Lombadas de cabeça pra baixo, por quê?

By 4 de junho de 2021 Blog

Lombada americana X Lombada europeia

Um dos mediadores da LabPub, curioso das questões editoriais como um todo, apareceu dia desses com uma dúvida — até ligeiramente indignado ele estava.

— Por que tem lombadas que lemos de cima pra baixo e outras de baixo pra cima?

A pergunta foi mal elaborada… o pessoal ficou olhando esquisito. Mas aí ele esclareceu:

— Veja aqui (e tirou a fotografia que está no início do post): quando a gente empilha, umas lombadas ficam com os textos de cabeça pra baixo.

Ahhhh…. Sorte que o professor Delfin, verdadeiro especialista, pôde ser acionado e generosamente explicou:

—  Cada editora toma a decisão. Existem dois padrões. É a velha briga entre a lombada americana (lida de cima pra baixo) e europeia (lida de baixo para cima). Quem defende a lombada europeia, mais tradicional, diz que é uma ordem de leitura mais agradável. Mas quando o livro é colocado para que sejam vistas, simultaneamente, capa e lombada, a impressão que se pode ter é que, nessa disposição, a lombada esteja de cabeça para baixo. A lombada americana corrige este problema e, por isso, esteticamente é mais bonita. No entanto, não seria a ordem de leitura natural, quando a lombada é exposta em prateleiras, pois a base dos tipos fica voltada para a esquerda, contrariando a ordem natural de leitura do olho humano. Pessoalmente, acredito que o leitor já está habituado às duas disposições, lendo rapidamente em quaisquer das posições de lombada. No fim, passa a ser mais uma questão de gosto dos editores do que uma questão técnica ou estética.

O mediador em questão, que pediu para permanecer anônimo, ficou muito contente com a verdadeira aula de lombada que ganhou. Mas não menos indignado: acha que os americanos devem ser seguidos, para a pilha de livros ficar sempre bonita (em nome de uma perfeita ordem). E você, o que acha?

Posts recentes

14 de junho de 2021 in Blog

Conta+ de Educação no Século XXI, com Jaime Doxsey

Por uma Educação centrada no estudante O professor que sabe a matéria, os alunos que estão prontos para receber tal conhecimento. Alguém ainda acredita que a Educação funcione bem assim,…
Read More
10 de junho de 2021 in Blog

Conta+ do Mundo Livro, com Bernardo Ajzenberg

Escritor, jornalista, editor, livreiro Como escritor, publicou romances e contos, conquistou prêmios importantes como da Academia Brasileira de Letras, o Jabuti e o Casa de Las Americas. Como jornalista, chegou…
Read More
7 de junho de 2021 in Blog

Conta+ de Josué de Castro e a Geografia da Fome, com André Martins

Fome: o que era para estar resolvido se dependesse de Josué de Castro André Luiz Martins é professor na Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Economia Aplicada pela Unicamp, com…
Read More

Nossos cursos

20 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Inglês-Português – Turma 3

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais. O Curso Prático de Tradução de Livros - Inglês-Português é um ambiente para quem…
Read More
20 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo

A maior parte dos profissionais envolvidos na indústria do livro se especializou em atividades do mundo físico. Livros impressos, máquinas offset, eventos de lançamento em livraria etc. Isto tudo mudou.…
Read More
19 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Plano de Negócios para Editoras de Livros

Como ensinou o professor C.K. Prahalad, vivemos uma nova era da inovação onde, cada vez menos, as grandes inovações serão em produtos. A inovação ocorrerá em Modelos de Negócios. Descobrir…
Read More