesso de pequenas e grandes editoras. Nunca a produção de conteúdo foi tão relevante para vender outros conteúdos.

No entanto, embora reconheçam essa realidade, é mais comum que os profissionais do mercado de livros acabem agindo por tentativa e erro, já que não existe um guia coeso sobre como uma editora deve se posicionar corretamente no mundo digital. O grande problema desta abordagem é que ela é custosa e nunca se sabe com certeza se os resultados alcançados atingiram o máximo do que poderiam ter atingido.

Uma atuação de sucesso em marketing digital passa por:

  • Compreender as diferentes possibilidades dentro de um mercado editorial digital;
  • Conhecer e se beneficiar das inúmeras ferramentas disponíveis para os fins mais adequados;
  • Compreender os possíveis meios de divulgação online e as redes sociais;
  • Definir uma estratégia que esteja integrada com seu negócio e o mercado em que você está inserido;
  • Elaborar ações que façam sentido dentro do seu segmento de mercado e de acordo com seu perfil de consumidor, levando em conta os potenciais desafios;
  • Estruturar um planejamento estratégico e executá-lo com disciplina;
  • Definir os indicadores de desempenho;
  • Avaliar seus resultados.

O curso Marketing Digital para Editoras foi desenvolvido para o profissional do mercado editorial que pretende se especializar e atuar com eficiência no mundo digital, fugindo dos achismos e do que pode ser correto.

Ele funciona para aqueles que ainda não dominam as redes sociais e as principais ferramentas de marketing digital, como também para aqueles que já possuem experiência, mas encontram dificuldade de trocar conhecimento e conhecer as melhores práticas do mercado.

Objetivo

O curso Marketing Digital para Editoras tem como objetivo:

  • Oferecer um panorama sobre as melhores práticas de marketing digital para editoras;
  • Desenvolver habilidades de análise e elaboração de conteúdo nas redes sociais;
  • Apresentar as principais ferramentas de marketing digital;
  • Listar as principais métricas utilizadas para avaliar o sucesso de uma ação e uma estratégia digital;
  • Demonstrar como se estrutura um planejamento estratégico digital de acordo a estratégia global de uma editora;
  • Orientar como se monitora a concorrência através das ferramentas digitais;

Apresentar cases de sucesso no mundo editorial

Conteúdo

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

Módulo 1: Influenciadores e Bloggers – da turma do Tupperware à galera do YouTube (4h)
Tatiany Leite

Os influenciadores começaram a ganhar força em meados de 2014, com a explosão do YouTube. De que maneira esses criadores de conteúdo podem ajudar você, sua empresa, seus livros e seus autores a começar – e fomentar – uma conversa com potenciais leitores e novos consumidores?

Módulo 2: Mídias sociais: O que é cada rede e como falar com seu público em cada uma delas (4h)
Luciana Fracchetta

Meu Deus, são tantas redes sociais, que eu não sei nem por onde começar 🙁 Será que você precisa estar em todas elas? Você sabe que tipo de conteúdo utilizar em cada uma delas? Que tipo de consumidor você pode atingir no Instagram, no Facebook ou no Twitter? Uma aula para saber onde você precisa estar, como produzir este conteúdo e principalmente o que – NÃO! – fazer.

Módulo 3: Mídias sociais: Casos práticos e aplicação (10h)

YouTube: BookTube (2h) – Taty Leite
Instagram: Da foto ao conteúdo (2h) – Pedro Pacífico
Facebook: Criação e gestão de campanhas (2h) – Eduardo Correa
Twitter: Criando conversas e engajando o público (2h) – Bruno Melo
Podcasts: Possibilidades para autores e editoras (2h) – Cris Dias

Módulo 4: Como trabalhar com diferentes formatos nas redes sociais? (2h)
Felipe Brandão

Você já aprendeu com por onde começar dentro das redes sociais. Mas, como levar isso, na prática, dentro do mundo dos livros?

Módulo 5: Vamos nos adaptar? (2h)

Como trabalhar de uma maneira interessante, mesmo em um mercado que parece tão saturado de ideias e projetos? É possível criar algo inédito?

Módulo 6: E-commerce (2h)

Como integrar sua estratégia de marketing com estratégias de e-commerce para não só ganhar fãs e divulgar sua marca, mas para converter esse esforço em vendas.

Professores

Luciana Fracchetta

Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil e ministrou um curso sobre Marketing Digital, no Espaço Cult, em São Paulo. Há 7 anos atua como coordenadora de marketing digital na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral.

Tatiany Leite

Jornalista de formação, Tatiany Leite é apaixonada por internet e literatura. Já tendo apresentado colunas em diversos projetos (Cabine Literária; Radioactive Unicorns (Capricho) e ReVisão), hoje faz parte dos canais Vá Ler um Livro e Blablálogia. Também já trabalhou em lugares como MTV Brasil e YouTube Space SP e, além disso, teve seus textos publicados na Revista TPM, Trip, Revista Capricho, Revista da Cultura, Jornal Rascunho e muitos outros veículos.

Bruno Mello

Turismólogo formado na Universidade Federal da Paraíba. Como todo bom millennial, migrou de área após a graduação e se especializou em Marketing Digital, com foco em Social Media e criação de comunidades. Trabalha há 9 anos no mercado editorial, com experiências em livrarias e editoras, e há 4 coordena o departamento de Marketing da VR Editora, gerenciando as marcas Diário de um Banana e Plataforma21, o selo editorial especializado em literatura jovem. Está na internet desde quando era tudo mato e no Twitter há 10 anos.

Cristiano Dias

Já estudou mecânica, informática e até, quem diria, publicidade. Acabou mesmo se formando em análise de sistemas na Puc-Rio. Um dos primeiros blogueiros em português (seu blog foi ao ar em novembro de 2000), o primeiro brasileiro a publicar alguma coisa no Twitter e sempre confundido com a apresentadora do Esporte Espetacular, já trabalho em agências de publicidade e em 2018 deixou o cargo de líder para a América Latina do Creative Shop Studio no Facebook para se dedicar a ser o que ele descreve como “explicador do mundo”, à frente do Boa Noite Internet, seu podcast que é um dos programas da Ampère, empresa de podcasts criativos da qual é sócio fundador.

Eduardo Correia

Publicitário pela Universidade Metodista de São Paulo, atua desde 2012 com social media e desde 2014 com mídia em Facebook Ads na Vert Inteligência Digital. Coordenador de projetos atuando com marcas como Smart Fit, Bio Ritmo, Applebee’s, Broto Legal, CIPA Fiera Milano e Editora Aleph, bem como a própria LabPub.

Felipe Brandão

Jornalista de formação, com experiência em comunicação e marketing, Felipe Brandão é editor na Editora Planeta. Idealizador do selo Outro Planeta, vem descobrindo novos autores e publicando best-sellers, que figuram nas principais listas de mais vendidos. Ainda na Planeta, trabalhou em diferentes áreas como marketing, comunicação e livro digital. Com passagem pela Livraria Cultura, possui uma vivência ampla no mercado editorial, o que possibilitou o desenvolvimento de uma visão macro de todas as etapas do livro. É também o criador do Esqueça um livro, projeto de incentivo à leitura, eleito pela Revista Época como umas das “50 razões para amar São Paulo”, e colunista de literatura no programa Mulheres, na TV Gazeta.

Pedro Pacífico

Como tantos de nós, Pedro Pacífico teve seus altos e baixos como leitor até decidir enxergar a leitura como um hábito diário que merece ser compartilhado. Hoje, o advogado formado pela USP é responsável pelo Book.ster – um dos maiores perfis brasileiros do Instagram dedicado à literatura. Ali, mais de 124 mil seguidores acompanham diariamente dicas, resenhas e comentários sobre suas experiências como leitor. Além das redes sociais, Pedro tem também um site e um canal no YouTube e já deu diversas palestras sobre o tema.

Andréia Custódio

Andréia Custódio, formada em publicidade e propaganda pela Universidade
Metodista, pós-graduada em administração e Marketing pela Universidade
Metodista, MBA em direção de arte pela ESPM, MBA em administração e
marketing para editoras pela FEA-USP. Trabalhou na Loyola por 15 anos,
atuando na área de divulgação e marketing desde 1990. Em junho de 2003
fundou a Parábola Editorial, editora que atua no segmento universitário
de Letras e Linguística.

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