Marketing com M maiúsculo

By 5 de agosto de 2020 Blog

Marketing com M maiúsculo

Coordenadora do curso MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS, Tatiany Leite mostra que há muito o que fazer pela divulgação de livros, mesmo com verbas curtas. Fundamental conhecer e planejar.

Uma atuação de sucesso em marketing digital passa por: compreender as diferentes possibilidades para o mercado editorial no meio digital; conhecer e se beneficiar das inúmeras ferramentas disponíveis e as redes sociais, para os fins mais adequados; definir uma estratégia que esteja integrada com seu negócio e o mercado em que você está inserido; elaborar ações que façam sentido dentro do seu segmento e de acordo com seu perfil de consumidor; estruturar um planejamento estratégico e executá-lo com disciplina; definir os indicadores de desempenho e avaliar seus resultados. Não é pouco, nem é inalcançável. Para entrar nesse caminho de encontro com os leitores inscreva-se no curso MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS, que começa dia 15 de setembro.

Coordenado por Tatiany Leite, criadora do canal Vá ler um livro, uma das profissionais mais requisitadas do meio editorial brasileiro, o curso terá a participação de vários outros importantes nomes do meio, em plena atividade. Ele funciona para aqueles que ainda não dominam as redes sociais e as principais ferramentas de marketing digital, como também para aqueles que já possuem experiência, mas encontram dificuldade de trocar conhecimento e conhecer as melhores práticas do mercado. Acompanhe um pouco do ponto de vista de Taty Leite a respeito do marketing nas editoras:

LabPub — Verba de publicidade e assessoria de imprensa costumavam ser a estrutura de divulgação necessária para uma editora. Ainda é assim? Ou apenas mudaram as tarefas, os meios?

Tatiany Leite — Durante muito tempo (e em alguns lugares ainda é assim), a verba considerada de marketing ia toda pra comunicação (sendo envios para imprensa, eventos ou espaço pago em jornais e revistas). Precisamos, de uma vez por todas, separar essas áreas e, mais do que isso, destinar um tempo para cada uma. Se antes já era difícil, imagina agora com o mundo todo olhando para internet. O conteúdo aumentou, as redes aumentaram e o trabalho também. É por isso (e outros fatores) que é tão importante entender como cada ferramenta funciona e trabalhar de uma maneira concisa, sem querer alcançar tudo de uma vez.

LabPub — Pensar grande com pouca verba: nos orçamentos dos livros, que não costumam ser altos, quanto o marketing costuma ocupar? É suficiente?

Tatiany Leite — Apesar de tempo ser dinheiro, não adianta trabalhar com o mercado editorial achando que vai ter a mesma verba que outras categorias/áreas. Quem trabalha com o livro, infelizmente, está acostumado a não ter muita verba e trabalhar com o que tem. Por isso, tem que ser suficiente. Mas é necessário um destinamento de verba que não pense só em pdv ou envio do livro para os comunicadores (imprensa + influenciadores). Também não adianta só sair postando, sem planejamento. Precisamos pensar a área do marketing digital como uma ÁREA, assim em maiúsculo.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More