Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda – Turma 4

By 5 de abril de 2021 maio 18th, 2022 Cursos, Todos
 
 

EBOOK - FAÇA VOCÊ MESMO
CRIE UM LIVRO DIGITAL E COLOQUE À VENDA - TURMA 4

Curso on-line, com 22 horas de aulas ao vivo, ajudará os
alunos a criar e a colocar um ebook disponível para venda.

Horas/Aula
22 horas de videoaulas
Início
03.06.2022
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
03, 06, 08, 10, 13, 15, 20, 22, 24,28 e 30 de Junho
Segundas, quartas e sextas
19h00 às 21h10

Vídeo

Descrição

O mercado de livros digitais revolucionou a indústria editorial.

Junto com a internet, os ebooks promoveram as maiores alterações na estrutura do setor desde sua criação. Novos canais de venda, editoras e autores surgiram na esteira de tantas inovações.

Mas dentre tudo o que de novo surgiu, talvez o mais relevante tenha sido que nunca ficou tão fácil publicar e vender um livro. E como consequência, nunca foi tão fácil criar uma editora.

O objetivo deste curso é fazer com que os alunos sejam um agente ativo deste novo cenário. Fazendo com que todos os participantes criem e coloquem um livro digital à venda.

Com esta proposta, a LabPub está lançando uma nova versão do Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda. Este curso on-line, com 22 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a criar e a colocar um ebook disponível para venda. Agora em nova versão, mais completo e com carga horária adicional.

O curso será ministrado pelo editor e empreendedor Guilherme Kroll, editor e sócio fundador da Balão Editorial; e por Antônio Hermida, Content Manager na Storytel.

Objetivo

O curso Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda tem como objetivo tornar o participante apto a criar um ebook e disponibiliza-lo no mercado. Serão apresentados os seguintes pontos:

  • Definição da linha editorial
  • Seleção de original
  • Edição de conteúdo
  • Elaboração da capa
  • Paratextos e metadados
  • Publicação na prática
  • Divulgação da obra

Conteúdo

Aula 1: Linha editorial e seleção de original (Guilherme Kroll)

  • Como montar um selo e uma linha editorial
  • Como selecionar o melhor original

Aula 2 – Edição de conteúdo (Guilherme Kroll)

  • Avaliação da escolha dos alunos e sugestões para a edição de texto.
  • Diferença entre line editing e preparação e copidesque

Aula 3 – Capa, Paratextos e Metadados (Guilherme Kroll)

  • O que são paratextos e metadados e os melhores caminhos para suas escolhas
  • Elaboração da sinopse
  • Como escolher uma capa
  • Quais as melhores formas de capa para cada texto
  • Como viabilizar a melhor opção

Aula 4 – Apresentação de formatos (Antônio Hermida)

  • Contextualização de livros digitais
    • Formatos e plataformas (padrões);
    • Manual de estilo
    • O ebook por dentro (introdução)
    • Introdução aos programas utilizados
      • Breve apresentação dos programas
      • O que é software livre e aberto (ePub, odt e html)
      • Quais as vantagens para você e sua editora
      • O terror da descontinuidade

Aula 5 – Preparando e estilizando um arquivo de texto (Antônio Hermida)

  • Melhores práticas de formatação e preparação de arquivo
  • Exportando o ePub
  • Introdução ao LibreOffice e ao formato
    • Doc(x) vs Odt
    • Extensões
  • Melhores práticas de formatação e preparação de arquivo
  • Exportando o ePub

Aula 6 – Por dentro do ePub (Antônio Hermida)

  • Introdução a estrutura de um arquivo ePub e seus elementos fundamentais
    • Noções estruturais e funcionamento de HTML e CSS
    • Declarações semânticas

Aula 7 – Revisando e adequando (Antônio Hermida)

  • Revisão, limpeza, emendas simples e adequação de um arquivo
  • “Tunando” o Sigil
    • Dicionários
    • Plug-ins
    • Buscas salva
  • Scripts

Aula 8 – Adaptações gráficas (Antônio Hermida)

  • O que eu posso versus o que eu devo fazer em termos gráficos
  • A importância da identidade visual
  • Desconstruindo livros – alguns estudos de caso

Aula 9 – Validação e distribuição (Antônio Hermida)

  • Validando seus arquivos antes da venda
  • Modelos de venda e distribuição

Aula 10 – Publicação (Guilherme Kroll)

  • As melhores formas de autopublicação
  • Caminhos para realizar oupload
  • Como tirar o ISBN e a ficha catalográfica

Aula 11 – Divulgação (Guilherme Kroll)

  • Melhores práticas para divulgação de um livro de um autor / editora independente
  • Release

Formar de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

GUILHERME KROLL Com formação em editoração pela ECA-USP, é editor e sócio fundador da Balão Editorial, editora que publica obras variadas, como HQs, literatura e acadêmicos. A editora tem uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Além disso, teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba.

Guilherme já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; já prestou serviços em todas as áreas editoriais e traduziu títulos para diversas editoras.

ANTÔNIO HERMIDA Graduado em Análise de Sistemas, Letras Português-Literatura e Letras Português-Latim na Universidade Federal Fluminense.

Trabalha com desenvolvimento de livros digitais desde 2009, tendo passado pela editora Zahar, Simplíssimo, Cosac Naify, Senai e Sesi-SP.

Atualmente é Content Manager na Storytel Brasil – plataforma de streaming de audiolivros sueca. Fundou e é um dos colunistas do Colofão – blog voltado para o mercado de produtos digitais.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA