Ela luta. Por amor

By 18 de fevereiro de 2020 Blog

Ela luta. Por amor

Carla Bitelli faz a pose, parece até que vai ficar brava, mas a luta dela é outra: em casa, sendo mãe, e como editora, não esquecendo de sua missão principal. Descubra qual é (provavelmente a missão é sua também)!

A Cara&Coragem LabPub da semana aprendeu a cerrar os punhos. E a socar! Mas só por esporte, pela saúde. Fora da academia, a luta dela é outra:

“Para mim, [ir à luta] é lembrar a cada minuto da atuação profissional que o nosso papel como editor é social: temos uma responsabilidade da qual não podemos fugir – na verdade, a qual devemos encarar como missão. Nem sempre é fácil entender e aplicar isso no cotidiano do trabalho, mas é importante termos essa questão em mente em tudo o que fazemos, desde a seleção de um original até o modo como entregamos e divulgamos o livro para os leitores.”

Professora na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL, Carla é formada em Editoração, pela ECA-USP. Trabalhou por oito anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências também na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras. Há dois anos vem colaborando na produção editorial da Edipro, e nesse período supervisionou mais de 50 obras de segmentos diversos: literatura, ciências socias, filosofia, interesse geral e infantil; além de coordenar a recente entrada da editora no livro digital. Trajetória comprida, sim, mas da primeira porta aberta a gente se esforça com prazer em não se esquecer.

“Lembro quando recebi a notícia de que tinha conseguido a vaga de estágio na Miró Editorial. Parecia inacreditável que eu ia realizar meu sonho de trabalhar com livros! A Márcia Lígia Guidin é uma professora muito generosa e me ensinou muito, jamais me esquecerei das diversas tardes quando ela se sentava comigo diante de uma prova de revisão e ia me explicando procedimentos, regras gramaticais, métodos de consulta… Sem dúvida foi por causa dessa experiência que tive a oportunidade de realizar o meu grande sonho profissional da época: trabalhar com livros juvenis na Editora Ática. Lá tive a oportunidade de editar autores incríveis, produzindo obras que fazem parte de um catálogo tão tradicional e importante, e ainda por cima com colegas que me inspiraram a sempre fazer o meu melhor.”

Casada com o também editor e também professor na LabPub Guilherme Kroll, Carla não aliviou a dedicação ao trabalho depois que se tornou mãe. O que ela fez foi, de alguma forma, se multiplicar.

“Depois da maternidade, eu sou uma profissional muito mais eficiente e também muito mais consciente da importância do resultado do meu trabalho. Como editores, produzimos materiais que, quando alcançam de verdade uma pessoa, podem mudar a vida dela, uma responsabilidade que pode amedrontar alguns editores. A maternidade nos ensina a lidar com esse tipo de medo, pois ao criar filhos a gente aprende a encarar desafios inevitáveis, aprende que não há como fugir de responsabilidades assim. E aprende também que pode ser um processo muito gostoso.”

Posts recentes

14 de julho de 2020 in Blog

Uma vivência chamada DESIGN THINKING

Uma vivência chamada DESIGN THINKING Daniela Senador, professora do curso que tem início em agosto na LabPub, conta como descobriu a metodologia que vem transformando também o mercado de livros…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O mercado editorial para historiadores – Parte II

O mercado editorial para historiadores – Parte II Não exclusivo para formados em Letras, Editoração ou Jornalismo, o Mercado Editorial é muito comumente habitado por historiadores. Luara França e Daniel…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O Lobo e o Molusco na literatura

O Lobo e o Molusco na literatura Pareceria do roteirista e editor com o autor do canal de YouTube Mundo Molusco alcançou grande sucesso no Catarse e já investe em…
Read More

Nossos cursos

13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More
6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More