Entre dias de folia e de revolução

By 3 de junho de 2020 Blog

Entre dias de folia e de revolução

Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do que à dele mesmo, o que já diz muito sobre si.

Se alguém um dia escrever a história do mercado editorial nos anos 2010 no Brasil e não citar a Editora Patuá estará dizendo que a Terra é quadrada.  Mais de mil obras publicadas, a maioria de poemas, entre também contos e romances, alguns deles reconhecidos pelos principais prêmios literários do país. E diziam que havia acabado o tempo da poesia… Publicou novatos e consagrados e consolidou a possibilidade de um outro modelo de negócio, nesse mercado que rodava em círculos, em torno da consignação e das grandes livrarias. O lance da Patuá, em geral, são as pequenas tiragens iniciais. Os autores não pagam pela publicação. A leitura de Eduardo é o filtro, a própria linha editorial. A sustentabilidade da editora vem das vendas nos lançamentos, principalmente. Algum risco e muita confiança, uma fórmula que deu certo ao longo de quase uma década já.

Pessoalmente, Eduardo é das pessoas mais tranquilas e fascinantes que se pode conhecer. Lê as novidades e relê suas referências, constantemente, como Drummond e Hilda Hilst. Escuta Belchior, de quem tem versos tatuados no braço. Posiciona-se à esquerda mas mantém o diálogo, na medida do racionalmente aceitável, claro. Briga, sim, mas sem gritar, pedindo que seus autores e candidatos a serem publicados na Patuá tenham paciência e que respeitem seu tempo de trabalhar cerca de cinco lançamentos por mês, numa estrutura fixa mínima, que conta com o designer e poeta Leonardo Mathias, o editor e poeta Ricardo Escudeiro, a companheira Pricila Gunutzmann, que na Patuá faz de tudo, do editorial ao administrativo. Ah, e tem o Patuscada Bar e Café, a sede da editora que foi aberta na Vila Madalena para ser local dos lançamentos da própria editora ou de quem mais quiser. Cerveja, conversa e livro (alguém já tomou café por lá?).

Como é de costume, publicaríamos junto com esta homenagem uma entrevista com o homenageado. Mas aqui vem outro detalhe dele que só confirma o que já foi dito: ele esquece de si. Se as questões eram para que falasse de seus entendimentos do mundo, desse opiniões, acabou deixando de responder, priorizando os livros por editar, outros por mandar aos leitores por correio, a companheira Pricila, os gatos e por aí vai. Mas fica uma dica: o livro Outro dia de folia, de Eduardo Lacerda (Editora Patuá, 2012). Abaixo, um dos seus poemas.

Rua: Sem Saída.

para Tere Tavares

Deitamos sobre o asfalto.

(nossos corpos atravessados,

era este o nosso pacto)

Esperávamos pelos carros,

mas os carros não passavam.

(Era noite, e os carros não passavam)

Não seríamos atravessados.

/Mas você se levantou

passou pelo meu corpo

e depois se deitou

(deitou do outro lado)

Juntos recriamos o medo

 : máquina-corpo-poema

 de que se passarem por cima

 nunca mais cresceremos/

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More