Do mercado financeiro ao editorial

By 15 de abril de 2020 Blog

Do mercado financeiro ao editorial

por Thiago André Monteiro

Conheça a trajetória de Thiago André Monteiro, que já fez três cursos na LabPub, entre gestão e escrita, montou o clube do livro Ichthus e um podcast sobre literatura.

Já que você quer saber como entrei no mercado editorial, segue um pequeno resumo de como, na verdade, caí nesse meio. Sou formado em Matemática Aplicada pela USP e trabalhei 11 anos no mercado financeiro. Durante boa parte desse período, cursei Teologia num seminário (Seminário Batista Logos), mas sem pretensões pastorais ou missionárias. O que eu buscava realmente era aumentar meu conhecimento sobre Deus e me aproximar espiritualmente dele. Parece que esse meu plano deu certo, pois, conforme os anos passavam, mais eu me perguntava: “O que estou fazendo da minha vida? Por que estou gastando os meus dias só em busca de dinheiro? Qual será o meu legado?”

Até que, no início de 2014, abandonei o mercado financeiro e comecei a trabalhar numa pequena editora cristã (Editora Batista Regular), aceitando receber menos de um terço do que eu ganhava. O presidente da editora, na época, tinha sido meu professor no seminário e sabia do meu descontentamento. Ele buscava alguém para reorganizar a editora e eu, uma oportunidade para mudar de ares. Foi a oportunidade para resgatar uma paixão antiga, a leitura. Enquanto eu organizava a editora com análises, planilhas e relatórios, comecei a me qualificar em praticamente todas as áreas do mercado editorial. Conheci os cursos da UNIL-UNESP, da Casa Educação e da LabPub e acabei fazendo uma dezena deles. Agora eu conhecia toda a cadeia de produção do livro, estratégias comerciais e de marketing, edição, preparação, revisão, gestão financeira editorial; até na parte da escrita me aperfeiçoei (outra paixão pessoal).

Em meados de 2017, comecei a juntar o conhecimento que estava adquirindo com o empreendedorismo. Conversei com a Carol Simão, minha amiga e colega na editora, sobre várias ideias e, depois de muito planejar, chegamos ao que hoje é o Clube Ichthus, um clube de assinatura de livros que mistura literatura dita “secular” com clássicos da literatura cristã. Nos organizamos por alguns meses e, em março de 2018, enviamos os primeiros kits para os nossos 2 primeiros assinantes. O clube foi crescendo devagar (como é difícil esse início!) e, em outubro de 2019, lançamos mais quatro planos, agora atendendo também o público infantil (dos 3 aos 17 anos). Ainda somos pequenos e temos batalhado muito para sermos reconhecidos e, assim, conquistar cada vez mais leitores.

Nasce o podcast

Com o tempo, percebemos que estávamos investindo um esforço enorme para gerar conteúdo (produzíamos do zero uma revista literária todo mês), mas só os associados do clube consumiam aquela informação. Decidimos, então, fazer mais uma mudança (e que empresa nova não vive correndo atrás delas, não é mesmo?). Mas aqui é necessário contar outra pequena história:

Em meados de 2018, um de nossos parceiros (e grandes amigos) nos convidou para gravar com eles um podcast literário. O irmaos.com é, com certeza, um dos podcasts mais antigos do Brasil. Eles queriam inaugurar um programa literário mensal onde conversaríamos de um jeito passional e não acadêmico sobre algum livro lido ao longo daquele mês. Foi assim que surgiu o Literário (www.irmaos.com/podcasts/podirmaos/literario). Nele gravamos episódios sobre vários clássicos da literatura, como O peregrinoOs sofrimentos do jovem WertherCrime e CastigoCrônicas de NárniaOrgulho e preconceitoConfissões de AgostinhoViagem ao centro da TerraO livro dos mártiresJane Eyre, e tantos outros.

Voltando à grande mudança, decidimos trocar o foco de nossos esforços. Tudo aquilo (e muito mais) do que já produzíamos na revista literária que acompanhava nossos kits, e que, portanto, só atingia nossos associados, transformou-se no Ichthus Podcast. Em março de 2020, relançamos o nosso podcast, agora semanal, mais profissionalizado, com site próprio (ichthus.com.br), distribuído nas principais plataformas de áudio e com programas bem mais variados. Claro que nossa parceria com o irmaos.com no podcast Literário continua, mas agora queremos alcançar ainda mais pessoas, entregando um conteúdo divertido, informativo, de qualidade e de graça. Agora em março, por exemplo, estamos com nossa primeira campanha de leitura coletiva. Escolhemos o livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, aproveitando o tema de isolamento social que o mundo está sofrendo. No fim de abril vamos gravar nossa primeira live com todos os que aceitaram o desafio da leitura.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More