LER: diversidade no palco e no público

By 24 de maio de 2018 junho 12th, 2020 Blog

LER: diversidade no palco e no público

Entre os dias 17 e 20 de maio, aconteceu no Rio de Janeiro a LER – Salão Carioca do Livro, na Biblioteca Parque, e a LabPub participou, no dia 18, com oito oficinas.

Ao entrar na Biblioteca, um misto de sensações. Prazer em entrar num lugar lindo, moderno e grandioso. Tristeza por saber que ela esteve fechada por um ano e quatro meses, por falta de verba (a reabertura oficial ainda é uma dúvida). A LER realmente acertou em fazer o evento ali: o tamanho perfeito e a estrutura adequada resultaram num salão sempre cheio e com programação para todos os gostos.

A LabPub levou quatro professores: Camila Cabete, Bruno Mendes, Mariana Rolier e eu, Cassia Carrenho. Em duas sessões por tema, abordamos listas dos mais vendidos, marketing digital, produtos digitais e a profissão do editor.

O público foi algo bem interessante. Desde autores independentes, passando por estudantes querendo saber mais sobre o trabalho editorial, profissionais e até curiosos que estavam esperando por outros eventos.

A experiência, mais uma vez, mostrou que muitos jovens estão buscando formação para entrarem nesse mercado de trabalho e, cada vez mais, leigos querem entender melhor tudo o que cerca os livros.

Em uma das minhas palestras, quando perguntei quem pesquisava lista dos mais vendidos para comprar livros, fui surpreendida por vários participantes que disseram “sim”… Com isso, tive até que repensar um dos slides da apresentação, que trazia uma informação contrária!

Além das palestras da LabPub, a LER promoveu debates, mesas, lançamentos, um programa especial para estudantes, além de um espaço para editoras. De divas da literatura brasileira, como Marina Colasanti, a autores com inúmeros fãs adolescentes, como Raphael Montes. Tinha um pouco de tudo, como deve ser.

Outro destaque foi o espaço KDP Kindle, logo na entrada, com palco próprio, por onde passaram vários autores falando sobre autopublicação e literatura.

Para a LabPub, uma escola com cursos para o mercado editorial, é um grande estímulo ver uma nova geração buscando educação, principalmente em um espaço público tão importante para a cidade do Rio de Janeiro.

Se a Biblioteca voltará a operar? É ver para crer. Torcemos por isso e por mais eventos com diversidade no palco e no público.

Posts recentes

8 de julho de 2020 in Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Cabral, Coralina, Drummond e você Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros Tome essa palavra por seus múltiplos sentidos nesse caso: são encontros com professores e professoras, com alunas e alunos de todo o país,…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

Ubu firma parceria com a LabPub A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação. Nessa…
Read More

Nossos cursos

6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More
15 de junho de 2020 in Cursos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 5

O curso foi criado com o propósito de auxiliar os profissionais editoriais a se tornarem hábeis na tarefa de traduzir livros de ficção e não ficção – principalmente os mais…
Read More