FORÇA TOTAL AOS INDEPENDENTES

By 30 de setembro de 2020 Blog

FORÇA TOTAL AOS INDEPENDENTES

Reportagem recente do Jornal Nacional mostrou que a solidariedade, que marcou os meses iniciais da pandemia do coronavírus no Brasil, havia se retraído um pouco, quanto às doações em dinheiro para as pessoas mais atingidas. O meio editorial não demorou a pedir ajuda principalmente às empresas e profissionais que mais sofreram retrações nos ganhos, devido às medidas de isolamento social e fechamento necessário do comércio. Entre as campanhas de destaque do movimento de crowdfunding de socorro estão a +Livros e o projeto Retomada.  Mas com essa tendência de perda de fôlego das vaquinhas digitais, o que permanecerá para garantir a diversidade do mercado, tanto de publicações quanto de pontos de venda em todo o país?

Conversamos sobre o assunto com Orlando Prado, da Quincas Consultoria, que já foi gerente tanto de livraria quanto de editora. Para ele há uma oportunidade agora de equilibrar as forças no meio editorial de forma mais permanente.

“Qualquer campanha de arrecadação de fundos para o setor livreiro é de vital importância para garantir fôlego ou uma sobrevida para quem sofreu e ainda sofre com as quedas de faturamentos causadas pelas consequências da Covid-19.

Essas ações acabam suprindo uma ausência de políticas públicas direcionadas para o setor. Não observamos um conjunto de ações efetivas para garantir linhas de créditos e subsídios para investimentos, que seriam de fundamental importância para, por exemplo, garantir investimentos para a criação de operações em novos canais de vendas, principalmente no universo on-line.

É importante ressaltar que essas campanhas não serão capazes de sanar as dificuldades que o nosso mercado vem enfrentando, como dito anteriormente, elas garantem um novo fôlego, mas são insuficientes e não atendem a necessidade financeira de todos.

Infelizmente o engajamento dos próprios interessados ficou aquém do esperado, boa parte das empresas do setor sequer realizou algum tipo de divulgação. Temos exceções, mas precisamos refletir sobre os motivos de livrarias e editoras não se envolverem em ações de ajuda ao mercado.

Para além das campanhas de arrecadação, sinto falta de campanhas que estimulem os leitores para comprarem de livrarias e editoras independentes e que não possuem a mesma estrutura das grandes empresas do setor, sinto falta de uma maior união entre livrarias e editoras para que busquem alternativas de sobrevivência no curto, médio e longo prazo. Temos que valorizar as empresas transparentes e que possuem bons históricos de relacionamento.

Caminhamos a passos largos para uma grande concentração, praticamente um monopólio da distribuição de vendas do nosso mercado, mas ainda temos tempo para fortalecer os independentes. É hora de garantirmos a diversidade do nosso setor, campanhas de arrecadação são importantes, mas é hora de partirmos para campanhas de divulgação dos independentes e estímulo dos leitores para comprar daqueles que mais precisam gerar faturamento nesse momento.”

A foto em destaque é do lançamento do livro Abraços negados em retratos, de Simone Paulino (Editora Nós), na Livraria da Travessa, em São Paulo, há cerca de um ano.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More