Lombadas de cabeça pra baixo, por quê?

By 4 de junho de 2021 Blog

Lombada americana X Lombada europeia

Um dos mediadores da LabPub, curioso das questões editoriais como um todo, apareceu dia desses com uma dúvida — até ligeiramente indignado ele estava.

— Por que tem lombadas que lemos de cima pra baixo e outras de baixo pra cima?

A pergunta foi mal elaborada… o pessoal ficou olhando esquisito. Mas aí ele esclareceu:

— Veja aqui (e tirou a fotografia que está no início do post): quando a gente empilha, umas lombadas ficam com os textos de cabeça pra baixo.

Ahhhh…. Sorte que o professor Delfin, verdadeiro especialista, pôde ser acionado e generosamente explicou:

—  Cada editora toma a decisão. Existem dois padrões. É a velha briga entre a lombada americana (lida de cima pra baixo) e europeia (lida de baixo para cima). Quem defende a lombada europeia, mais tradicional, diz que é uma ordem de leitura mais agradável. Mas quando o livro é colocado para que sejam vistas, simultaneamente, capa e lombada, a impressão que se pode ter é que, nessa disposição, a lombada esteja de cabeça para baixo. A lombada americana corrige este problema e, por isso, esteticamente é mais bonita. No entanto, não seria a ordem de leitura natural, quando a lombada é exposta em prateleiras, pois a base dos tipos fica voltada para a esquerda, contrariando a ordem natural de leitura do olho humano. Pessoalmente, acredito que o leitor já está habituado às duas disposições, lendo rapidamente em quaisquer das posições de lombada. No fim, passa a ser mais uma questão de gosto dos editores do que uma questão técnica ou estética.

O mediador em questão, que pediu para permanecer anônimo, ficou muito contente com a verdadeira aula de lombada que ganhou. Mas não menos indignado: acha que os americanos devem ser seguidos, para a pilha de livros ficar sempre bonita (em nome de uma perfeita ordem). E você, o que acha?

Posts recentes

27 de setembro de 2021 in Blog

Perfil: Um doce lutador na equipe LabPub

Conheça um pouco de Gabriel Carrenho, um dos responsáveis pelas transmissões das aulas. Antecipação, jogo em equipe, atenção. Gabriel trabalha como quem se dedica a um esporte de equipe. E…
Read More
20 de setembro de 2021 in Blog

LabPub no Ar sobre feedback, com a editora Flávia Lago

Por que é importante o feedback? Feedback, palavra da língua inglesa que usamos comumente no Brasil para designar conversas sobre, por exemplo, trabalhos realizados. São análises a respeito de processos…
Read More
17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More