Editora Comix Zone completa o 1º ano

By 1 de julho de 2020 Blog

Editora Comix Zone completa o 1º ano

A casa criada e tocada pela dupla Thiago Ferreira e Ferréz é inspiração para quem deseja ingressar no mundo editorial das HQs. Mas nessa entrevista Thiago deixa claro: dá trabalho, viu!

Thiago Ferreira é bem conhecido entre os leitores de HQs por seu canal de youTube criado em 2015, o Comix Zone. Uma das pessoas que acompanhavam os vídeos, o escritor Ferréz, se tornou sócio do youtuber para realizar um sonho de ambos: criar uma editora. Em 28 de junho de 2019, Thiago postou o vídeo em que anuncia a novidade, contando com detalhes e empolgação o nascimento da Editora Comix Zone.

Em 5 de julho, em notícia do blog Página Cinco/UOL, o autor de Capão pecado disse ao jornalista Rodrigo Casarin: “A principal meta é publicar HQs que fujam do lugar-comum e carreguem uma mensagem edificante”. A publicação de estreia foi a graphic novel A Canção de Roland, do canadense Michel Rabagliati. Depois, a editora publicou Boca do Diabo, Capa Preta, O Eternauta 1969 e Sherlock Time.

Thiago mora no Canadá e Ferréz, em São Paulo, Brasil. A internet aproxima tudo no mundo e entrevistamos o youtuber e editor, também como inspiração para os alunos que já estão inscritos no curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE HQ: O TRABALHO DE PUBLICAÇÃO E VENDA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, com os professores Cassius Medauar e Guilherme Kroll, que começa no dia 22 de julho aqui na LabPub.

LabPub — Vai completar um ano seu vídeo que anunciava a criação da Editora Comix Zone. Como foi esse primeiro ano?

Thiago Ferreira — Foi um ano intenso, de muito aprendizado e, sobretudo, de muito trabalho. Hoje contamos com alguns colaboradores, entre tradutores, preparadores de texto, revisores, mas o grosso do trabalho ainda é feito por mim e pelo meu sócio, Ferréz. Como somos uma editora pequena e com recursos limitados, acabamos acumulando muitas funções. O Ferréz se ocupa de toda a parte administrativa e de distribuição. Eu coordeno a produção e, como tenho uma formação de designer gráfico, cuido da diagramação, retoques, letreiramento, fechamento de arquivo etc. O lado bom é que temos controle total sobre todas as etapas do processo editorial. O ruim é precisar trabalhar 14 horas por dia para dar conta de tudo. Mas não posso reclamar, estou realizando um sonho e temos um público maravilhoso que tem apreciado nossos livros.

LabPub — Você fez os cursos de Tradução e Book Publishing aqui na LabPub. Agora que tem a vivência na prática de tocar uma editora, como avalia o conhecimento que veio desses cursos?

Thiago Ferreira — Como em qualquer área, existem muitas coisas que você só aprende mesmo na prática, apanhando. Mas os cursos da LabPub foram fundamentais para dar um panorama geral dos processos e mostrar onde você pode buscar as respostas para os problemas que podem surgir no futuro. Além disso, considero que o networking possibilitado pela LabPub é tão importante quanto os próprios cursos, sobretudo nessa indústria.

LabPub — Assim como no Brasil, os editores canadenses parecem preocupados com a atual crise e pedem apoio do governo. Como você tem visto a situação do meio editorial? E que ações a Comix Zone tem feito nesse período?

Thiago Ferreira — Os problemas e desafios enfrentados pelo mercado editorial no Canadá e no Brasil são bastante parecidos. A grande diferença é a resposta dos governos: enquanto no Canadá e na União Europeia, os governos têm trabalhado em busca de uma solução para amenizar o impacto da crise sobre as editoras e livrarias, o meio editorial brasileiro está largado à própria sorte. No caso específico da Comix Zone, como nosso foco inicial era a comercialização online através da Amazon, ainda conseguimos prosseguir com nossas atividades. O COVID-19, porém, pôs um freio às nossas aspirações de expandir as tiragens e os pontos de venda. Por ora, estamos preocupados em sobreviver.

Posts recentes

28 de junho de 2022 in Blog

Designer de livros premiado também escreve, traduz e pesquisa

Múltiplo, o designer de livros Delfin apresenta um expediente como pesquisador Delfin conta nesta conversa como foi o trabalho de pesquisa que fez para a Editora Globo, auxiliando o jornalista…
Read More
20 de junho de 2022 in Blog

Para livros escritos por mulheres, uma editora dedicada

Expediente de Dani Costa Russo é da estreia com romances O expediente do livro Descanso, de Rafaela Riera, foi o escolhido pela editora do selo Auroras, Dani Costa Russo para…
Read More
13 de junho de 2022 in Blog

Rubem Braga vivo pelo trabalho de um editor

Gustavo Tuna fala das edições de Rubem Braga na Global Editora Editoras que reeditam a obra de grandes autores cumprem um grande papel na cultura. Mas há quando, mesmo depois…
Read More

Nossos cursos

5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda – Turma 4

O mercado de livros digitais revolucionou a indústria editorial. Junto com a internet, os ebooks promoveram as maiores alterações na estrutura do setor desde sua criação. Novos canais de venda,…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Direitos autorais e administração de contratos

O curso Direitos autorais e administração de contratos é voltado ao mercado editorial e está estruturado sobre dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 8

Uma parte significativa dos livros publicados no Brasil é traduzida. E, desses, uma fatia ainda maior provém da língua inglesa. O que se nota, porém, é que o mercado editorial…
Read More