E o Nobel de Leitura vai para…

By 29 de abril de 2020 Blog

E o Nobel de Leitura vai para…

Taty Leite, do Brasil, claro! Nobel de Leitura ainda não tem, mas devia. Não há literatura, livro, editora, nada nada, sem leitores. E essa pequena notável é uma gigante na questão.

Ela é uma grande leitora. Uma leitora em voz alta, que não incomoda, pelo contrário: pedimos, imploramos, que nos conte o que anda lendo. Por isso existe o ‘Vá ler um livro’, que podemos chamar de canal de YouTube, mas é bem mais, é uma ação que se espalha dentro e fora da internet. ‘Vá ler um livro’, que criou e mantém com Augusto Assis, é empreendimento baseado em humanidade e generosidade, esse de propagar da forma mais simples e atraente a literatura brasileira. Tatiany Leite, Taty Leite. Cara de muitas coragens. Entre elas, a de expor situações difíceis que vivencia porque acredita no compartilhar para amenizar a dor de todos, não só a dela. Mas esse derramamento de admirações dá lugar agora a uma conversa de pouca pergunta e muita resposta. A ideia é permitir que a mente privilegiada dessa importante professora e divulgadora da literatura voe livre.

LabPub – Ensino ou iluminação?

Taty Leite – Acho que a iluminação tem um risco por ser autocentrada. E se eu acordar um dia e concordar com o Bolsonaro, chamando isso de iluminação? O ensino envolve social, pessoas, professores, empatia, outras vidas que não só a sua. Então, ensino.

LabPub – Princípios ou resultados?

Taty Leite – Princípios. Acho que essa é a primeira lista que um ser adulto tem que fazer sobre si mesmo: Quais são meus princípios? Isto é, qual é meu limite? E, bom, espero que eles sejam bons, mas sou romântica.

LabPub – Conto ou romance?

Taty Leite – Difícil, acho que cada um tem sua hora. Mas, seria hipocrisia falar que li ambos na mesma proporção, então romance. Até porque se eu fosse levar um livro pra uma ilha deserta, preferiria este estilo narrativo.

LabPub – Piano ou violão?

Taty Leite – Tendo a dizer violão porque tenho uma tatuagem do Legião Urbana e sou a favor do cara que salva reuniões em grupos. Mas, piano é algo que me causa um misto de comoção, inveja, alegria, tristeza e sensibilidade.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More