Marketing com M maiúsculo

By 5 de agosto de 2020 Blog

Marketing com M maiúsculo

Coordenadora do curso MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS, Tatiany Leite mostra que há muito o que fazer pela divulgação de livros, mesmo com verbas curtas. Fundamental conhecer e planejar.

Uma atuação de sucesso em marketing digital passa por: compreender as diferentes possibilidades para o mercado editorial no meio digital; conhecer e se beneficiar das inúmeras ferramentas disponíveis e as redes sociais, para os fins mais adequados; definir uma estratégia que esteja integrada com seu negócio e o mercado em que você está inserido; elaborar ações que façam sentido dentro do seu segmento e de acordo com seu perfil de consumidor; estruturar um planejamento estratégico e executá-lo com disciplina; definir os indicadores de desempenho e avaliar seus resultados. Não é pouco, nem é inalcançável. Para entrar nesse caminho de encontro com os leitores inscreva-se no curso MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS, que começa dia 15 de setembro.

Coordenado por Tatiany Leite, criadora do canal Vá ler um livro, uma das profissionais mais requisitadas do meio editorial brasileiro, o curso terá a participação de vários outros importantes nomes do meio, em plena atividade. Ele funciona para aqueles que ainda não dominam as redes sociais e as principais ferramentas de marketing digital, como também para aqueles que já possuem experiência, mas encontram dificuldade de trocar conhecimento e conhecer as melhores práticas do mercado. Acompanhe um pouco do ponto de vista de Taty Leite a respeito do marketing nas editoras:

LabPub — Verba de publicidade e assessoria de imprensa costumavam ser a estrutura de divulgação necessária para uma editora. Ainda é assim? Ou apenas mudaram as tarefas, os meios?

Tatiany Leite — Durante muito tempo (e em alguns lugares ainda é assim), a verba considerada de marketing ia toda pra comunicação (sendo envios para imprensa, eventos ou espaço pago em jornais e revistas). Precisamos, de uma vez por todas, separar essas áreas e, mais do que isso, destinar um tempo para cada uma. Se antes já era difícil, imagina agora com o mundo todo olhando para internet. O conteúdo aumentou, as redes aumentaram e o trabalho também. É por isso (e outros fatores) que é tão importante entender como cada ferramenta funciona e trabalhar de uma maneira concisa, sem querer alcançar tudo de uma vez.

LabPub — Pensar grande com pouca verba: nos orçamentos dos livros, que não costumam ser altos, quanto o marketing costuma ocupar? É suficiente?

Tatiany Leite — Apesar de tempo ser dinheiro, não adianta trabalhar com o mercado editorial achando que vai ter a mesma verba que outras categorias/áreas. Quem trabalha com o livro, infelizmente, está acostumado a não ter muita verba e trabalhar com o que tem. Por isso, tem que ser suficiente. Mas é necessário um destinamento de verba que não pense só em pdv ou envio do livro para os comunicadores (imprensa + influenciadores). Também não adianta só sair postando, sem planejamento. Precisamos pensar a área do marketing digital como uma ÁREA, assim em maiúsculo.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More