ESTREIA: ALUNO LABPUB LANÇA NOVA EDITORA EM SP

By 21 de outubro de 2020 Blog

ESTREIA: ALUNO LABPUB LANÇA NOVA EDITORA EM SP

Cristiano Augusto fez o curso de FORMAÇÃO DE PUBLISHER na LabPub e criou a Editora Alquimia, com a meta de publicar autores e autoras das periferias.

Cristiano Augusto tem um romance publicado pela Giostri, Flores para Inês, é formado em Letras e trabalha também como professor eventual na rede estadual de ensino. Tem 23 anos, vive no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo, e sempre frequentou o sarau da Cooperifa, liderado pelo poeta Sérgio Vaz. Empreender a partir da periferia da cidade, dar voz aos autores locais e alcançar cada canto desse país é o que ele deseja a partir de sua recém-criada editora. Viver dói, edição de estreia, é o pontapé inicial, “uma obra que narra a trajetória de Valdir da Silva, uma pessoa em situação de rua”, revela o editor, que é também o autor desse livro.

“A editora publicará novas obras, seja de autores da periferia, pela qual participam de saraus e slams, e pretendente materializar seus trabalhos. Estudo adquirir direitos autorais de algumas obras feitas em outras editoras; talvez, publique obras de domínio público”, conta Cristiano.

O curso que fez tem papel importante em seus planos. “A LabPub tem uma importância significativa, quando ingressei no curso, já havia o desejo em abrir a editora. O curso é excelente, recomendo para quem queira ampliar os olhares ao mercado editorial”

Como ninguém está sozinho nesse mundo, a editora também nasce como time: a companheira de Cristiano Augusto, Luana Pereira Calado, vai atuar no marketing. E Marcos Pessanha, que também é aluno LabPub, é parceiro na empreitada editorial. Ele não se esqueceu de uma importante inspiração: “Tenho como maior referência (meu grande ídolo, inclusive personagem em meu primeiro livro e nome da minha chapa no Grêmio estudantil) o Professor Antônio Lellis, atualmente com 83 anos. Deu aula no MOVA (Movimento de alfabetização) até os 80 anos”.

Ele tem mais planos, como o de criar uma plataforma de formação de escritores. “A editora servirá para abrir novas portas, publicar autores e auxiliar em todos os processos. Não tive ajuda em minha primeira publicação, foi uma experiência cara e frustrante, com isso trabalho diariamente para tornar o livro atrativo, assim formando novas comunidades leitoras”.

Posts recentes

17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More
14 de setembro de 2021 in Blog

“Não suma”, é o que pedem as editoras

Cassius Medauar falou de fantasmas no LabPub no Ar Aqui e ali, juntamos informações e descobrimos: há quem se comprometa com trabalhos para editoras e depois, simplesmente desaparece. Ocorre com…
Read More
8 de setembro de 2021 in Blog

Podcast Batendo Prova tem novo episódio

Por que raios mercado editorial? Sim, tem novo episódio do podcast criado e mantido por alunas e alunos dos cursos da LabPub, com orientação do professor Fábio Uehara. Neste programa,…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More