Ensino a Distância para Editoras: Como produzir e comercializar cursos online

By 14 de março de 2019 setembro 10th, 2020 Todos
 

ENSINO A DISTÂNCIA PARA EDITORAS: COMO PRODUZIR
E COMERCIALIZAR CURSOS ONLINE

Você vai criar um curso a distância durante as aulas! O curso Ensino
a distância para editoras: como produzir e comercializar
cursos online tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver
e comercializar cursos a distância.

Horas/Aula
20 Horas
Início
15.10.2018
Dias
Segundas e quartas das 19h às 21h40
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Você vai criar um curso a distância durante as aulas!

Toda editora de livros necessita inovar urgentemente.

O mercado editorial está assistindo a uma deterioração dos meios tradicionais de se ganhar dinheiro. Livrarias atravessam uma crise sem precedentes. Além disso, o hábito dos consumidores mudou radicalmente: os celulares e a internet alteraram para sempre toda a indústria da mídia.

Diante de tal realidade o que os editores podem fazer? Basicamente buscar novas formas de obter receita.

Neste cenário disruptivo, o editor de livros possui uma grande vantagem: sua capacidade de escolher e dar forma a um bom conteúdo. E nunca se consumiu tanto conteúdo como hoje, pois estão mais baratos e disponíveis.

E este conteúdo não deve mais ficar preso apenas ao livro. O tempo de se fixar em velhos paradigmas acabou.

A produção e comercialização de cursos a distância pode ser uma alternativa ao modelo editorial tradicional. Através da conexão entre bons autores e bom conteúdo, os editores podem entrar no promissor mercado de EaD (Ensino a Distância).

Para mostrar como se elabora um curso a distância, e todas as suas especificidades, a LabPub criou o curso Ensino a distância para editoras: como produzir e comercializar cursos online.

Estruturado em 12 módulos, abrangendo desde a escolha das melhores plataformas de EaD até os custos envolvidos e o controle da evasão; os participantes aprenderão como criar e comercializar um curso a distância. E isso de uma forma prática e com uma das melhores profissionais do mercado.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, ajudará os alunos a entender tudo o que envolve um curso à distância – tanto os aspectos teóricos quanto práticos – e com um grande diferencial: todos criarão um curso durante as aulas!

Objetivo

O curso Ensino a distância para editoras: como produzir e comercializar cursos online tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver e comercializar cursos a distância.

Conteúdo

PARTE I – CONCEITOS GERAIS

Módulo 1 – Introdução

  • Valorização do conhecimento
  • Necessidade de constante atualização
  • Necessidade de criar meios para atender o aumento da demanda por educação
  • Tecnologias educacionais e inovações na sala de aula
  • Avanços da tecnologia – cenário das tecnologias educacionais
  • Novo ambiente de Ensino/Aprendizagem
  • Flexibilização curricular
  • O impacto da revolução digital sobre a pedagogia

Módulo 2 – Cenários e tendências da EaD

  • Porque a Educação a Distância se tornou tão importante?
  • Mercado global de EaD
  • Principais fatores do crescimento da EaD

PARTE II – PLANEJAMENTO E GESTÃO DE UM CURSO EAD

Módulo 1 – Plano de negócios para EaD:

  • Como conceber um novo cenário pedagógico e um sistema de aprendizagem a distância?
  • No que é preciso pensar para planejar, implementar e avaliar cursos na modalidade de EaD?
  • Planejamento estratégico
  • Atividades de planejamento de um curso
  • Modelos de EaD no Brasil
  • Estabelecendo um sistema de EaD
  • Decisões na elaboração do curso
  • Gestão de sistemas de EaD
  • Por onde começar?
    • Por quê? (Justificativa para implantar EaD)
    • O quê? (Que cursos?)
    • Como? (Que meios?)
    • Quando? (Qual a duração?)
    • Quanto? (Custos?)

Módulo 2 – Desenho do curso:

  • Fatores a serem considerados na seleção da tecnologia
  • Princípios de elaboração do curso
  • Potencializando estratégias pedagógicas
  • Elementos fundamentais em um curso a distância
  • Engenharia pedagógica
  • Dez parâmetros de engenharia pedagógica
  • Competência & habilidades
  • Tipos de materiais pedagógicos
  • Meios didáticos de comunicação
  • Avaliação de aprendizagem
  • Ferramentas para apoiar a aprendizagem

Módulo 3 – Desenho instrucional:

  • O que é desenho instrucional?
  • Atividades online
  • Objetivos de cada etapa
  • Produção de um curso
  • Implementação
  • Especificação
  • Agentes do processo: designer instrucional, conteudista, programador e web designer
  • Objetivo geral do DI das disciplinas
  • O papel do DI em cursos de EAD

Módulo 4 – Avaliações:

  • Avaliação do aluno
  • Avaliação geral do curso

Módulo 5 – Gestão pedagógica em EaD:

  • Estruturação da equipe
  • Equipe de elaboração dos cursos
  • Perfil de professores/tutor para EaD

Módulo 6 – Software para EAD:

  • Funções, autoria, entrega e acesso
  • Learning Management System (LMS) – Sistema Gerenciador do Processo de Aprendizagem
  • Seleção de LMS
  • Quais as características desejáveis de um LMS?
  • Vantagens no uso de LMS

Módulo 7 – Evasão:

  • Razões para a evasão
  • Metodologia de investigação
  • Média dos índices de evasão
  • Estratégias para aumentar a retenção dos alunos

Módulo 8 – Custos:

  • Custo de divulgação do curso
  • Despesas com a seleção dos alunos
  • Capacitação de professores e tutores
  • Remuneração de professores e coordenadores
  • Terceirização de desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Direitos de uso de imagens gráficas
  • Gerenciador de cursos, conteúdos e comunidades
  • Valor da licença anual
  • Manutenção e suporte técnico

Módulo 9 – Objetos de aprendizagem:

  • Conteúdo on-line de autoestudo
  • Tipos de objetos de aprendizagem
  • repositórios de objetos de aprendizagem
  • Exemplos práticos

Módulo 10 – Assuntos diversos de ensino a distância:

  • Blended learning
  • Aula invertida
  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Mobile learning
  • E-portfolio

Professores

Marta de Campos Maia
Administradora de Empresas pela FAAP e Doutora pela FGV-EAESP, Marta de Campos Maia atuou como Coordenadora de Educação a Distância da FGV-EAESP e Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação da FAAP e da FGV-EAESP. Atualmente, atua como professora da FGV-EAESP nos cursos de graduação e de pós-graduação e no INSPER nos MBA Executivos. Trabalha como palestrante e como consultora de empresas e de instituições de ensino desde 1998. Conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância. É autora de capítulos de livros e de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior. É parecerista dos periódicos Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, da Revista Proposições da FE-UNICAMP, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP e da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) da ABED. Também atua como assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA