Descrição
A maior parte dos profissionais envolvidos na indústria do livro se especializou em atividades do mundo físico. Livros impressos, máquinas offset, eventos de lançamento em livraria etc.
Isto tudo mudou. O mercado expandiu. Hoje, uma parcela considerável do faturamento das editoras provém dos ebooks, e mais recentemente, dos audiolivros. Eventos presenciais são raros. Cada vez mais conteúdos multiplataformas fazem parte dos livros, principalmente dos didáticos.
Para atender uma demanda crescente de editores que desejam se especializar no universo editorial digital, a LabPub desenvolveu o curso Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo. Abrangendo metadados, impressão sob demanda, eventos virtuais e podcasts, além dos ebooks e audiolivros.
Durante os encontros, serão apresentadas ferramentas e processos de trabalho que ajudarão no dia a dia do profissional do livro. Sempre com exemplos práticos e ministrado por especialistas em seus temas.
Este curso online, com 30 horas de aulas ao vivo, ajudará o aluno a se tornar um editor mais completo, ampliando seu universo profissional.
Objetivo
O curso Formação de Editor Digital: eBook, audiolivro e marketing de conteúdo têm como objetivo tornar o participante apto a atuar no universo editorial digital.
Conteúdo
Introdução
- O mercado digital e o marketing de conteúdo
- O passado e o presente
- Comparativo entre os mercados americano, europeu e brasileiro
Módulo 1: Edição de eBook
- Modelos de negócio, plataformas e possibilidades de comercialização
- Convertendo do Word para o Indesign até o ePub
- O passo a passo prático da conversão
Módulo 2: Marketing de conteúdo
- Como transformar seus livros em conteúdo
- Do e-mail marketing para estratégias em redes sociais ao book trailer e podcasts
- Book trailers, vídeos e canais de sucesso (casos Antofágica, Boitempo, Pipoca e Nanquim e outros)
Módulo 3: Edição de audiolivro
- Entendendo o ouvinte brasileiro
- Livro, ebook e audiolivro são concorrentes?
- Qualidade: produção simples até binaural
- Direitos autorais
- A excelência da curadoria (preparo do texto de audiolivro)
- Narração, dublagem, atuação?
- Temperamentos e interpretação (narração aplicada)
- Como fazer uma gravação
- Exemplos de gravação
- O processo de edição
- Programas e softwares para edição
- Modelos de comercialização e remuneração.
- Players do mercado nacional
Módulo 4: Metadados
- Conceituação e melhores práticas
- Estruturas de metadados em livros digitais e físicos
- Padrões e formatos em uso na Amazon, Google, Kobo e Apple
- Onix for books
Módulo 5: Feiras e eventos digitais
- Características de uma feira de livros na web
- Eventos: quais modelos funcionam no mundo digital
- Tecnologia: o que é necessário
- Casos de sucesso
- Marketing: melhores formas de divulgação
Módulo 6: Print on demand
- O que é uma Impressão sob demanda
- Aspectos financeiros do modelo para o editor de livros
- Impressão de baixa tiragem vs. one-to-one
- Impressão híbrida
- Opções técnicas: personalizar, numerar, segurança entre outras
- Acabamentos possíveis
Módulo 7: Podcast
- Por que criar um podcast
- Formatos e contexto do podcast
- Planejamento: etapas para a produção
- Softwares necessários (gravação remota)
- Programas de edição
- Criando um podcast na prática
Marketing: como divulgar
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores

Fábio Uehara
Designer gráfico, marido e pai. Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente. Fez a produção do É Noia Minha da Camila Fremder e atualmente produz e edita Uma estrangeira, o podcast da Gabi Oliveira. Também tem o podcast pessoal Lanterna de papel. Tendo produzido mais de 250 episódios de podcasts e contando.
Convidados

Horácio Corral
Consultor na UmLivro (Meta Brasil), empresa pioneira em POD, impressão por demanda. Em 2018, criou a editora Tacet Books, um projeto inovador com obras inéditas desenvolvidas a partir de conteúdo em domínio público. A editora possui mais de 950 livros digitais e 49 livros impressos, no modelo de impressão sob demanda. Por meio da Negócios Literários, Horacio desenvolve cursos nas áreas de marketing, tradução e oferece consultoria para editoras e autores independentes.

Cristiane Martins
Bibliotecária e especialista em metadados, Cristiane Martins tem mais de 10 anos de experiência no mercado editorial. Desenvolveu importantes projetos na área, colaborando para a implementação e o desenvolvimento da boa gestão dos metadados do mercado do livro no Brasil. Atualmente é Gerente de Produto da MVB Brasil.

Rafael Alt
Atua no mercado editorial desde 1999, trabalhando como book designer e diagramador. Pioneiro na produção de livros digitais no Brasil, conta com mais de 3000 ebooks produzidos para editoras como a Companhia das Letras, Intrínseca e Zahar, entre outras.

Clayton Heringer
Cearense, produtor artístico e sócio da Tocalivros. Formado em Artes Cênicas e pós graduado em Direção e Dramaturgia. Trabalhou como ator, cenógrafo, professor, diretor, padeiro, figurinista, confeiteiro, iluminador, não necessariamente nessa ordem.

Max Santos
Graduado em comunicação social, fez especialização em audiovisual pelo (Senac-SP), curso de Gestão Cultural (CPF Sesc SP) e pós-graduação em Gestão Cultural do Itaú Cultural/Singularidades (em andamento). No mercado editorial há 15 anos, atualmente é o coordenador de eventos da Companhia das Letras.