LITERATURA E FEMINISMO: CRIAÇÃO, CRÍTICA, TEORIA

By 27 de janeiro de 2021 Blog

LITERATURA E FEMINISMO: CRIAÇÃO, CRÍTICA, TEORIA

Hoje e amanhã (28 e 29 de janeiro), pesquisadoras e autoras vão debater a escrita literária feita por mulheres e sobre mulheres. O webinário é gratuito.

As inscrições podem ser feitas por este link: https://www.eventials.com/labpub/events/literatura-e-feminismo-criacao-critica-teoria/

Cidinha da Silva, Noemi Jaffe, Maria Galindo, Paloma Vidal, Luiza Geisler são apenas alguns dos nomes que estão nas mesas. Para saber mais sobre o evento, acesse a página do PACC-UFRJ no Facebook:

https://www.facebook.com/PACC-Programa-Avan%C3%A7ado-de-Cultura-Contempor%C3%A2nea-da-UFRJ-102152728082857

 

Conversa com Beatriz Resende, organizadora do webinário

A newsletter da LabPub fez três perguntas a Beatriz Resende, coordenadora do PACC, o Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 1) Qual foi a motivação desse evento? 2) Na literatura, o cânone ainda é muito masculino? 3) Como vem sendo a atuação do PACC nos estudos da literatura feita por mulheres?

Há muitos anos o Programa Avançado de Cultura Contemporânea trabalha com questões de gênero e raça. Eu, particularmente, trabalho também muito com ficção contemporânea.

A intenção desse webinário foi trazer para debate a literatura de altíssima qualidade produzida por mulheres no Brasil hoje.

Como nosso olhar é sempre feminsta, foi natural ir além do literário e cruzar a leitura com as novas epistemologias exigidas por estudos que se ocupam de arte, literatura e cultura.

Dar visibilidade a ficcionistas e teóricas que publicaram muito recentemente foi uma vontade e uma necessidade. O evento quer discutir obras que se ocupam de mulheres escritas por mulheres.

Se o cânone ainda é masculino, pior para o cânone e para os que ainda se ocupam dele. Autores contemporâneos têm sempre que enfrentar avaliações canônicas e é com isso que queremos romper.

No PACC/UFRJ funciona o Laboratório de Teorias e Práticas Feministas, envolvendo alunos de graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Nós todas atuamos no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ e somos também pesquisadoras ligadas a diversos órgão financiadores.

Na coordenação do PACC atua de forma extremamente provocadora a Profa. Heloisa Buarque de Hollanda que publica intensamente produzindo livros que têm promovido o debate sobre feminismo de forma intensa.

Ficamos contentes de, em tempos tão difíceis para a pesquisa no Brasil, recebermos o apoio da FAPERJ para um evento como esse, o que representa um reconhecimento do nosso trabalho.

Estou certa de que o webinário será um sucesso.”

Posts recentes

5 de maio de 2021 in Blog

Conta+ de Histórias em Quadrinhos, com Paulo Ramos

Aguçadas HQs, mais aguçada a leitura Professor na Universidade Federal de São Paulo, jornalista, doutor em Filologia e Língua Portuguesa, Paulo Ramos é um dos mais respeitados especialistas em HQs…
Read More
27 de abril de 2021 in Blog

Conta+ de tradução de livros do Brasil para o inglês, com Ana Ban

Tradutora e agente literária internacional investigou a presença brasileira no exterior Ela é agente literária em ação nos EUA, também uma das mais procuradas tradutoras do inglês e do francês…
Read More
23 de abril de 2021 in Blog

Conta+ de poesia e pele negra no Brasil, com Jovina Souza

Jovina Souza em verso e vida Jovina Souza fala de seus versos, já publicados em quatro livros, além de antologias, e recitados em festivais de literatura, dando potência à sua…
Read More

Nossos cursos

25 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More
24 de abril de 2021 in Cursos, Lab+, Todos

Além do Conto da Aia: o feminino e a narrativa na obra de Margaret Atwood

Margaret Atwood nasceu em 1939, em Ottawa, capital do Canadá. Famosa principalmente por sua ficção e por sua perspectiva feminista, Atwood publicou mais de quarenta livros, incluindo poesia e ensaios.…
Read More
23 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor e Autor Profissional de Livros Eróticos

Embora o mercado de livros eróticos seja ignorado pelos prêmios literários e pela crítica em geral, o consumo não para de aumentar. O que foi acentuado após o lançamento do…
Read More