ENTREVISTA: TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL É UM DESPERTAR

By 14 de outubro de 2020 Blog

ENTREVISTA: TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL É UM DESPERTAR

Conversamos com a psicóloga Esther Carrenho, uma das professoras do curso CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, que começa em 8 de janeiro.

Nesta entrevista, Esther Carrenho fala um pouco sobre sua trajetória profissional e explica como se dá a ACP (Abordagem Centrada na Pessoa) na resolução de conflitos entre pessoas de uma família ou um casal, em suas diversas composições e diferenças. Ela fala também mais diretamente a quem está se formando em Psicologia nesse momento e busca uma linha de atuação.

LabPub — Desde quando você se dedica à terapia familiar e de casal?

Esther Carrenho — Há mais de trinta anos. Antes de me formar em psicologia eu já atendia casais e família como aconselhamento voluntário em plantão psicológico, numa comunidade religiosa, tendo como referência a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

LabPub — Nesse período de pandemia, você vem sendo mais procurada?

Esther Carrenho — Sim. A busca por ajuda psicológica tem sido grande.

LabPub — E como são esses atendimentos, já que necessariamente realizados pela internet?

Esther Carrenho — Claro que no online não podemos trazer tudo que temos no presencial. Mas é possível também ter uma boa interação como facilitador psicoterapêutico, praticando todos os princípios da Abordagem: Aceitação incondicional, empatia, congruência e a crença de que ninguém melhor que o casal, ou a família tem o poder de saber qual é a melhor dinâmica para viver melhor.

LabPub — Qual o foco principal do terapeuta ACP: manter os relacionamentos ou pacificar as situações, mesmo que signifique separação?

Esther Carrenho — O foco do psicoterapeuta é facilitar para que tanto a família, como o casal percebam a dinâmica que criaram e estão inseridos. E conscientizá-los que o poder da mudança, ou não, está nos componentes da família ou em cada um dos parceiros da relação conjugal. E esta percepção, no geral, fica clara e consciente quando há uma comunicação adequada e uma escuta genuína entre todos. O foco do psicoterapeuta será facilitar para que a comunicação genuína de pensamentos e sentimentos de cada pessoa aconteça num contexto de acolhimento, onde todos poderão se expressar e serem escutados sem avaliação e julgamento. Desta forma a dinâmica (em geral, da qual há as queixas) poderá ser avaliada, negociada, discutida e possivelmente mudada.

LabPub — Agora, se dirigindo principalmente a quem está se formando em psicologia: quais são, na sua opinião, as principais oportunidades e os grandes desafios de quem escolhe hoje o caminho da terapia familiar e de casal?

Esther Carrenho — Penso que o principal desafio é que famílias sempre existirão. Mudam os formatos, mudam as culturas, mudam as crenças, mas por enquanto não tem outro jeito de vir a existência a não ser através da contribuição de um homem e uma mulher. E mesmo que quem vai criar e cuidar do ser chegado seja só uma pessoa, ou seja um casal hetero ou homo, de alguma forma todos estão inseridos em algum tipo de família, e formarão também uma família, que poderá em algum momento buscar um novo jeito de viver. Então, o trabalho em psicologia, nesta área, sempre existirá.

Posts recentes

17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More
14 de setembro de 2021 in Blog

“Não suma”, é o que pedem as editoras

Cassius Medauar falou de fantasmas no LabPub no Ar Aqui e ali, juntamos informações e descobrimos: há quem se comprometa com trabalhos para editoras e depois, simplesmente desaparece. Ocorre com…
Read More
8 de setembro de 2021 in Blog

Podcast Batendo Prova tem novo episódio

Por que raios mercado editorial? Sim, tem novo episódio do podcast criado e mantido por alunas e alunos dos cursos da LabPub, com orientação do professor Fábio Uehara. Neste programa,…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More