Vídeo
Descrição
Clarice Lispector costumava dizer que toda vida, se bem escrita, daria um livro. E ela estava certa, mas é preciso saber fazer. Este curso é especialmente voltado para pessoas interessadas em se capacitar como profissionais da escrita para poderem atuar como ghost-writer (escritor fantasma) ou escritor de biografia – aqueles que transformam o conteúdo do outro em livro.
Com o crescimento do mercado leitor, cada vez mais as editoras convidam personalidades das mais diversas áreas para eternizarem suas experiências em formato de livro. São professores, presidentes de grandes corporações, políticos, palestrantes, especialistas das mais variadas atividades com muito a ensinar, assim como artistas e celebridades. Mas embora honrados com o convite, alguns deles não têm tempo ou facilidade para escrever. Quando isso acontece, as editoras oferecem um profissional capaz de ajudar a transformar esses livros em realidade.
Conceber, redigir e editar um livro contando a história do outro requer um bom domínio da língua, redação, edição e pesquisa. Portanto, o ghost-writer ou biógrafo precisa saber ouvir e conduzir as entrevistas para tirar o melhor conteúdo do autor. E mais: em alguns casos, ser capaz de construir uma narrativa na voz e no timbre daquele autor, de forma que ele se reconheça nesse livro e seja reconhecido pelos seus leitores.
O escritor, contudo, precisa ter o ego resolvido, porque por mais que se esforce, em muitos trabalhos seu nome não constará nas obras que desenvolveu. É um mercado em expansão capaz de proporcionar uma boa renda mensal e grande satisfação pessoal. Grandes escritores brasileiros como Clarice Lispector, Fernando Sabino e Autran Dourado sobreviveram com esse trabalho.
Embora trate também de biografia, o enfoque do curso será na capacitação para a atividade de Ghostwriting.
Conteúdo
- Reconhecimento dos diversos gêneros de livros: biografia, autobiografia e memórias
- Ler como escritor
- O projeto editorial
- Compilando o conteúdo do outro
- Técnicas de entrevista
- O rigor na pesquisa
- Os diferentes tipos de trabalho de criação: o autor, o ghost, o coautor, o “depoimento a…”, com exemplos conhecidos e recentes
- O trabalho do ghost como profissional da escrita e o seu papel no mercado editorial de não-ficção
- Ética e postura profissional
- O texto no timbre do “autor”
- O trabalho por encomenda
- A relação do ghost com o “autor” e a editora
- Como contar histórias dos outros, de empresas, de cidades etc
- Dicas de texto (limpeza, concisão, objetividade, o texto jornalístico, a prosa poética)
- Estilo, fluência e sujeito narrativo
- Como conceber, criar um livro e apresentar a obra para a editora
Dinâmica
- Leitura de textos inspiradores
- Dicas, exercícios de texto e de entrevista com avaliação
- Indicação de trabalhos e leituras para desenvolvimento complementar
- Exercício da leitura atenta e crítica.
Bibliografia
Minha pele, de Lázaro Ramos; Furacão Elis, de Regina Echeverria; Minha razão de viver, de Samuel Wainer; Clarice, de Benjamim Moser; Paixão Pagu, a autobiografia precoce, organização de Geraldo Galvão Ferraz; e as biografias não-autorizadas: Estrela Solitária: Um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro; Bowie – a Biografia, de Marc Spitz ; John Lennon – a vida, de Philip Norman.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professora
Nanete Neves
Nanete Neves é paulistana, jornalista e escritora, com duas pós-graduações em escrita literária. Hoje vive de escrever, editar e ministrar oficinas. É autora do ebook paradidádico Transforme sua vida em livro (2020, Amazon Kindle); da novela De âmbar e trigo (Alink Editora, 2016); do livro de memórias-reportagem O Poeta e a foca (2015, agora disponível como livro físico e digital na Amazon/Kindle), em que conta como conseguiu a primeira entrevista de Drummond para a imprensa quando ainda era novata na carreira; Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013), de mini e microcontos, e de Lavoura dourada (Évora, 2010). Participa de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.
- Bloga em http://naneteblog.
wordpress.com/. - Mantém a fanpage https://www.facebook.
com/nanetenevesescritora/