LITERATURA E FEMINISMO: CRIAÇÃO, CRÍTICA, TEORIA

By 27 de janeiro de 2021 Blog

LITERATURA E FEMINISMO: CRIAÇÃO, CRÍTICA, TEORIA

Hoje e amanhã (28 e 29 de janeiro), pesquisadoras e autoras vão debater a escrita literária feita por mulheres e sobre mulheres. O webinário é gratuito.

As inscrições podem ser feitas por este link: https://www.eventials.com/labpub/events/literatura-e-feminismo-criacao-critica-teoria/

Cidinha da Silva, Noemi Jaffe, Maria Galindo, Paloma Vidal, Luiza Geisler são apenas alguns dos nomes que estão nas mesas. Para saber mais sobre o evento, acesse a página do PACC-UFRJ no Facebook:

https://www.facebook.com/PACC-Programa-Avan%C3%A7ado-de-Cultura-Contempor%C3%A2nea-da-UFRJ-102152728082857

 

Conversa com Beatriz Resende, organizadora do webinário

A newsletter da LabPub fez três perguntas a Beatriz Resende, coordenadora do PACC, o Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 1) Qual foi a motivação desse evento? 2) Na literatura, o cânone ainda é muito masculino? 3) Como vem sendo a atuação do PACC nos estudos da literatura feita por mulheres?

Há muitos anos o Programa Avançado de Cultura Contemporânea trabalha com questões de gênero e raça. Eu, particularmente, trabalho também muito com ficção contemporânea.

A intenção desse webinário foi trazer para debate a literatura de altíssima qualidade produzida por mulheres no Brasil hoje.

Como nosso olhar é sempre feminsta, foi natural ir além do literário e cruzar a leitura com as novas epistemologias exigidas por estudos que se ocupam de arte, literatura e cultura.

Dar visibilidade a ficcionistas e teóricas que publicaram muito recentemente foi uma vontade e uma necessidade. O evento quer discutir obras que se ocupam de mulheres escritas por mulheres.

Se o cânone ainda é masculino, pior para o cânone e para os que ainda se ocupam dele. Autores contemporâneos têm sempre que enfrentar avaliações canônicas e é com isso que queremos romper.

No PACC/UFRJ funciona o Laboratório de Teorias e Práticas Feministas, envolvendo alunos de graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Nós todas atuamos no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ e somos também pesquisadoras ligadas a diversos órgão financiadores.

Na coordenação do PACC atua de forma extremamente provocadora a Profa. Heloisa Buarque de Hollanda que publica intensamente produzindo livros que têm promovido o debate sobre feminismo de forma intensa.

Ficamos contentes de, em tempos tão difíceis para a pesquisa no Brasil, recebermos o apoio da FAPERJ para um evento como esse, o que representa um reconhecimento do nosso trabalho.

Estou certa de que o webinário será um sucesso.”

Posts recentes

18 de maio de 2022 in Blog

Design de capa de livro e autógrafo de Patti Smith com Fabio Uehara

Quando o designer da capa do livro ganha a autora como fã Último ano antes da pandemia, fim de 2019. Patti Smith veio ao Brasil para se apresentar, ícone da…
Read More
17 de maio de 2022 in Blog

Professores de tradução da LabPub conversam em podcast

Érico Assis entrevista Cassius Medauar em episódio do podcast Notas dos Tradutores Cassius Medauar é o entrevistado especial no episódio 4 da terceira temporada do podcast Notas dos Tradutores, com…
Read More
11 de maio de 2022 in Blog

É na aquisição que tudo começa numa editora de livros

Podcast Batendo Prova traz as experiências de dois editores de aquisição de livros Intrínseca, Sextante e a então pequena editora inglesa que lançou Harry Potter estão entre os casos em…
Read More

Nossos cursos

6 de abril de 2021 in Cursos, Todos

SEO para Editoras: estratégias para ganhar relevância no Google e se destacar da concorrência

Estar no topo do ranking dos resultados de busca do Google é o desejo de praticamente todas as empresas. Uma posição relevante garante à organização maior competitividade, visibilidade, e até…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Espanhol-Português

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais, enquanto analisa os seus e outros processos de tradução. O curso Prático de Tradução…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Inglês-Português – Turma 6

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais. O Curso Prático de Tradução de Livros - Inglês-Português é um ambiente para quem…
Read More