Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

By 15 de abril de 2020 agosto 3rd, 2021 Todos
 

LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO
EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e
perspectivas é para o profissional que pretende se
especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos.

Horas/Aula
24 Horas
Início
12.07.2021
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
12, 14, 19, 21, 26, 28 de Julho
02, 04, 09, 11, 16, 18 de Agosto
Segundas e Quartas
19h00 às 21h10

Vídeo

Descrição

O mercado de livros didáticos representa uma parcela relevante da produção editorial brasileira e, com suas especificidades, demanda do profissional atuante nessa área uma formação, uma especialização e uma experiência distintas daquelas necessárias ao profissional atuante nas demais frentes editoriais.

O profissional do mercado de livros didáticos precisa lidar com diferentes modelos de seleção e contratação de autores e colaboradores, distintos formatos de produção gráfica, modelos específicos de produção editorial, bem como com uma legislação específica relacionada à área educacional e aos programas governamentais de compra de livro didático, como o PNLD.

Além disso, faz parte desse cotidiano a necessidade de adequar textos e livros a distintos públicos – de escolas públicas a particulares, de crianças da Educação Infantil aos jovens do Ensino Médio –, de forma que esse profissional precisa estar em constante pesquisa e atualização técnica.

A produção editorial de livros didáticos exige ainda uma alta capacidade de empatia com todos os agentes do fazer educacional, já que cada livro será usado não só por estudantes de distintas faixas etárias e segmentos de ensino como também por professores, coordenadores pedagógicos e, até mesmo, pelas famílias dos estudantes.

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas foi desenvolvido para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se inserir neste mercado em suas diversas áreas de atuação, com destaque também para as possibilidades digitais. Ao longo do curso, os estudantes conhecerão com profundidade as características deste mercado, terão exemplos reais e farão atividades práticas sobre as fases da produção editorial de livros didáticos em um curso on-line e ao vivo, com 24 horas de duração.

Objetivo

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas tem como objetivos permitir aos participantes que:

  • desenvolvam sua carreira nas diferentes frentes de atuação do mercado editorial de livros didáticos.
  • conheçam as características do mercado editorial de livros didáticos, compreendendo distintos segmentos de ensino e as áreas de sistema de ensino, paradidáticos e idiomas.
  • desenvolvam habilidades essenciais para a revisão de textos e edição de livros didáticos.
  • desenvolvam projetos editoriais, fluxos de produção e métricas de qualidade para as distintas fases da produção editorial didática.
  • dominem a legislação específica da área educacional relacionada à produção editorial didática com ênfase no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
  • conheçam as possibilidades digitais e tecnológicas relacionas à produção de materiais didáticos.

Conteúdo

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

Módulo 1 – O mercado de livros didáticos no Brasil

  • Aula 1: Histórico da produção de livros didáticos no Brasil e os principais players do mercado na atualidade.
  • Aula 2: Mercado público e mercado privado: características, semelhanças, diferenças e oportunidades.
  • Aula 3: Um mercado amplo: paradidáticos, sistema de ensino e idiomas: características, semelhanças, diferenças e oportunidades.

Módulo 2 – Didáticos e paradidáticos no dia a dia escolar

  • Aula 4: Legislação e normas da educacional brasileira (LDB, PCN e BNCC)
  • Aula 5: Segmentos de ensino: características, semelhanças, diferenças e oportunidades.
  • Aula 6: PNLD características e oportunidades.

Módulo 3 – Produção editorial

  • Aula 7: Projeto editorial e partes fundamentais de um livro didático
  • Aula 8: Profissionais que atuam na cadeia produtiva do livro didático, características e responsabilidades
  • Aula 9: Padrões de qualidade, direito autoral e controle de produção.

Módulo 4 – Livros didáticos e conteúdo digital

  • Aula 10: Transformação digital: conceitos básicos e suas relações com a produção editorial
  • Aula 11: Linguagens: possibilidades além do livro impresso
  • Aula 12: Ensino híbrido e tecnologia: para onde vamos?

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

Júlio Ibrahim
Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e Especialista em Book Publishing pelo Instituto Singularidades/Casa Educação, atua no mercado editorial desde 2005 com passagens pelas áreas de revisão, tradução e edição de textos de diversas casas editoriais como a Universo dos Livros e a Ciranda Cultural. Coordenou produções didáticas de Educação Infantil, Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em editoras de médio e grande porte entre 2010 e 2018, como a Editora Poliedro e a FTD Educação.

Ao longo de sua carreira, tem se especializado em gestão de projetos e de recursos humanos por meio de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional em instituições como a FGV e a Universidade Anhembi-Morumbi.

Atualmente, é gerente editorial de sistema de ensino na FTD Educação.

Apaixonado pela produção editorial de livros didáticos, trabalha ativamente na criação de soluções editoriais educacionais inovadoras para os vários segmentos de ensino da educação básica.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA