Design Thinking para o Mercado Editorial

By 3 de junho de 2020 julho 1st, 2020 Cursos
 

DESIGN THINKING PARA O MERCADO EDITORIAL
LIBERE A CRIATIVIDADE E IMPLEMENTE SUAS IDEIAS

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades,
e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos
de pensar dos designers.

Horas/Aula
12 horas de videoaulas
Início
03.08.2020
Dias
03, 05, 10, 12, 17 e 19 de agosto
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers.

Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável) de ser intuitivo, de reconhecer padrões, e desenvolver ideias emocionalmente significativas e funcionais. Você não precisa esperar o momento “eureca”, nem ser designer. A inspiração é promovida por ações deliberadas e planejadas.

Caracteriza-se pela experimentação e prototipagem rápida no lugar de um planejamento estratégico meticuloso e demorado.

É uma técnica ideal para desenvolver novos negócios e marcas, reposicionar os já existentes, criar produtos e serviços, remodelar departamentos, além de criar uma cultura mais experimental e inovadora dentro das empresas. Os processos de Design Thinking permitem a cocriação com membros do time e até mesmo com o público externo, o que traz ainda mais valor às soluções quando implementadas.

Levado ao mundo dos negócios por David Kelley, fundador da Ideo, empresa de design industrial do Vale do Silício, e criador da escola de design D. School, da Stanford University, e por Tim Brown, que atuou como CEO da mesma empresa, o Design Thinking difere completamente das maneiras tradicionais de pensar problemas e soluções. Utiliza um processo composto por quatro etapas: definir o problema, criar e considerar diversas opções, criar protótipos e executar.

Para auxiliar profissionais e editoras a se tornarem mais inovadoras, a LabPub criou o curso Design Thinking para o mercado editorial: libere a criatividade e implemente suas ideias. Este curso on-line, com 12 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a entender os principais aspectos do Design Thinking e como ele pode ajudar a buscar caminhos alternativos para problemas antigos e atuais.

Objetivo

O curso Design Thinking para o mercado editorial: libere a criatividade e implemente suas ideias tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver projetos por meio das técnicas do Design Thinking. Serão apresentados os seguintes pontos:

  • Os pilares do Design Thinking
  • Criação de um plano de negócios por meio do Design Thinking
  • Desenvolvimento de um Mapa de Empatia para editoras
  • Proposta de valor – o que é e como buscar a do seu negócio
  • O Design Thinking na FTD – estudo de caso

Conteúdo

AULA 1:   Como o Design Thinking pode resolver os problemas da sua editora de forma ágil e inovadora

Entenda quais são os pilares da metodologia conceituada por Tim Brown e como técnicas originadas na comunidade do design podem trazer inovação para o trabalho em pequenas, médias e grandes editoras. Lembre-se: você não precisa ser designer, apenas pensar como um designer.

AULA 2: Como conceber um plano de negócios a partir do design thinking

Entenda como funciona o business model canvas, metodologia contida no livro Business Model Generation, e como você pode se apropriar de técnicas de Design Thinking para usar esta ferramenta e conceber o plano de negócios da sua editora.

AULA 3: Desenhando a brand persona (personalidade da marca)  e as buyer personas (características de seus clientes)

Como utilizar o Design Thinking para conceber a brand persona e as buyer personas da sua empresa a partir do Mapa de Empatia. Exercício prático em aula a partir de casos do mercado editorial brasileiro.

AULA 4: Conectando públicos e propostas de valor para criar o diferencial da sua editora

Como aplicar o Design Thinking à metodologia contida no livro Value Proposition Design para entender o perfil, os interesses e comportamentos do seu público e conectá-los com as propostas de valor da sua editora e de seus livros.

AULA 5: Design Thinking na prática

Exercício de Design Thinking. Os alunos escolherão uma editora, um autor, uma livraria, um livro ou um serviço (clube de assinatura, por exemplo) e exercitarão juntos a metodologia de Value Proposition Design.

AULA 6: Estudo de Caso – Design Thinking na FTD

Isabel Lopes Coelho, que foi diretora do núcleo infantojuvenil da editora Cosac Naify, onde trabalhou por 12 anos, e hoje é responsável pela área de Projetos Especiais e Literatuda da editora FTD, compartilha como utiliza metodologias de Design Thinking para refazer o posicionamento estratégico da sua área.

Professores

DANIELA SENADOR

Em mais de quinze anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing e Comunicação para agências, consultorias, organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há dez anos dá consultoria para empresas e personalidades do mercado editorial, como as editoras DSOP, Edebê Brasil, FTD Educação, Instante, Nacional, Nós, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo e VR Editoras, a Livraria Martins Fontes Paulista e o autor Juliano Garcia Pessanha. É integrante do Coletivo Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro. Também atua fortemente com organizações culturais, com destaque para Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Sesc, e no mercado educacional, como consultora e professora. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP.

ISABEL LOPES COELHO

É doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP) e ministra cursos sobre história e edição em literatura infantil e juvenil. Foi diretora do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify e atualmente é gerente da área de Projetos Especiais e Literatura da editora FTD Educação. Recebeu o prêmio BOP de melhor editora do ano na Feira do Livro Infantil de Bolonha, foi bolsista no Fellowship da Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha) e participa de eventos internacionais na área de edição.

Bibliografia

  • BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 249 p.
  • OSTERWALDER, Greg; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. 281 p.
  • OSTERWALDER, Alexander; BERNARDA, Greg; PIGNEUR, Yves. Value Proposition Design: Como Construir Propostas de Valor Inovadoras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 320 p.

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