Marcos Marcionilo, entre pensamentos e fazimentos

By 15 de abril de 2020 Blog

Marcos Marcionilo, entre pensamentos e fazimentos

“Fazimento”… vai dizer que não existe, que é estranho, mas Darcy Ribeiro por exemplo usava muito esse termo. Tem a ver com isto: o homem que reflete e que realiza, que melhora o viver nesse mundo.

As publicações da Parábola Editorial, essenciais no Brasil para os estudos das línguas e linguagens, para o pensamento sobre a leitura e a escrita, para a literatura,  para a filosofia, são parte desses tantos “fazimentos” de Marcos Marcionilo como publisher. Como tradutor, outros muitos. Marcionilo faz traduções desde o fim da década de 1980. Formado em Filosofia pela PUC-SP, ele nunca largou o pensamento em nome de nada. A reflexão gera suas ações, que são refletidas por ele, mas sem nenhuma pose de estátua, não: é tudo entre sorrisos de gentileza e humor – característica de sua inteligência. Mas melhor do que falar desse querido professor da LabPub é escutá-lo, lê-lo.

LabPub – Marcos, geralmente elaboramos perguntas melhores, confessamos, mas nessa semana deu uma vontade danada de sermos mais irresponsáveis… Então deu nisto: três perguntas que mais oferecem vertigem que caminhos, mais liberdade que razão, que são mais provocação e convite à reflexões livres do que perguntas verdadeiramente.

Marcos Marcionilo – Como resistir?

LabPub – Abraços ou Palavras?

Marcos Marcionilo – Palavras. Sempre! Palavras são sempre mais expressivas, das mais antigas às ainda por inventar. Sem contar que elas podem inspirar abraços, sugerir afetos, decidir destinos. Palavras podem ser atos de fala, do tipo: “Eu vos declaro marido e mulher, marido e marido, mulher e mulher” e, consequentemente, provocarem novos abraços, fazer nascerem proximidades, partejar separações, novas junções… e assim ao infinito. Palavras podem doer e curar. Palavras são nosso único universo possível, onde tudo o mais se gesta, inclusive emocionados, deliciosos, inesquecíveis… abraços.

LabPub –  Filosofia ou Ficção?

Marcos Marcionilo – Filosofia, sem a menor dúvida. Filosofia como fonte do temor, do tremor, como “thaumazein”, o momento primeiro de admiração e espanto diante do inexplicável de tudo. Filosofia como momento em que a linguagem começa a tatear mistérios. Filosofia como aventura humana que nos faz perder a ingenuidade. Filosofia como o instrumento que nos lança no humano demasiado humano, sem deuses, sem redenção, tendo só espanto, admiração e dúvida como instrumentos para o caminho. O resultado é tudo o mais o que temos, até a ficção.

LabPub –  Rio ou Mar?

Marcos Marcionilo – Todos olhamos para o Mar e nos embevecemos, mas eu escolho o Rio, os Rios, porque eles todos correm para o Mar e, enquanto correm, enquanto não desaguam, enquanto não se transmutam em Oceano, fecundam a Terra, nosso hábitat ameaçado, e nos permitem estar ainda aqui, respirando e sendo. Além disso, seu traçado sinuoso, resultado da astúcia engenhosa das águas, me serve de metáfora de como deve ser a vida: se o obstáculo é de pedra inamovível, tente fazer como a água doce dos rios: dar a volta, impregnar [na tentativa de deixar marcas] e passar. “Porque tudo passa”.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More