Vídeo
Descrição
Mais do que trabalhar com o texto e na aquisição de obra, a função de Publisher abrange toda a cadeia produtiva do livro. Ele é o responsável por fazer o negócio funcionar, coordenando ou executando as diversas etapas necessárias para fazer com que um original escrito por um autor se torne um produto rentável.
As atividades que uma editora precisa desenvolver para colocar um livro no ponto de venda são amplos e complexos.
A ideia deste curso é auxiliar as pessoas que estão começando na carreira editorial, aqueles recém-chegados e até mesmo os mais experientes que desejam ouvir de profissionais experientes o que deve fazer um Publisher para tornar uma editora eficiente.
Partindo das características que uma editora de sucesso deve ter, passando pela aquisição de direitos, história do mercado, canais de comercialização, produtos digitais, marketing, produção editorial, direitos autorais e chegando nos conceitos principais de gestão financeira, as aulas do Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora foram pensadas para resumir em um único curso o que um profissional deve ser saber para conduzir uma editora em um mercado que movimenta mais de R$ 5 bilhões por ano.
Objetivo
O curso Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora tem como objetivo tornar o participante apto a gerenciar toda a cadeia produtiva do livro, levando em conta todas a mudanças que o setor vem passando nos últimos anos. Para isto serão abordados os seguintes tópicos:
- Características de uma editora de sucesso
- Aquisição de títulos e autores
- 100 nomes mais importantes da edição no Brasil
- Fatos mais importantes do mercado que estão influenciado a indústria
- Canais de comercialização
- Produção editorial
- Produtos digitais – e-book e audiolivro
- Marketing digital
- Direitos autorais
- Gestão financeira
Conteúdo
Módulo 1: Característica de uma editora de sucesso – Mariana Rolier (2 horas)
- O que é uma editora.
- O objetivo de uma editora.
- Conhecimento, curadoria e processos.
- A transformação de criadores à influenciadores.
- Acreditar nas histórias.
- Aposta em originais.
- Vender ideias.
Módulo 2: Aquisição de Títulos e Autores – Mariana Rolier (2 horas)
- O papel dos agentes literários e sua importância na formação de catálogos.
- Comercialização de direitos autorais e reprodução.
- A relação com o escritor e editores.
- O processo de localizar e contratar escritores.
- O processo de formação de catálogo.
- Prospecção de autores e obras.
Módulo 3: Mercado em Notícias – Leonardo Neto (2 horas)
- As notícias mais relevantes para entender o momento do mercado de livros.
- Produção e venda.
- Vendas no varejo.
- Perfil do leitor.
- A crise da Livraria Cultura e da Saraiva.
- As boas notícias vindas das livrarias.
Módulo 4: 100 nomes da edição no Brasil – Leonardo Neto (2 horas)
- Os maiores nomes da indústria editorial brasileira: Monteiro Lobato.
- Francisco de Paula Brito. Francisco Alves. Ênio Silveira. Érico Veríssimo.
- José Olympio e outros.
- Os pioneiros.
- Os revolucionários.
- Os combatentes.
Módulo 5: Canais de Comercialização – Luciana Borges (2 horas)
- Panorama do mercado.
- Vendas para o setor público.
- Vendas para o mercado privado.
- Vendas para o terceiro setor.
- Venda de produtos digitais.
Módulo 6: Direitos Autorais – (2 horas)
- Introdução ao direito autoral e legislação vigente.
- Como produzir um livro respeitando direitos de propriedade intelectual.
- Biblioteca Nacional – ISBN, depósito legal, registro de conteúdo.
- Cálculo de apuração de direitos autorais.
- Pagamentos de remessas internacionais.
Módulo 7: Marketing Digital – Taty Leite (4 horas)
- Por onde começar.
- Criando a ideia de autoridade.
- Chamando atenção.
- Funil de relacionamento.
- A importância de uma estratégia criativa: público-alvo, descobrível, compartilhável, inspiracional, acessível, consistente.
Módulo 8: Gestão Financeira – André Castro (2 horas)
- A equação do ganho financeiro: lucro operacional e investimento em capital de giro.
- A formação do lucro operacional: preço de capa, faturamento, custos e despesas variáveis, custos fixos.
- Investimento em capital de giro: giro do estoque, prazo de recebimento de vendas, prazo de pagamento de compras, investimento de direito autoral.
Módulo 9: Produtos Digitais – e-book e audiolivro – Guilherme Kroll (2 horas)
- História.
- Etapas de produção.
- Negociação de direitos.
- Onde vender.
- Organização de conteúdo.
Módulo 10: Produção Editorial – Carla Bettelli (4 horas)
- Edição.
- Produção editorial.
- Gestão do processo de produção.
- Profissionais envolvidos nas diversas etapas.
- As diferenças de produção em grandes e pequenas editoras.
- As etapas de pré-produção: seleção de originais, line editing e preparação de texto.
- O percurso na produção: projeto gráfico, revisões, paratextos e capa.
- Produção gráfica.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
MARIANA ROLIER
Editora de Aquisição e Publishing Manager na Storytel Brasil. Atua há quase duas décadas no mercado editorial. Já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco, Leya e HarperCollins Brasil. Possui experiência na criação de selos e no lançamento de best-sellers, como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”
LEONARDO NETO
Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-GO. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla.
LUCIANA BORGES
Graduada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Pedagogia empresarial e Marketing pela Universidade Candido Mendes, também cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Atuou na fusão das Editoras Objetiva e Companhia das Letras quando assumiu a diretoria comercial do Grupo Companhia das Letras, onde trabalha até hoje. Com grande experiência nas áreas comercial, marketing e vendas institucionais foi responsável por grandes equipes e projetos importantes.
GUILHERME KROLL
Cofundador e Editor da Balão Editorial. Formado em Editoração pela ECA-USP. Possui experiência na publicação de HQs, literatura e livros acadêmicos. Desenvolveu uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Jabuti e na HQMix.
TATIANY LEITE
Criadora do canal Vá ler um livro. Apaixonada por internet e literatura. Faz parte do canal Blablálogia e já trabalhou na MTV Brasil e YouTube Space SP e, além disso, teve seus textos publicados na Revista TPM, Trip, Revista Capricho, Revista da Cultura, Jornal Rascunho entre outros.
LILIANE LEITE
Advogada. Especialista em Direito Contratual pela COGEAE – PUC/SP e em Propriedade Intelectual e Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direitos Autorais, Entretenimento e Publicidade da Associação Paulista de Propriedade Intelectual –ASPI. Membro Efetivo da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/SP e OAB/Guarujá. Membro da Comissão de Fashion Law do IASP.
ANDRÉ CASTRO
Cofundador e Diretor Acadêmico da LabPub. Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações e na HSM do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management (IAG/PUC-RJ).