Marketing Digital para Editoras

By 13 de março de 2019 abril 29th, 2019 Cursos
 

MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS

O curso Marketing Digital para Editoras foi desenvolvido para o profissional
do mercado editorial que pretende se especializar
e atuar com eficiência no mundo digital. Fugindo dos achismos
e do que pode ser correto.

Horas/Aula
24 Horas
Início
20.08.2018
Dias
Segundas e quartas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

É muito difícil para os profissionais do mercado de livros encontrar um guia sobre como uma editora deve se posicionar corretamente no mundo digital. Muitos acabam agindo por tentativa e erro. O grande problema desta abordagem é que ela é custosa e nunca se sabe, com certeza, se os resultados alcançados atingiram o máximo do que poderiam.

Mesmo nos dias de hoje, em que as redes sociais fazem parte do dia a dia de todos os indivíduos e empresas, ainda muitos tem dificuldade em elaborar uma estratégia digital correta, que contemple seus principais alicerces:

  • entender o que é possível fazer, dado as inúmeras ferramentas disponíveis no mundo digital
  • definir uma estratégia que esteja integrada com seu negócio e o mercado em que está inserido
  • elaborar ações de acordo com o perfil de consumidor, levando em conta os potenciais desafios
  • estruturar um planejamento estratégico e executá-lo com disciplina
  • definir os indicares de desempenho
  • avaliar seus resultados

Nunca em toda a história editorial, os produtores de conteúdo puderam falar tão diretamente com seus leitores, e de forma tão barata. Uma estratégia digital bem construída pode significar o sucesso, ou o fracasso, de uma editora.

O curso Marketing Digital para Editoras foi desenvolvido para o profissional do mercado editorial que pretende se especializar e atuar com eficiência no mundo digital. Fugindo dos achismos e do que pode ser correto.

Ele funciona para aqueles que ainda não dominam as redes sociais e as principais ferramentas de marketing digital, como também para aqueles que já possuem experiência, mas encontram dificuldade de trocar conhecimento e conhecer as melhores práticas do mercado.

Com atividades práticas e inúmeros exemplos reais, os alunos serão apresentados ao mundo do marketing digital editorial em um curso on-line e ao vivo, com 24 horas de duração.

Objetivo

O curso Marketing Digital para Editoras tem como objetivo:

  • Oferecer um panorama sobre as melhores práticas de marketing digital de editoras;
  • Desenvolver habilidades de análise e elaboração de conteúdo nas redes sociais;
  • Apresentar as principais ferramentas de marketing digital;
  • Listar as principais métricas utilizadas para avaliar o sucesso de uma ação e uma estratégia digital;
  • Demonstrar como se estrutura um planejamento estratégico digital de acordo a estratégia global de uma editora;
  • Orientar como se monitora a concorrência através das ferramentas digitais;
  • Apresentar os principais cases de sucesso no mundo editorial.

Conteúdo

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

Módulo 1: SEO, Google Analytics e outras ferramentas – A MATEMÁTICA ENCONTRA A CRIATIVIDADE: planejamento, estratégia e mensuração

Professor: Bruno Mendes
Carga horária: 6 horas

Uma morte lenta e dolorida – nem tanto – para os que pensam que o marketing é uma sala com muitas pessoas criativas com ideias incríveis sem fim. Uma aula para mostrar o quanto 1 (criatividade) + 1 (dados) = 3!
Como planejar as ações de marketing, seja para o lançamento de 1 livro, seja para o branding de uma marca, editora e livraria.
Como transformar planejamento em estratégia e estratégia em ação!
Claro, pra finalizar, como mensurar tudo isso, seja para ajustar e corrigir a rota, seja para saber o que deu certo!
Ferramentas e ações práticas sobre como tornar tudo isso palpável e fácil de realizar – até pra quem é de humanas

Módulo 2: Influenciadores e Bloggers – da turma do Tupperware à galera do YouTube

Professora: Tatiany Leite
Carga horária: 4 horas

Os influenciadores começaram a ganhar força em meados de 2014, com a explosão do YouTube. Todo mundo conhece – pelo menos de nome – algum Youtuber que ficou famoso e ganha $$$ gerando conteúdo na internet. Mas na verdade, influenciar pessoas para o consumo de conteúdo ou a compra de produtos já acontece desde as reuniões de Tupperware (aquelas em que recatadas donas de casa mostravam os benefícios incríveis de vasilhas de plástico).
Mas afinal, o que significa ser um influenciador? Será que é só um bando de jovens falando coisas sem sentido na internet? Ou será que são criadores de conteúdo que entregam uma mensagem para um público que você quer atingir mais não sabe como?
Como os influenciadores – ou BookTubers – atuam no mercado literário e como você pode se relacionar com eles. De que maneira estes criadores de conteúdo podem ajudar você, sua empresa, seus livros e seus autores a começar – e fomentar – uma conversa com potenciais leitores e novos consumidores?
Esta é uma aula para desmitificar (pre)conceitos e mostrar cases reais de como os influenciadores são cada vez mais uma ferramenta de marketing indispensável.

Módulo 3: Market Place e ecommerce – e agora tenho que vender direto para o consumidor!

Professor: Eduardo Oliveira
Carga horária: 4 horas

O e-commerce tem crescido cada vez mais e hoje já representa 1/3 de toda venda de livros (físicos) no Brasil. Acontece que neste modelo a livraria deixa de ser a porta de entrada do processo de vendas, ou seja, o lugar onde o cliente tem o primeiro contato com seu livro, para ser a porta de saída, ou seja, o lugar onde ele vai no final de toda jornada de descoberta do seu livro, para comprar e receber em casa.
Quando falamos de marketplace, colocamos um ingrediente a mais: não existe mais a venda para o livreiro, aquele comprador camarada que faz a consignação dos seus livros e que, em muitos casos, é a única pessoa para quem você precisa – realmente – vender seu livro. E agora, como fazer com que seu potencial leitor e consumidor descubra seu livro? Como se aproveitar dessa possibilidade de prateleiras infinitas e com distribuição sem barreiras, para não se perder em um mar de títulos e não conseguir chegar até seu consumidor? A ideia desta aula é mostrar as melhoras práticas para aprender a navegar neste novo canal de vendas e como fazer o marketing B2C (empresa-cliente) e não mais só o B2B (empresa – empresa/livreiro).

Módulo 4: Mídias Sociais – XOCIAL MEDIA, SITES e APPS: o que fazer? Como fazer? Onde fazer?

Professora: Luciana Fracchetta
Carga horária: 6 horas

Meu Deus, são tantas redes sociais, que eu não sei nem por onde começar
Será que você precisa estar em todas elas? Você sabe que tipo de conteúdo utilizar em cada uma delas? Que tipo de consumidor você pode atingir no Instagram, no Facebook ou no Twitter?
Seu site: é otimizado para acesso mobile? Ele é um cartão de visitas institucional ou te ajuda a vender mais?
Será que você precisa de um APP ou só acha que sim porque te contaram que é legal ter um?
Uma aula para saber onde você precisa estar, como produzir este conteúdo e principalmente o que – NÃO! – fazer.

Módulo 5: Chat Bot e automação no atendimento – EU, ROBÔ: como os chatbots podem potencializar sua história e o contato com seu cliente

Professor: Luiz Tardelli
Carga horária: 4 horas

Em tempos de velocidade e impaciência, cada atendimento demorado é uma venda perdida. Os consumidores querem a informação quando, como e onde decidirem. Isso significa que se você não tiver um canal de contato permanente com o cliente, isso pode significar a perda de um relacionamento (corações partidos) e provavelmente a perda de uma venda para um concorrente mais ágil.
Como então os chatbots, robôs de atendimento que usam o conteúdo como uma ferramenta de entrega de jornada de compra e experiência, podem te ajudar a conversar mais com seu cliente e consequentemente conhecer ele melhor.
Como isso me ajuda? Se você conhece melhor, você indica melhor e claro, vende mais!

Professores

Bruno Mendes
É pernambucano, consultor, empreendedor e apaixonado por livros, tecnologia e mercado. Fundou a #coisadelivreiro®, empresa de consultoria e inteligência voltada para o mercado digital e a análise de dados, em 2015. A empresa, que presta consultoria a editoras e livrarias – com otimização de processos, treinamentos, redução de custos, controle e restruturação comercial – tem realizado ações inovadoras de marketing voltado para o segmento literário, com criadores de conteúdo, business intelligence e bots. Foi escolhido embaixador do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2017.

Tatiany Leite
Jornalista de formação, Tatiany Leite é apaixonada por internet e literatura. Já tendo apresentado colunas em diversos projetos (Cabine Literária; Radioactive Unicorns (Capricho) e ReVisão), hoje faz parte dos canais Vá Ler um Livro e Blablálogia. Também já trabalhou em lugares como MTV Brasil e YouTube Space SP e, além disso, teve seus textos publicados na Revista TPM, Trip, Revista Capricho, Revista da Cultura, Jornal Rascunho e muitos outros veículos.

Eduardo Oliveira
Especialista em estratégias e ferramentas de comércio eletrônico atuando no mercado de internet e tecnologia da informação há mais de 15 anos. Fundador e CEO da empresa F1 – Soluções Inteligência em Comércio Eletrônico, especializada no desenvolvimento de plataforma de e-commerce, responsável pela operação de mais de 600 lojas virtuais.

Luciana Fracchetta
Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil e ministrou um curso sobre Marketing Digital, no Espaço Cult, em São Paulo. Há 7 anos atua como coordenadora de marketing digital na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral.

Luiz Tardelli
Fundou sua primeira startup em 2002 quando a internet ainda era acessada por linhas telefônicas e cd-roms de discadores.
Desde 2009 atua nas áreas de vendas, marketing e tecnologia, o que lhe deu experiência pra unir todas estas expertises e trazer ao mercado soluções inovadoras e assertivas.
Trabalhou em grandes empresas de telecom e internet, como Portal IG e Brasil Telecom.
Atualmente é co-fundador e diretor de novos negócios na GETBOTS, uma startup brasileira de chatBots.

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