Gramática para Editores e Revisores

By 25 de agosto de 2020 setembro 16th, 2020 Cursos, Todos
 
 

GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES

O curso tem como objetivo apresentar a escrita
formal brasileira contemporânea com intuito de dar
consistência a produção editorial de textos, sem
ficar preso a repetição monótona de regras.

Horas/Aula
18h de videoaulas
Início
05.10.2020
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
05, 07, 14, 19, 21, 26 e 28 de outubro
04 e 09 de novembro
Das 19h00 às 21h10

Descrição

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes.

Editores e editoras são, diante de público, uma das faces mais tradicionais na construção da escrita. As orientações dadas às equipes de edição são ainda as mais resistentes ao contínuo dinâmico fala/escrita. Não obstante, a língua varia e muda, queiramos ou não. Dar-se conta e entender as razões e as dinâmicas da variação e da mudança é a única forma de deixar de nos reger pela métrica de uma gramática ainda refém do pensamento gramatical do século XIX e o único modo de editar mais contemporaneamente.

Pensar em gramática para editoras(es) é apontar — sempre no registro da variação e mudança linguísticas — para o texto, para o discurso, para o gênero, para a interação verbal, para a relação entre forma linguística e contexto como fatores mais decisivos e produtivos do que a monótona repetição de regras gramaticais abandonadas há décadas pelos estudos da linguagem.

O curso Gramática para Editores foi desenvolvido para permitir aos participantes desenvolverem suas habilidades de modo a elevarem a qualidade dos textos que dão a público.

O curso analisará os elementos básicos da gramática brasileira, incluindo as classes gramaticais e os conceitos de pontuação e regência.

Também será abordada a estrutura de frases, substantivos e pronomes, os tempos verbais, além do uso de adjetivos, advérbios e algumas das melhores práticas para usar essas classes gramaticais com eficiência e segurança.

No curso, vamos trazer para o centro da conversa a modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo no campo da edição pensado em dar consistência à produção editorial.

Esse curso online, com 18 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a desenvolver habilidades gramaticais indispensáveis, auxiliando na aplicação de conceitos para obter equilíbrio, ênfase e elegância nos textos.

Objetivo

O curso Gramática para Editores e Revisores tem como objetivo, partindo da visão gramatical tradicional, apresentar a escrita formal brasileira contemporânea, no intuito de dar consistência e contemporaneidade à produção editorial de textos.

Conteúdo

Aula 1: Abertura – A gramática como teoria, jamais como doutrina
Aula 2: Problemas de construção
Aula 3: A coordenação
Aula 4: A subordinação
Aula 5: O encadeamento
Aula 6: A concordância
Aula 7: A regência
Aula 8: No centro, os verbos
 Aula 9: Fechamento – Nunca ser ambíguos para sempre dizer o que vem ao caso

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

Marcos Marcionilo

Psicanalista em formação, fez filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também cursou o mestrado em filosofia contemporânea, com estudos sobre a psicanálise na obra de Michel Foucault, sob a orientação de Salma Tanus Muchail. É editor e sócio proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística. Atua também como tradutor, com mais de 80 obras traduzidas. É membro do Conselho Curador da 62ª edição do Prêmio Jabuti 2020, promovido pela Câmara Brasileira do Livro [CBL].

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA