Introdução à filosofia de Karl Marx: o capital e além

By 17 de abril de 2020 julho 1st, 2021 Lab+, Todos
 
 

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE KARL MARX: O CAPITAL E ALÉM

O objetivo deste curso é discutir a filosofia de Karl Marx, desenvolvendo seu
pensamento acerca do capitalismo no contexto geral de sua obra.

Horas/Aula
08 horas de videoaulas
Início
28.06.2021
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
28 e 30 de Junho
05 e 07 de Julho
Segundas e quartas
Das 19h às 21h10

Descrição

O objetivo deste curso é discutir a filosofia de Karl Marx, desenvolvendo seu pensamento acerca do capitalismo no contexto geral de sua obra. Para isso, é importante pensarmos as origens de sua filosofia, a reação entre Marx e seus contemporâneos, a consolidação de sua crítica da economia política e os inúmeros desdobramentos que suas teses teriam na história do pensamento moderno. Dito isto, mais do que uma abordagem economicista do pensamento de Marx, nos focaremos em sua obra como uma obra filosófica, que se espraia em diferentes direções e instaura uma tradição voltada a questões diversas. Ao abordar a interpretação marxiana do modo de produção capitalista, veremos de que modo o capitalismo abarca a vida social de forma ampla, para além das relações de troca, destacando também os problemas de seu pensamento e as contradições próprias que tomaram ao longo da história do Século XX, principalmente.

Conteúdo

AULA 1: INTRODUÇÃO

Aula introdutória ao pensamento de Karl Marx. Debateremos a biografia de Marx e o contexto histórico em que o pensador se inseriu. Dando destaque às matrizes filosóficas que informaram a filosofia marxiana, veremos as contradições políticas e sociais que levaram ao desenvolvimento de sua crítica da economia política.

TEMAS: A Alemanha do Século XIX / A trajetória intelectual de Karl Marx / Os “jovens hegelianos” e o desenvolvimento do socialismo científico / os “Manuscritos de Paris”.

AULA 2: MARX, PENSADOR DA REVOLUÇÃO

Debate sobre os trabalhos filosóficos de Marx antes de O Capital. Analisaremos as ideias presentes em textos como “Crítica ao programa de Gotha”, “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, “A Sagrada Família” e “Teses sobre Feuerbach”, até chegarmos no “Manifesto do Partido Comunista”, incluindo sua querela com os pensadores anarquistas. Veremos, nesta discussão, como a obra de Marx se articula como um grande panorama político do Século XIX, desenvolvendo progressivamente o método “dialético materialista” que marcaria o pensamento marxiano.

TEMAS:  Filosofia Crítica / Marxismo e Anarquismo / Método dialético materialista.

AULA 3: O CAPITAL

Debate aprofundado sobre a crítica da economia política de Marx consolidada em O Capital, principalmente no primeiro volume. Foco nas discussões sobre os conceitos de acumulação primitiva, fetichismo da mercadoria e estranhamento.

TEMAS: Capitalismo / Acumulação Primitiva / Fetichismo da mercadoria / Estranhamento

AULA 4: PARA ALÉM DE MARX

Foco na herança marxiana em duas trajetórias distintas: primeiro, a interpretação sociológica do processo de consolidação do capitalismo na obra de Florestan Fernandes, e segundo, o desdobramento da teoria marxiana no pensamento de Walter Benjamin, em que se analisam os processos culturais da sociedade capitalista.

TEMAS: Florestan Fernandes / Sociedade Escravista / Walter Benjamin / Capitalismo e Religião

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 03 parcelas
À vista via transferência bancária: desconto de 5%

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

GUSTAVO RACY

Doutor em Ciência Sociais pela Universidade da Antuérpia, editor da Sobinfluencia Edições. Membro do Visual and Digital Cultures Research Center (ViDi) – Universidade da Antuérpia e do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional (NACI) – PUC-SP.

Referências

BENJAMIN. W. 2010. “O Capitalismo como Religião”. In. O Capitalismo como Religião. São Paulo: Boitempo editorial.

FERNANDES, F. 2004. “A Sociedade Escravista no Brasil”. In: Octavio Ianni (org.). Florestan Fernandes: sociologia crítica e militante. São Paulo: Expressão Popular.

MARX, K. 1867. “Manuscritos Econômico-Filosóficos”. In: Erich Fromm. O Conceito Marxista de Homem. Rio de Janeiro: Zahar editores.

_______.  2006. O Capital. Crítica da Economia Política. Vol. I. O Processo de Produção do Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

_______. 2012. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo editorial.

_______. 2011. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo editorial.

_______. 2010. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo editorial.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA