ENTREVISTA: TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL É UM DESPERTAR

By 14 de outubro de 2020 Blog

ENTREVISTA: TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL É UM DESPERTAR

Conversamos com a psicóloga Esther Carrenho, uma das professoras do curso CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, que começa em 8 de janeiro.

Nesta entrevista, Esther Carrenho fala um pouco sobre sua trajetória profissional e explica como se dá a ACP (Abordagem Centrada na Pessoa) na resolução de conflitos entre pessoas de uma família ou um casal, em suas diversas composições e diferenças. Ela fala também mais diretamente a quem está se formando em Psicologia nesse momento e busca uma linha de atuação.

LabPub — Desde quando você se dedica à terapia familiar e de casal?

Esther Carrenho — Há mais de trinta anos. Antes de me formar em psicologia eu já atendia casais e família como aconselhamento voluntário em plantão psicológico, numa comunidade religiosa, tendo como referência a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

LabPub — Nesse período de pandemia, você vem sendo mais procurada?

Esther Carrenho — Sim. A busca por ajuda psicológica tem sido grande.

LabPub — E como são esses atendimentos, já que necessariamente realizados pela internet?

Esther Carrenho — Claro que no online não podemos trazer tudo que temos no presencial. Mas é possível também ter uma boa interação como facilitador psicoterapêutico, praticando todos os princípios da Abordagem: Aceitação incondicional, empatia, congruência e a crença de que ninguém melhor que o casal, ou a família tem o poder de saber qual é a melhor dinâmica para viver melhor.

LabPub — Qual o foco principal do terapeuta ACP: manter os relacionamentos ou pacificar as situações, mesmo que signifique separação?

Esther Carrenho — O foco do psicoterapeuta é facilitar para que tanto a família, como o casal percebam a dinâmica que criaram e estão inseridos. E conscientizá-los que o poder da mudança, ou não, está nos componentes da família ou em cada um dos parceiros da relação conjugal. E esta percepção, no geral, fica clara e consciente quando há uma comunicação adequada e uma escuta genuína entre todos. O foco do psicoterapeuta será facilitar para que a comunicação genuína de pensamentos e sentimentos de cada pessoa aconteça num contexto de acolhimento, onde todos poderão se expressar e serem escutados sem avaliação e julgamento. Desta forma a dinâmica (em geral, da qual há as queixas) poderá ser avaliada, negociada, discutida e possivelmente mudada.

LabPub — Agora, se dirigindo principalmente a quem está se formando em psicologia: quais são, na sua opinião, as principais oportunidades e os grandes desafios de quem escolhe hoje o caminho da terapia familiar e de casal?

Esther Carrenho — Penso que o principal desafio é que famílias sempre existirão. Mudam os formatos, mudam as culturas, mudam as crenças, mas por enquanto não tem outro jeito de vir a existência a não ser através da contribuição de um homem e uma mulher. E mesmo que quem vai criar e cuidar do ser chegado seja só uma pessoa, ou seja um casal hetero ou homo, de alguma forma todos estão inseridos em algum tipo de família, e formarão também uma família, que poderá em algum momento buscar um novo jeito de viver. Então, o trabalho em psicologia, nesta área, sempre existirá.

Posts recentes

21 de outubro de 2020 in Blog

ESTREIA: ALUNO LABPUB LANÇA NOVA EDITORA EM SP

ESTREIA: ALUNO LABPUB LANÇA NOVA EDITORA EM SP Cristiano Augusto fez o curso de FORMAÇÃO DE PUBLISHER na LabPub e criou a Editora Alquimia, com a meta de publicar autores…
Read More
21 de outubro de 2020 in Blog

PELÉ, 80 ANOS: O REI DO FUTEBOL E O MUNDO DOS LIVROS

PELÉ, 80 ANOS: O REI DO FUTEBOL E O MUNDO DOS LIVROS Aniversariante da semana, o maior jogador de futebol de todos os tempos é sempre destaque na livraria Realejo,…
Read More
21 de outubro de 2020 in Blog

VÍDEO: PSICÓLOGA MARIA LUIZA ROCHA FALA DO CURSO CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ACP

VÍDEO: PSICÓLOGA MARIA LUIZA ROCHA FALA DO CURSO CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ACP Ela está animadíssima. Aliás, assim como todo o grupo de especialistas que prepara…
Read More

Nossos cursos

20 de outubro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão Financeira de Editoras

Em geral os profissionais que não são da área financeira têm fobia de qualquer assunto que esteja relacionado a finanças e contabilidade. Não conseguem ouvir termos como capital de giro,…
Read More
18 de outubro de 2020 in Cursos, Todos

Direitos autorais e administração de contratos

O curso Direitos autorais e administração de contratos é voltado ao mercado editorial e está estruturado sobre dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários…
Read More
5 de outubro de 2020 in Cursos, Todos

Teoria Queer: a construção dos gêneros

Gêneros são biologicamente determinados ou se tratam de construções sociais? A divisão sexual do trabalho é imutável? Campo de estudos em franca expansão, e com características transdiciplinares, a Teoria Queer…
Read More