Fundamentos de Roteiro e Narrativa: Como criar histórias para filmes

By 8 de agosto de 2019 outubro 16th, 2019 Cursos
 

FUNDAMENTOS DE ROTEIRO E NARRATIVA:
COMO CRIAR HISTÓRIAS PARA FILMES

Com o objetivo de apresentar esse mundo da direção de cinema
e da elaboração de roteiros e da narração de boas histórias,
criamos o curso Fundamentos de roteiro e narrativa:
como criar histórias para filmes.

Horas/Aula
12 Horas
Início
23 de Setembro
Dias
-
Modalidade
EaD Gravado - Aula ao vivo 09/11

Descrição

Quem pensa em se aventurar no cinema ou na literatura para ter uma vida de glamour, regada a prazeres dionisíacos, acabará descobrindo que isso não passa de uma fantasia vendida pelo mercado. O verdadeiro prazer de um diretor/escritor é ver seus mundos imaginários materializados e transmitir seus sentimentos para outras pessoas na esperança de que elas também compartilhem de seus anseios.

Com o objetivo de apresentar esse mundo da direção de cinema e da elaboração de roteiros e da narração de boas histórias, a LabPub convidou Marcos DeBrito, premiado Diretor, Produtor e Roteirista de cinema além de autor publicado pelas editoras Rocco e Faro Editorial, que ministrará o curso Fundamentos de roteiro e narrativa: como criar histórias para filmes.

Dividido em quatro etapas, o curso apresentará os conhecimentos básicos imprescindíveis para aqueles que querem se aventurar no ramo audiovisual, seja dirigindo cena ou criando histórias para as telas.

Em tom de conversa, sem enrolação, Marcos DeBrito vai transmitir as noções básicas do que é necessário saber para se tornar um Diretor de Cinema, Roteirista ou Escritor de Romances, mesclando seus conhecimentos adquiridos, experiência pessoal e inclinação para ser um contador de histórias. Os tópicos abordados são de extrema importância para entender onde estamos hoje, tanto na evolução de linguagem e tecnologia como em nossa carência por bons roteiristas.

Na primeira etapa serão apresentadas as noções de Direção sob o ponto de vista de um profissional atuante no mercado, ilustrando todos os processos necessários que levam desde a concepção de uma ideia na cabeça até sua projeção nas salas comerciais.

Na segunda, Marcos irá resumir os pontos fundamentais para contar uma boa história, tanto no cinema quanto na literatura. Como a essência da narrativa é a mesma para todos os ramos da escrita, não seria proveitoso ensinar formatação de roteiro sem antes desmembrar como se constrói uma trama interessante, com personagens fortes e diálogos bem formulados.

No terceira, serão abordadas as particularidades de como é escrever para o cinema. As diferenças do roteiro para um romance, sua formatação, melhores maneiras de expor conteúdo em tela, como um texto deve ser entregue a um Diretor e tudo que é de responsabilidade de um Roteirista até que veja sua história na tela grande.

Na última etapa, DeBrito fará uma análise dos trabalhos feitos pelos alunos, e mostrará o que funciona e o que pode ser melhorado.

Neste curso, além das aulas, o aluno que se inscrever ganhará, com exclusividade, o e-Book Criando Mundos: Sua ideia na tela grande, que inclui todo o conteúdo das aulas para acesso a qualquer momento.

Indicado para quem esteja em dúvida de investir em uma faculdade audiovisual, ingressar nesse mercado, ou, simplesmente, para quem quer entender um pouco mais sobre o processo criativo, prático e teórico do ramo.

Objetivo

Este é um curso para o verdadeiro contador de histórias. Se o seu mundo ficcional grita para existir nas páginas de um livro ou nos enquadramentos de uma câmera, o curso Fundamentos de roteiro e narrativa mostrará como atingir essas metas de maneira objetiva.

O propósito é que o aluno termine o curso não apenas com toda a base narrativa para contar uma ótima história, mas que também consiga escrever sua ideia como roteiro cinematográfico e entender todos os processos de uma produção audiovisual.

Cinema é um ramo que implora por profissionais criativos e esse curso fará com que os autores saibam o necessário para explorá-lo, seja através da escrita ou fazendo seu próprio filme.

Público Alvo

Pessoas que estejam cogitando cursar uma faculdade de cinema para ingressar no mercado, iniciantes da área audiovisual em busca do seu caminho no ramo, autores que queiram adaptar suas obras como roteiro cinematográfico e também aspirantes a escritores que gostariam de aprender as noções básicas da narrativa.

Conteúdo

Com 6 horas de vídeos gravados, exercícios práticos, o e-book gratuito Criando Mundos: sua história na tela grande e uma aula ao vivo em que Marcos DeBrito analisará os textos dos alunos e mostrará o que funciona e o que pode ser melhorado, o curso está organizado nos seguintes módulos:

OS PRIMEIROS DESAFIOS

  • Dificuldades iniciais
  • Vencendo a página em branco
  • Formando equipe

DIREÇÃO

  • O Diretor
  • Eixo Visual X Eixo Dramático
  • A Evolução da Imagem
  • Decupagem
  • As Bíblias do Set
  • Entrando em Ação
  • Montagem e Finalização
  • Incentivos e Patrocínio
  • Mercado Exibidor

CONTANDO HISTÓRIAS

  • Uma Boa História
  • A Jornada do Herói
  • Os Diferentes Tipos de Enredo
  • Os Elementos Principais de uma História
  • Em Busca do Cálice Sagrado
  • Os Principais Marcos Narrativos
  • Construção de Diálogo

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

  • Particularidades do Roteiro
  • Exposição do Conteúdo
  • Primeiros Passos (storyline, sinopse e argumento)
  • Formatação para Cinema

STORYBOARD – Capítulo Extra

  • Visualizando as Cenas

Professores

Marcos DeBrito

É cineasta e escritor de romances reconhecido por seu estilo ousado de manipular imagens e letras. Sua paixão por contar histórias o fez se destacar em ambos os mercados, angariando fãs e críticas positivas nos mais variados veículos de comunicação. É natural de Florianópolis, Santa Catarina, morou também em Brasília e norte dos Estados Unidos e escolheu São Paulo para estudar e evoluir profissionalmente.

Formado no curso de cinema da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em 2003, iniciou a carreira no audiovisual como curta-metragista, arrecadando diversos prêmios em conceituados Festivais pelo Brasil, além de ter seus trabalhos exibidos em algumas das principais mostras mundiais e canais de televisão na Espanha, Polônia e Itália.

Seu livro de estreia, À Sombra da Lua, foi publicado pela editora Rocco em 2012 e indicado ao Jabuti de Melhor Romance do ano em 2013. Em 2016, assinou com a Faro Editorial para o lançamento do romance O Escravo de Capela em 2017 e A Casa dos Pesadelos em 2018.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA