Design Editorial: Dos Fundamentos à Prática

By 8 de maio de 2019 agosto 14th, 2019 Cursos
 

DESIGN EDITORIAL: DOS FUNDAMENTOS À PRÁTICA

O curso mostrará os fundamentos do design, um histórico
do universo editorial, seus elementos marcantes, a tecnologia e, é claro, o design
colocado em prática, por meio de estudo de capas e projetos gráficos.

Horas/Aula
20h (14 h teóricas + 6 h práticas)
Início
01.07.2019
Dias
Semanalmente
24 de julho e 07 de agosto - aulas ao vivo
Modalidade
EAD gravado, com duas aulas ao vivo

Descrição

Dizem que não devemos comprar um livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso! A verdade é que uma boa capa é fundamental para chamar a atenção do leitor numa vitrine, prateleira ou site de uma livraria. Além disso, sabemos que um design editorial bem construído para um livro facilita a leitura, transmite sensações e faz com que os leitores identifiquem o estilo da editora.

No curso Design Editorial, conversaremos sobre o universo desta área que tanto encanta autores, editores e leitores. Passaremos pelos fundamentos do design, um histórico do universo editorial, seus elementos marcantes, a tecnologia e, é claro, o design colocado em prática, por meio de estudo de capas e projetos gráficos. Também aprenderemos como direcionar cada um desses produtos editoriais para o público certo e como fazer o controle dos aspectos técnicos deste produto.

Por fim, também conversaremos sobre o mercado, suas questões atuais e as que envolvem os livros digitais, que fazem parte de catálogos cada vez maiores no Brasil.

Para que o aluno aplique os conceitos, haverá bastante oportunidade para prática. Além disso, em dois encontros a distância com transmissão ao vivo, iremos expandir o conteúdo, tirar dúvidas e avaliar os trabalhos desenvolvido pelos participantes.

Ao longo de 6 semanas, serão 10 horas de vídeos, 4 horas de aulas ao vivo e recomenda-se que os alunos empreguem mais 6h para elaborar as atividades práticas propostas ao longo do curso, totalizando 20h.

Objetivo

O curso Design editorial: dos fundamentos à prática tem como objetivos permitir aos participantes:

  • dominar os conceitos do design e o papel do designer editorial
  • conhecer a história do design e profissionais influentes na história editorial
  • entender a evolução da tipografia
  • aprender os sistemas de composição de um livro
  • produzir capas e miolos que se comuniquem com os leitores-alvo
  • utilizar recursos visuais na comunicação editorial
  • elaborar e interpretar um briefing
  • elaborar o projeto gráfico completo de um livro
  • conhecer técnicas da produção gráfica
  • saber pedir orçamento
  • conhecer o mercado editorial e relacionar-se com editores e autores
  • compreender as diferenças de projeto entre livro impresso e digital

Conteúdo

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

[Módulo 1] Fundamentos: o que é design editorial

  • os termos técnicos
  • os elementos componentes de um livro
  • as habilitações de um designer editorial

[Módulo 2] Design editorial: uma história que precede a imprensa

  • momentos importantes desta história
  • personagens marcantes para o desenvolvimento do design editorial

[Módulo 3] Tipografia: a ferramenta fundamental para a palavra escrita

  • a evolução das letras de imprensa até os dias de hoje
  • A importância da tipografia para os livros

[Módulo 4] Composição: como o livro se torna livro

  • o caminho até o desktop publishing atual
  • sistemas de composição existentes

[Módulo 5] Capa: a porta de entrada do leitor para os livros

  • Capas de livros que funcionam
  • Fatores determinantes na escolha dos editores

[Módulo 6] Recursos visuais: potencializando a comunicação editorial

  • Melhores recursos visuais para capas e miolos
  • Como potencializar seus projetos com recursos visuais

[Módulo 7] Briefing: acertando o alvo

  • Elementos fundamentais em um briefing
  • Aprenda a construir um briefing
  • Aprenda a interpretar um briefing

[Módulo 8] Casos práticos: aula ao vivo (2h)

  • Apresentação de casos de produtos editoriais
  • Resolução de dúvidas sobre os módulos
  • Resolução de dúvidas sobre o trabalho de conclusão

[Módulo 9] Projeto gráfico: orientando a construção de um livro

  • o projeto que orienta a diagramação de um livro
  • as regras que compõem esta construção
  • a diagramação do livro

[Módulo 10] Produção gráfica: garantindo a qualidade do produto editorial

  • conferência de original
  • técnicas importantes: cálculo de lombadas, sangria, cores
  • orçamentos para gráficas

[Módulo 11] Mercado editorial: questões atuais para os profissionais do livro

  • o relacionamento entre fornecedores e editora
  • questões que afligem os profissionais do livro hoje em dia
  • a precificação do trabalho editorial

[Módulo 12] Impresso e digital: aula ao vivo (2h)

  • as diferenças entre o livro físico e o digital
  • os seus mercados distintos
  • análise do trabalho final de todos — lição de casa é importante!

Professores

Delfin

É proprietário do Studio DelRey de produção editorial, que atende editoras como Aleph, Saraiva, Globo, Nova Fronteira, Edipro, entre outras. Como capista de livros, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros.

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