Formação de Publisher – Avançado e completo | Turma 6

By 23 de julho de 2019 agosto 14th, 2019 Cursos
 

FORMAÇÃO DE PUBLISHER – AVANÇADO E COMPLETO | TURMA 6

O curso traz todas as etapas da edição de um livro e de como
gerenciar uma editora, com profundidade suficiente para
tornar-se um Publisher. Gestão editorial, digital, marketing,
vendas e finanças.

Horas/Aula
62 Horas
Início
16.09.2019
Dias
Duração: 13 semanas
Modalidade
EaD gravado, com 5 fóruns ao vivo

Descrição

Muitos profissionais do mercado editorial têm um grande conhecimento dentro de sua área, mas muitas vezes não conhecem com profundidade toda a cadeia do livro. Por necessidade, ou interesse, já que o cenário do mercado editorial atual pede profissionais com atuação mais ampla, é sempre necessário se atualizar, expandir possibilidades, conhecer formas de gerar e promover novos conteúdos.

O curso Formação do Publisher – Avançado e Completo apresenta todas as etapas do ciclo do livro: desde a concepção do projeto editorial, a prospecção de títulos e a produção editorial e gráfica, até chegar ao trabalho no ponto de venda e nas redes sociais, além de oferecer conhecimentos sobre Direitos Autorais e Gestão Financeira de Editoras.

Objetivo

O curso Formação do Publisher tem o objetivo de mostrar toda a cadeia de produção de um livro de forma compacta, dando uma visão geral das etapas do trabalho de um Publisher e as ferramentas para implementar sua gestão nas organizações onde trabalha. Para os que estão no início da carreira ou pretendem ampliar seus horizontes profissionais, é a melhor maneira de conhecer, de forma prática, tudo o que envolve a produção de um livro e o trabalho de um Publisher.

O objetivo do curso é capacitar profissionais a:

  • Saber o que é e como gerir um projeto editorial;
  • Conhecer as etapas da produção editorial, como preparação, revisão, provas;
  • Aprender como e onde adquirir títulos e autores;
  • Reconhecer possíveis best-sellers e tendências de mercado;
  • Conhecer todo o processo de produção gráfica: papel, gráficas, provas, tipos de impressão e acabamentos;
  • Entender a lei de Direito Autoral e elaborar contratos;
  • Saber como colocar um livro no ponto de venda e criar campanhas de marketing;
  • Compreender o que faz a assessoria de imprensa de uma editora para divulgar seu produto em jornais, revistas e sites;
  • Utilizar as redes sociais para comercializar, fidelizar e fortalecer o relacionamento com os leitores;
  • Implementar uma gestão financeira simples e acessível para uma editora, não importando o seu tamanho.

Conteúdo

Parte 1: Gestão editorial

  • Panorama do mercado editorial (4h)
  • Projeto editorial (4h)
  • Produção editorial (6h)
  • Aquisição de títulos e autores (4h)
  • Best-sellers: como identificar tendências (6h)
  • Produção Gráfica (4h)
  • Direitos Autorais (6h)

Parte 2: Gestão de marketing e vendas

  • Vendas de livros B2B (4h)
  • Marketing no ponto de venda (3h)
  • Redes sociais para livros (4h)
  • Assessoria de Imprensa (3h)

Parte 3: Gestão administrativa financeira

  • Finanças Fundamental para Editores (6h)
  • Contabilidade Fundamental para Editores (6h)

Parte 4: Webnars ao vivo

  • 5 aulas ao vivo de 1h30 cada, com temas a confirmar, que acontecerão concomitantemente à programação.

Professores

Alessandra Ruiz
Publisher e editora, com curso de especialização em Publishing pela Universidade de Yale, atua há 25 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde, Gente, Gutenberg e Sextante. Recentemente, abriu a sua própria agência literária, a Authoria. Foi professora convidada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp pelo Programa Professor Especialista Visitante em Graduação da universidade, deu aulas no MBA em Book Publishing da Casa Educação/Instituto Singularidades, além de ministrar diversas palestras, cursos e workshops sobre mercado editorial em diversas ocasiões.  Sua especialidade são os livros de trade, tanto de ficção quanto de não ficção, a elaboração de projetos editoriais e a prospecção de novos talentos.

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management (IAG/PUC-RJ); com especialização em International Publishing (Stanford University).

Cecilia Arbolave
Jornalista argentina formada na Universidad Austral (Buenos Aires) e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (São Paulo). É editora na Lote 42, uma das fundadoras da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes, e organiza a feira Miolo(s), na Biblioteca Mário de Andrade. Em 2017 foi júri do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.

Guilherme Filippone
Com mais de 10 anos de experiência no mercado Editorial, Guilherme Filippone é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e pós-graduado em Marketing pela FGV. Em 2016 ganhou a segunda edição do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro. Sua relação com o mercado editorial começou em 2006 no Grupo Editorial Record de onde saiu em 2011 para trabalhar na indústria fonográfica como International Label Manager na Universal Music Brasil. O período na música durou pouco mais de um ano, e em 2013 Guilherme voltou para Record assumindo a gerência de Marketing e Eventos. Depois 3 anos e cases de sucesso acumulados, partiu para um novo desafio na editora espanhola Planeta, onde, por um ano e meio, pode conhecer um pouco mais do marketing editorial de maneira global. Agora, em um novo desafio desde de junho de 2017, Guilherme é head do time de marketing do grupo Autêntica. Sua missão é continuar ampliando a leitura no Brasil através do conhecimento acumulado durante esses anos e de todo o novo que aprende diariamente.

Leonardo Neto
Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Depois de uma carreira de mais de 15 anos em comunicação corporativa e assessoria de imprensa na área Cultural, ele assumiu, em 2014, como editor-chefe do PublishNews, o maior portal de informações e de notícias sobre o mercado editorial brasileiro. Desde então, esteve na cobertura de importantes eventos como as feiras do Livro de Frankfurt, de Londres e de Buenos Aires. Em 2016 foi convidado pelo governo alemão para compor uma missão de editores brasileiros naquele país e, em 2019, foi eleito um dos três melhores jornalistas no mundo na cobertura do mercado editorial pela Feira do Livro de Londres e pela UK Publishers Association.

Luciana Borges
Graduada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Pedagogia empresarial e Marketing pela Universidade Candido Mendes, também cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Com 24 anos de experiência no mercado editorial, já trabalhou nas principais editoras do país começando sua carreira na Ediouro Publicações. Gerenciou o departamento comercial da Editora Bertrand Brasil e foi gerente comercial e marketing na Editora Nova Fronteira. Na Editora Objetiva, criou o departamento de vendas governamentais e depois passou à diretoria comercial. Atuou na fusão das Editoras Objetiva e Companhia das Letras quando assumiu a diretoria comercial do Grupo Companhia das Letras, onde trabalha até hoje. Com grande experiência nas áreas comercial, marketing e vendas institucionais foi responsável por grandes equipes e projetos importantes.

Luciana Fracchetta
Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil e ministrou um curso sobre Marketing Digital, no Espaço Cult, em São Paulo. Há 7 anos atua como coordenadora de marketing digital na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral.

Mariana Rolier
Há dezoito anos no mercado editorial, já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e foi responsável por livros de fantasia e terror como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. Atualmente é Gerente Editorial na HarperCollins Brasil.

Nathália Dimambro
Formada em Editoração pela ECA-USP, com monografia sobre a situação das mulheres no mercado editorial, e atualmente cursa sua segunda graduação em Letras – Português/Inglês na FFLCH-USP. Apaixonada por literatura infantojuvenil, há sete anos trabalha na Companhia das Letras, nos últimos cinco como editora do selo jovem, Seguinte. É editora da série A Seleção, de Kiera Cass, que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares no Brasil, e de autores como Lemony Snicket, Victoria Aveyard e Jennifer Niven.

Pedro Almeida
Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 25 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e autoajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais.
Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras; Landmark; W11 editores; Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, LeYa, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. É Publisher e sócio da Faro Editorial. Escreve regularmente para o Publishnews, coluna: “Leia antes de ver”, sobre o mercado editorial. Desde 2016, um dos curadores do Prêmio Jabuti.

Sintia Mattar
Graduada em Administração de Empresas pela FMU, especializada em Copyright pela Harvard Law School, participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995. Conta com mais de 20 anos de atuação no segmento editorial, tendo gerenciado os departamentos de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac & Naify Edições. Foi membro do Comitê Gestor do Projeto Brazilian Publishers e participa dos mais importantes eventos literários nacionais e internacionais, tais como Bienal do Livro, FLIP, Frankfurt e Bologna Book Fairs. Atualmente, é sócia da Trevisan | Mattar Consultoria em Direitos Autorais, escritório especializado em gestão de conteúdos protegidos.

Thiago Mlaker
Editor, com mais de 15 anos de mercado, atuando em grandes editoras brasileiras como a Record, Saraiva, Rocco e Novo Conceito. Responsável por best-sellers como Eu Fico Louco, primeiro livro de Youtuber e que virou filme e Se eu ficar, de Gayle Forman. Com forte aptidão ao marketing, trabalha em parceria com esse departamento, focado em resultado, análise de mercado, buscando sempre identificar demandas e tendências. Estudou Letras na Universidade de São Paulo e sempre teve interesse em todo o trabalho editorial: desde o nascimento da ideia, aquisição, coordenação editorial até a criação de estratégias, colocação do livro pelo comercial, análise dos resultados, posicionamento da marca, construção de selos e definição de linhas editoriais.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA