Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

By 1 de setembro de 2019 Cursos
 

LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO
EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e
perspectivas é para o profissional que pretende se
especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos.

Horas/Aula
24 Horas
Início
18.11.2019
Dias
segundas e quartas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

O mercado de livros didáticos representa uma parcela relevante da produção editorial brasileira e, com suas especificidades, demanda do profissional atuante nessa área uma formação, uma especialização e uma experiência distintas daquelas necessárias ao profissional atuante nas demais frentes editoriais.

O profissional do mercado de livros didáticos precisa lidar com diferentes modelos de seleção e contratação de autores e colaboradores, distintos formatos de produção gráfica, modelos específicos de produção editorial, bem como com uma legislação específica relacionada à área educacional e aos programas governamentais de compra de livro didático, como o PNLD.

Além disso, faz parte desse cotidiano a necessidade de adequar textos e livros a distintos públicos – de escolas públicas a particulares, de crianças da Educação Infantil aos jovens do Ensino Médio –, de forma que esse profissional precisa estar em constante pesquisa e atualização técnica.

A produção editorial de livros didáticos exige ainda uma alta capacidade de empatia com todos os agentes do fazer educacional, já que cada livro será usado não só por estudantes de distintas faixas etárias e segmentos de ensino como também por professores, coordenadores pedagógicos e, até mesmo, pelas famílias dos estudantes.

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas foi desenvolvido para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se inserir neste mercado em suas diversas áreas de atuação, com destaque também para as possibilidades digitais. Ao longo do curso, os estudantes conhecerão com profundidade as características deste mercado, terão exemplos reais e farão atividades práticas sobre as fases da produção editorial de livros didáticos em um curso on-line e ao vivo, com 24 horas de duração.

Objetivo

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas tem como objetivos permitir aos participantes que:

  • desenvolvam sua carreira nas diferentes frentes de atuação do mercado editorial de livros didáticos.
  • conheçam as características do mercado editorial de livros didáticos, compreendendo distintos segmentos de ensino e as áreas de sistema de ensino, paradidáticos e idiomas.
  • desenvolvam habilidades essenciais para a revisão de textos e edição de livros didáticos.
  • desenvolvam projetos editoriais, fluxos de produção e métricas de qualidade para as distintas fases da produção editorial didática.
  • dominem a legislação específica da área educacional relacionada à produção editorial didática com ênfase no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
  • conheçam as possibilidades digitais e tecnológicas relacionas à produção de materiais didáticos.

Conteúdo

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

Módulo 1: O mercado de livros didáticos no Brasil

  • Histórico da produção de livros didáticos no Brasil.
  • Principais players do mercado de livros didáticos no Brasil.
  • Semelhanças e diferenças da produção de didáticos para a área pública e para a área particular.
  • As áreas dentro do mercado de didáticos: paradidáticos, sistema de ensino e idiomas: o que são e como se diferenciam.

Módulo 2: Educação, legislação e programas governamentais relacionados ao livro didático

  • Segmentos de ensino: o que são, como se diferenciam e características de cada um deles.
  • Legislação educacional brasileira: LDB, PCN e BNCC.
  • Avaliações em larga escala e sua relação com a produção editorial de didáticos: Prova Brasil, Enem e suas respectivas matrizes.
  • PNLD: o que é, sua importância, análise de editais e desafios para a produção editorial.

Módulo 3: A produção editorial – Parte I

  • Características essenciais de um livro didático.
  • Projeto editorial: o que é, como construir e como avaliar um projeto editorial à luz das necessidades de mercado e de editais como o PNLD.
  • Contratação de autores: modelos de contrato e gestão autoral e lei de direito autoral.
  • Agentes da produção editorial e sua relação com as demais áreas de uma editora.
  • O papel do editor e sua atuação na cadeia produtiva.
  • O papel do revisor e sua atuação na cadeia produtiva.
  • O papel do editor de arte e do diagramador e suas atuações na cadeia produtiva.
  • Licenciamento de textos de terceiros: características, regras e principais cuidados.
  • Iconografia: características, regras e principais cuidados.
  • Ilustração: características, regras e principais cuidados.

Módulo 4: A produção editorial – Parte II

  • Passo a passo da produção editorial: elaboração de originais, edição, revisão/preparação, diagramação; características e termos mais usuais de cada fase.
  • Tipos de edição de texto e etapas essenciais desse trabalho.
  • A leitura crítica e a leitura técnica: importância e características.
  • Tipos de revisão de texto e etapas essenciais desse trabalho.
  • Checklist: o que é, importância e como produzir um checklist de qualidade à luz do Projeto Editorial e de editais como o PNLD.
  • Controle de fluxo de produção: o que é, importância e ferramentas tecnológicas que auxiliam neste controle.
  • Passo a passo da produção gráfica: tipos de impressão, características e termos mais usuais de cada fase.

Módulo 5: Tecnologia e livros didáticos

  • O futuro do livro didático: mudanças em editais e no comportamento de escolas por conta dos avanços tecnológicos.
  • e-book no contexto dos livros didáticos: suportes, características e possibilidades.
  • O conteúdo digital como complemento aos livros didáticos.
  • Objetos educacionais digitais: o que são e como se relacionam com os livros didáticos. O Banco Internacional de objetos educacionais.

Professores

Júlio Ibrahim
Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e Especialista em Book Publishing pelo Instituto Singularidades/Casa Educação, atua no mercado editorial desde 2005 com passagens pelas áreas de revisão, tradução e edição de textos de diversas casas editoriais como a Universo dos Livros e a Ciranda Cultural. Coordenou produções didáticas de Educação Infantil, Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em editoras de médio e grande porte entre 2010 e 2018, como a Editora Poliedro e a FTD Educação.

Ao longo de sua carreira, tem se especializado em gestão de projetos e de recursos humanos por meio de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional em instituições como a FGV e a Universidade Anhembi-Morumbi.

Atualmente, é gerente editorial de sistema de ensino na FTD Educação.

Apaixonado pela produção editorial de livros didáticos, trabalha ativamente na criação de soluções editoriais educacionais inovadoras para os vários segmentos de ensino da educação básica.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA