Descrição
Dizem que não devemos comprar um livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso! A verdade é que uma boa capa é fundamental para chamar a atenção do leitor numa vitrine, prateleira ou site de uma livraria. Além disso, sabemos que um design editorial bem construído para um livro facilita a leitura, transmite sensações e faz com que os leitores identifiquem o estilo da editora.
No curso Design Editorial, conversaremos sobre o universo desta área que tanto encanta autores, editores e leitores. Passaremos pelos fundamentos do design, um histórico do universo editorial, seus elementos marcantes, a tecnologia e, é claro, o design colocado em prática, por meio de estudo de capas e projetos gráficos. Também aprenderemos como direcionar cada um desses produtos editoriais para o público certo e como fazer o controle dos aspectos técnicos deste produto.
Por fim, também conversaremos sobre o mercado, suas questões atuais e as que envolvem os livros digitais, que fazem parte de catálogos cada vez maiores no Brasil.
Para que o aluno aplique os conceitos, haverá bastante oportunidade para prática. Além disso, em dois encontros a distância com transmissão ao vivo, iremos expandir o conteúdo, tirar dúvidas e avaliar os trabalhos desenvolvido pelos participantes.
Ao longo de 6 semanas, serão 10 horas de vídeos, 4 horas de aulas ao vivo e recomenda-se que os alunos empreguem mais 6h para elaborar as atividades práticas propostas ao longo do curso, totalizando 20h.
Objetivo
O curso Design editorial: dos fundamentos à prática tem como objetivos permitir aos participantes:
- dominar os conceitos do design e o papel do designer editorial
- conhecer a história do design e profissionais influentes na história editorial
- entender a evolução da tipografia
- aprender os sistemas de composição de um livro
- produzir capas e miolos que se comuniquem com os leitores-alvo
- utilizar recursos visuais na comunicação editorial
- elaborar e interpretar um briefing
- elaborar o projeto gráfico completo de um livro
- conhecer técnicas da produção gráfica
- saber pedir orçamento
- conhecer o mercado editorial e relacionar-se com editores e autores
- compreender as diferenças de projeto entre livro impresso e digital
Conteúdo
O curso está estruturado nos seguintes módulos:
[Módulo 1] Fundamentos: o que é design editorial
- os termos técnicos
- os elementos componentes de um livro
- as habilitações de um designer editorial
[Módulo 2] Design editorial: uma história que precede a imprensa
- momentos importantes desta história
- personagens marcantes para o desenvolvimento do design editorial
[Módulo 3] Tipografia: a ferramenta fundamental para a palavra escrita
- a evolução das letras de imprensa até os dias de hoje
- A importância da tipografia para os livros
[Módulo 4] Composição: como o livro se torna livro
- o caminho até o desktop publishing atual
- sistemas de composição existentes
[Módulo 5] Capa: a porta de entrada do leitor para os livros
- Capas de livros que funcionam
- Fatores determinantes na escolha dos editores
[Módulo 6] Recursos visuais: potencializando a comunicação editorial
- Melhores recursos visuais para capas e miolos
- Como potencializar seus projetos com recursos visuais
[Módulo 7] Briefing: acertando o alvo
- Elementos fundamentais em um briefing
- Aprenda a construir um briefing
- Aprenda a interpretar um briefing
[Módulo 8] Casos práticos: aula ao vivo (2h)
- Apresentação de casos de produtos editoriais
- Resolução de dúvidas sobre os módulos
- Resolução de dúvidas sobre o trabalho de conclusão
[Módulo 9] Projeto gráfico: orientando a construção de um livro
- o projeto que orienta a diagramação de um livro
- as regras que compõem esta construção
- a diagramação do livro
[Módulo 10] Produção gráfica: garantindo a qualidade do produto editorial
- conferência de original
- técnicas importantes: cálculo de lombadas, sangria, cores
- orçamentos para gráficas
[Módulo 11] Mercado editorial: questões atuais para os profissionais do livro
- o relacionamento entre fornecedores e editora
- questões que afligem os profissionais do livro hoje em dia
- a precificação do trabalho editorial
[Módulo 12] Impresso e digital: aula ao vivo (2h)
- as diferenças entre o livro físico e o digital
- os seus mercados distintos
- análise do trabalho final de todos — lição de casa é importante!
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
Delfin
É proprietário do Studio DelRey de produção editorial, que atende editoras como Aleph, Saraiva, Globo, Nova Fronteira, Edipro, entre outras. Como capista de livros, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros.