Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo

By 20 de abril de 2020 julho 1st, 2021 Todos
 
 

FORMAÇÃO DE EDITOR DIGITAL: EBOOK, AUDIOLIVRO E MARKETING DE CONTEÚDO

O curso Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo têm
como objetivo tornar o participante apto a atuar no universo editorial digital.

Horas/Aula
30 horas de videoaulas
Início
10.06.2021
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
10, 15, 17, 22, 24 e 29 de Junho
01, 06, 08, 13, 15, 20, 27 e 29 de Julho
03 de Agosto
Terças e Quintas
19h às 21h10

Descrição

A maior parte dos profissionais envolvidos na indústria do livro se especializou em atividades do mundo físico. Livros impressos, máquinas offset, eventos de lançamento em livraria etc.

Isto tudo mudou. O mercado expandiu. Hoje, uma parcela considerável do faturamento das editoras provém dos ebooks, e mais recentemente, dos audiolivros. Eventos presenciais são raros. Cada vez mais conteúdos multiplataformas fazem parte dos livros, principalmente dos didáticos.

Para atender uma demanda crescente de editores que desejam se especializar no universo editorial digital, a LabPub está lançando uma nova versão do curso Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo. Desta vez abrangendo metadados, impressão sob demanda, eventos virtuais e podcasts, além dos ebooks e audiolivros.

Durante os encontros, serão apresentadas ferramentas e processos de trabalho que ajudarão no dia a dia do profissional do livro. Sempre com exemplos práticos e ministrado por especialistas em seus temas.

Este curso online, com 30 horas de aulas ao vivo, ajudará o aluno a se tornar um editor mais completo, ampliando seu universo profissional.

Objetivo

O curso Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo têm como objetivo tornar o participante apto a atuar no universo editorial digital.

Conteúdo

Introdução – Fábio Uehara

  • O mercado digital e o marketing de conteúdo
  • O passado e o presente
  • Comparativo entre os mercados americano, europeu e brasileiro

Módulo 1: Edição de eBook – Fábio Uehara

  • Modelos de negócio, plataformas e possibilidades de comercialização
  • Convertendo do Word para o Indesign até o ePub
  • O passo a passo prático da conversão

Módulo 2: Marketing de conteúdo – Fábio Uehara

  • Como transformar seus livros em conteúdo
  • Do e-mail marketing para estratégias em redes sociais ao book trailer e podcasts
  • Book trailers, vídeos e canais de sucesso (casos Antofágica, Boitempo, Pipoca e Nanquim e outros)

Módulo 3: Edição de audiolivro – Mariana Rolier e Fernando Schaer

  • Entendendo o ouvinte brasileiro
  • Livro, ebook e audiolivro são concorrentes?
  • Qualidade: produção simples até binaural
  • Direitos autorais
  • A excelência da curadoria (preparo do texto de audiolivro)
  • Narração, dublagem, atuação?
  • Temperamentos e interpretação (narração aplicada)
  • Como fazer uma gravação
  • Exemplos de gravação
  • O processo de edição
  • Programas e softwares para edição
  • Modelos de comercialização e remuneração.
  • Players do mercado nacional

Módulo 4: Metadados – Simei Júnior

  • Conceituação e melhores práticas
  • Estruturas de metadados em livros digitais e físicos
  • Padrões e formatos em uso na Amazon, Google, Kobo e Apple
  • Onix for books

Módulo 5: Feiras e eventos digitais – Raquel Menezes

  • Características de uma feira de livros na web
  • Eventos: quais modelos funcionam no mundo digital
  • Tecnologia: o que é necessário
  • Casos de sucesso
  • Marketing: melhores formas de divulgação

Módulo 6: Print on demand – Clineu Stefani

  • O que é uma Impressão sob demanda
  • Aspectos financeiros do modelo para o editor de livros
  • Impressão de baixa tiragem vs. one-to-one
  • Impressão híbrida
  • Opções técnicas: personalizar, numerar, segurança entre outras
  • Acabamentos possíveis

Módulo 7: Podcast – Fábio Uehara

  • Por que criar um podcast
  • Formatos e contexto do podcast
  • Planejamento: etapas para a produção
  • Softwares necessários (gravação remota)
  • Programas de edição
  • Criando um podcast na prática
  • Marketing: como divulgar

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

Fábio Uehara

Designer gráfico, marido e pai. Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente. Fez a produção do É Noia Minha da Camila Fremder e atualmente produz e edita Uma estrangeira, o podcast da Gabi Oliveira. Também tem o podcast pessoal Lanterna de papel. Tendo produzido mais de 250 episódios de podcasts e contando.

Mariana Rolier

Há dezoito anos no mercado editorial, já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e foi responsável por livros de fantasia e terror como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. Foi Gerente Editorial na HarperCollins Brasil. Atua na Storytel Brasil.

Fernando Schaer

Studio Engineer na Storytel Brasil. Com formação em Produção musical na Anhembi, trabalhou em estúdios como Gravodisc, Alcatéia, Rock Together, Cavalo e Gabia. Atuou na produção de games, filmes, séries, novelas e músicos como Zeca Baleiro e Alexandre Pires (vencendo o Grammy Latino).

Entre outros títulos, produziu os audiobooks das séries Angry birds, Agatha Christie e Harry Potter além dos livros da NerdBooks (Jovem Nerd).

Clineu Stefani

Engenheiro com MBA em Administração e Marketing. É Presidente e CEO da Psi7, empresa pioneira em impressão sob demanda no Brasil, com mais de 25 anos de atuação. Ocupou posições executivas na IBM Brasil e na Gráfica Bandeirantes.

Raquel Menezes

Responsável pela editora Oficina Raquel. Por dois mandatos foi presidente da Libre – Liga Brasileira de Editores e finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro do PublishNews. É doutora em Literatura Portuguesa pela UFRJ.

Simei Júnior

Profissional com mais de 19 anos de experiência no mercado. É Gerente de POD da Bookwire. Tendo atuado como gerente de produtos e metadados na Metabooks. Também exerceu funções gerenciais na Superpedido, Singular Digital e IBEP.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA