LER: diversidade no palco e no público

By 24 de maio de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Eventos

LER: diversidade no palco e no público

Entre os dias 17 e 20 de maio, aconteceu no Rio de Janeiro a LER – Salão Carioca do Livro, na Biblioteca Parque, e a LabPub participou, no dia 18, com oito oficinas.

Ao entrar na Biblioteca, um misto de sensações. Prazer em entrar num lugar lindo, moderno e grandioso. Tristeza por saber que ela esteve fechada por um ano e quatro meses, por falta de verba (a reabertura oficial ainda é uma dúvida). A LER realmente acertou em fazer o evento ali: o tamanho perfeito e a estrutura adequada resultaram num salão sempre cheio e com programação para todos os gostos.

A LabPub levou quatro professores: Camila Cabete, Bruno Mendes, Mariana Rolier e eu, Cassia Carrenho. Em duas sessões por tema, abordamos listas dos mais vendidos, marketing digital, produtos digitais e a profissão do editor.

O público foi algo bem interessante. Desde autores independentes, passando por estudantes querendo saber mais sobre o trabalho editorial, profissionais e até curiosos que estavam esperando por outros eventos.

A experiência, mais uma vez, mostrou que muitos jovens estão buscando formação para entrarem nesse mercado de trabalho e, cada vez mais, leigos querem entender melhor tudo o que cerca os livros.

Em uma das minhas palestras, quando perguntei quem pesquisava lista dos mais vendidos para comprar livros, fui surpreendida por vários participantes que disseram “sim”… Com isso, tive até que repensar um dos slides da apresentação, que trazia uma informação contrária!

Além das palestras da LabPub, a LER promoveu debates, mesas, lançamentos, um programa especial para estudantes, além de um espaço para editoras. De divas da literatura brasileira, como Marina Colasanti, a autores com inúmeros fãs adolescentes, como Raphael Montes. Tinha um pouco de tudo, como deve ser.

Outro destaque foi o espaço KDP Kindle, logo na entrada, com palco próprio, por onde passaram vários autores falando sobre autopublicação e literatura.

Para a LabPub, uma escola com cursos para o mercado editorial, é um grande estímulo ver uma nova geração buscando educação, principalmente em um espaço público tão importante para a cidade do Rio de Janeiro.

Se a Biblioteca voltará a operar? É ver para crer. Torcemos por isso e por mais eventos com diversidade no palco e no público.

Posts recentes

29 de novembro de 2019 in Blog

Jabuti 2019

Jabuti 2019 Por André Argolo O povo do livro já tem um charme usual no dia a dia. Em noite de festa, capricha. Forma&Conteúdo. Esse mundo, esse campo, esse cercado,…
Read More
7 de novembro de 2019 in Blog

Uma PanaCota diferente

Uma PanaCota diferente Por Nanete Neves Há tempos que a escritora Paula Bajer pensava em produzir um podcast. No início de 2019, ela jogou a ideia durante uma reunião do Mulherio…
Read More
24 de outubro de 2019 in Blog

Como que as histórias surgem?

Como que as histórias surgem? Foram quatro palavras que me acompanharam aquele dia, me fazendo procurar respostas para uma pergunta talvez impossível de responder. "Tua mente me espanta", foi o…
Read More

Nossos cursos

5 de dezembro de 2019 in Cursos

Curso Vendas para o Mercado de Livros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
2 de dezembro de 2019 in Cursos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
26 de novembro de 2019 in Cursos

Academia de autores – Black Friday

O curso Academia de Autores tem o objetivo de capacitar autores a formar uma trajetória sólida na produção de conteúdo editorial, conhecendo toda a cadeia do livro e as possibilidades de desenvolvimento…
Read More