Escritor Profissional: Escolhas de Atuação no Mercado e as Bases da Criação Autoral

By 3 de fevereiro de 2021 fevereiro 14th, 2024 Cursos, Todos
 
 

ESCRITOR PROFISSIONAL:
ESCOLHAS DE ATUAÇÃO NO MERCADO E AS BASES DA CRIAÇÃO AUTORAL

O curso tem como objetivo apresentar e discutir os caminhos possíveis para ser
um escritor profissional: posicionamento, criatividade, questões de produção textual.

Horas/Aula
18 Horas
Início
13.03.2024
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
13, 14, 19, 21, 25 e 28 de Março
2 e 4 de Abril
Das 19h às 21h10

Descrição

Este curso reúne um corpo docente diversificado, composto por profissionais atuantes em diferentes áreas do meio literário. Ele proporciona uma imersão nos principais aspectos da vida dedicada à escrita nos dias atuais, abordando desde o processo criativo até os desafios enfrentados pelos escritores, incluindo questões autorais e outras temáticas relevantes.

Nunca foi tão crucial compreender as nuances da profissão de escritor. Este curso é uma oportunidade única para explorar os caminhos disponíveis para se tornar um escritor profissional, discutindo temas fundamentais como posicionamento, criatividade e questões de produção textual. Ao participar, você estará investindo não apenas em seu desenvolvimento como escritor, mas também em uma compreensão aprofundada do cenário literário contemporâneo.

Objetivos

Apresentar e discutir os caminhos possíveis para ser um escritor profissional: posicionamento, criatividade, questões de produção textual.

Conteúdo

Aula 1 – ANSIEDADE E ESCRITA

Os aspectos emocionais que atrapalham ou contribuem para se entrar em estado de escrita.

Carolina Zuppo Abed

Aula 2 – CRIATIVIDADE

Como o cérebro funciona na criação. Métodos e ferramentas que facilitam a criação. Adequar suas características e circunstâncias à produção literária.

Carolina Zuppo Abed

Aula 3 – ESCRITOR E AUTOR: MODOS DE SER

Escritores: onde vivem? o que comem? quanto ganham por mês? Os modos de vida dos escritores nos dias de hoje. Qual a diferença entre ser escritor e a autoria? Estudos de caso: autores que ganharam a vida como ghostwriters, tradutores, editores. Autores que se dedicam à trajetória autoral e têm outras profissões. Autores que vivem de vendas de seus livros. A Academia é uma opção?

Nanete Neves

Aula 4 – QUESTÕES ATUAIS DA PRODUÇÃO LITERÁRIA

O que o mercado, a imprensa, as redes sociais e os principais prêmios dizem sobre o que vale hoje na literatura? Quais são as tendências? Vale remar contra a maré?

Rodrigo Casarin

Aula 5 – QUAL É A SUA?

As escolhas que envolvem o escritor: gêneros, posicionamento. Projeto autoral: planejamento ou desdobramento?
Trecho da aula com Zoom aberto para expressão dos alunos que desejarem – pode durar até 3 horas.
+ sugestão para assistirem ao conjunto de aulas gravadas sobre os principais gêneros literários.
+ ATIVIDADE: mandam textos de até duas laudas (times new roman, corpo 12, espaço 1,5 em word) para conversa com o professor.

Marcelo Maluf

Aula 6 – AUTOPUBLICAÇÃO E AUTOPROMOÇÃO

Escritor autopublicado mostra as possibilidades de se publicar fora de uma editora tradicional: KDP, Whattpad, blogs, serviços editoriais terceirizados. Também a promoção de si e de seus livros, principalmente pela internet.

Bruno Crispim

Aula 7 – LER COMO ESCRITOR

O que significa ler como escritor? Por que propomos que seja diferente? A que damos atenção: as escolhas dos autores em suas obras. O entendimento de que é o resultado de um processo – reescrita, leitura crítica, edição.

André Cáceres

Aula 8 – CONVERSA COM O AUTOR: CONVERSA SOBRE OS TEXTOS

Aula mais aberta, com o professor conversando sobre os textos entregues, diretamente com os participantes. Aula de inspiração, de incentivo.

Marcelo Maluf

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

ANDRÉ CÁCERES

Escritor, crítico e jornalista. Atualmente é editor na SESI-SP Editora.
Escreve sobre literatura para o jornal O Estado de S. Paulo, para a revista da TAG Livros e publicou nas revistas Gueto e Capitolina e nos jornais Cândido, Qorpus e RelevO.
Autor dos romances Nebulosa (Patuá, 2021) e Cela 108 (Multifoco, 2015) e coautor do livro-reportagem Corações de Asfalto (Patuá, 2018). Tem contos nas antologias Realidades Voláteis & Vertigens Radicais (Alink, 2019), Era de Aquária (Oito e Meio, 2019), Kriptovisões do Futuro (Alink, 2020), Isolamento (Caos & Letras, 2020) e Da Necessidade de Relâmpagos (Avec, 2021).
Foi finalista do V Prêmio Internacional de Teatro Jovem, da editora espanhola Dalya, com a peça Esperando o Dono (no prelo).

BRUNO CRISPIM

Autor de “O Segundo Caçador” (ed. Edufes), romance vencedor do Prêmio UFES de Literatura e de “Kaito: reze por uma boa morte” (ed. Ronin), fantasia urbana que se passa no Japão e que foi eleita livro do ano pelo Prêmio Book Brasil. É mestrando em Escrita Criativa pela PUC-RS.

CAROLINA ZUPPO ABED

Escritora, professora e psicopedagoga. Autora de livros de literatura e teoria, entre eles, Passatempoemas (Quelônio, 2020), Tecle 2 para esquecer (Patuá, 2017), Menos o mar (Quelônio, 2017) e Como escrever mesmo estando em pânico (Europa, 2022), além de artigos sobre ensino, criação e teoria literária. Docente dos cursos de pós-graduação em Formação de Escritores (Instituto Vera Cruz), Psicopedagogia e Neuroeducação (Cento Universitário São Camilo), desenvolve pesquisa de doutorado sobre oficinas de escrita na Universidade de São Paulo.

MARCELO MALUF

Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Autor do romance “A imensidão íntima dos carneiros” (2015), finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), do livro de contos “Esquece tudo agora” (2012), e dos infantis: “O mistério de todas as coisas” (Abacatte Ed. 2022) “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013), entre outros. Tem contos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

NANETE NEVES

Nanete Neves é paulistana, jornalista e escritora, com duas pós-graduações em escrita literária. Hoje vive de escrever, editar e ministrar oficinas. É autora do ebook paradidádico Transforme sua vida em livro (2020, Amazon Kindle); da novela De âmbar e trigo (Alink Editora, 2016); do livro de memórias-reportagem O Poeta e a foca (2015, agora disponível como livro físico e digital na Amazon/Kindle), em que conta como conseguiu a primeira entrevista de Drummond para a imprensa quando ainda era novata na carreira; Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013), de mini e microcontos, e de Lavoura dourada (Évora, 2010). Participa de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.

RODRIGO CASARIN

Jornalista, especialista em Jornalismo Literário e colunista de livros do Uol, onde edita a Página Cinco, que lhe rendeu o Prêmio IPL de 2019 na categoria Mídia e virou um podcast de entrevistas com o mesmo nome. Colabora ou já colaborou escrevendo sobre o universo literário com veículos como Valor Econômico, Aventuras na História, Carta Capital, Revista da Cultura, Revista Continente, Suplemento Literário Pernambuco, Jornal Rascunho e Cândido. Desde 2018 integra o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Em 2022 fez parte do Conselho Curador do Prêmio Jabuti, do qual foi jurado nos anos de 2019 (categoria Biografia e Reportagem) e 2020 (categoria Romance Literário). Em 2023 criou mais um espaço para dialogar sobre livros e literatura: a newsletter da Página Cinco. É autor de “A Biblioteca no Fim do Túnel: Um Leitor em Seu Tempo”.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA