Design de Capas de Livros: conceito e prática

By 11 de abril de 2021 outubro 18th, 2021 Cursos, Todos
 
 

DESIGN DE CAPAS DE LIVROS:
CONCEITO E PRÁTICA

O curso Design de Capas de Livros: conceito e prática têm como objetivo apresentar ao aluno todo o processo
que envolve a elaboração de uma capa de livro. Desde o briefing até a aprovação pelo cliente.

Horas/Aula
12h de vídeoaulas
Início
06.11.2021
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
06, 13, 20 e 27 de Novembro
Sábados
09h às 12h

Descrição

Neste curso ao vivo, com muita prática, iniciaremos o capista de livros aspirante nos fundamentos de uma profissão concorrida e, ao mesmo tempo, pouco comentada.

Fazer capas de livro é mais complexo do que se imagina e envolve mais estudo e técnica do que instinto e intuição.

Daremos um passeio pelo processo histórico do estabelecimento das capas de livros e sua concepção, desde o momento do briefing até a entrega final dos arquivos para a gráfica, passando pela concepção das ideias, criação gráfica, recursos a se utilizar, escolhas e utilização tipográfica, planejamento visual e apresentação do material para o cliente. A cada aula, conversaremos sobre o trabalho de um grande designer de capas, nacional ou estrangeiro. Este é um curso eminentemente prático para alunos com alguma experiência em pacotes gráficos (essencialmente o Adobe), com exercícios baseados em um trabalho comum, que culminará em um projeto final envolvendo os conhecimentos adquiridos no curso, com esclarecimento de dúvidas ao vivo.

Objetivo

O curso Design de Capas de Livros: conceito e prática têm como objetivo apresentar ao aluno todo o processo que envolve a elaboração de uma capa de livro. Desde o briefing até a aprovação pelo cliente. No final, todos irão desenvolver um projeto de capa, unindo todos os conhecimentos transmitidos.

Conteúdo

AULA 1 – O NASCIMENTO DAS CAPAS

No começo, os livros não possuíam capa. Como foi que elas surgiram? Para que serviam? Como surgiram as primeiras capas modernas? E hoje em dia, como é? Nenhuma capa nasce do nada: antes dela existir, existe o briefing, conjunto de informações que o editor passa ao capista para a realização do trabalho. Como interpretá-lo? O que fazer quando as informações são insuficientes? A partir das informações dadas, o que fazer com as primeiras ideias? Nesta primeira aula, investigaremos brevemente a história das capas de livro, sua evolução e conversaremos sobre algumas capas icônicas que ajudaram a moldar uma profissão cuja importância é vital para a apresentação de uma obra para seu público e entenderemos o processo inicial de concepção de uma capa, que tem muito de intuição, mas não apenas isso.

AULA 2 – IMAGEM É TUDO

Capa é a imagem do livro para o leitor. Mesmo que ela se traduza numa ausência proposital

de imagem. Como trabalhar com o visual de uma publicação? Devo me valer de fotos? De ilustrações? Grafismos? Nesta aula, conversaremos sobre a criação visual de uma capa de

livro, bem como apresentaremos recursos disponíveis para auxiliar o capista nesta concepção visual, algo que pode ir do minimalista ao complexo.

AULA 3 – A HORA DA ESCOLHA TIPOGRÁFICA

Tão importante quanto a imagem é a escolha tipográfica para um livro. Dos tipos mais clássicos aos modernos, é importante conhecê-los para entender a melhor escolha tipográfica para uma capa. Nesta aula, iremos apresentar tipos clássicos que nunca saem de moda, bem como navegaremos por tipos novíssimos. Também conversaremos sobre kerning, alinhamentos e impacto visual.

AULA 4 – REUNINDO OS INGREDIENTES

Temos a imagem. Temos os tipos. Temos também os demais elementos obrigatórios para um projeto de capa. O que fazer com tudo isso? Como unir estes ingredientes em uma receita coesa, para que tenhamos uma capa deliciosa saindo do forno? Mas e depois de tudo pronto, chega a hora de dar adeus à capa: hora de entregá-la para a editora ou gráfica. Como preparar os arquivos? No que se deve estar atento? Que erros comuns podem ser evitados? Nesta aula, conversaremos sobre o planejamento visual de uma capa, algo que envolve diagramação e distribuição de elementos componentes. Além, claro, da apresentação para o cliente e da entrega para a gráfica.

PROJETO FINAL – UM FILHO SÓ SEU

No final do curso, cada aluno irá desenvolver individualmente um projeto de capa, unindo todos os conhecimentos adquiridos no curso para a criação de um livro muito especial.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professors

DELFIN

É proprietário do Studio DelRey de produção editorial, que atende editoras como Aleph, Saraiva, Globo, Nova Fronteira, Edipro, entre outras. Como capista de livros, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA