Dentro da crise, fora da crise

By 8 de abril de 2020 Blog

Dentro da crise, fora da crise

A editora Oficina Raquel, do Rio de Janeiro, faz lançamento de livro pela internet, vende como se fosse presencial e investe na conversão de obras para o digital.

Raquel Menezes foi por muitos anos a presidente da LIBRE, a Liga Brasileira das Editoras. Sabe que é alguém que tem voz no meio e que seu exemplo tende a ser observado atenciosamente por seus pares. Nesta dura crise para todos os que se preocupam, ela busca soluções para sua editora, a Oficina Raquel, e aponta caminhos possíveis para o mercado editorial.

LabPub – A Oficina Raquel promoveu o lançamento de um livro pela internet, ao vivo. Como foi essa experiência, que pode falar dos resultados? Já tinha feito antes? É um recurso que chega para ficar?

Raquel Menezes | Editora Oficina Raquel –  Este livro, Ato poético, que está sendo organizado desde o ano passado pela Marcia Tiburi e o Luis Maffei, merece uma festa de lançamento. Mas como fomos impedidos pela pandemia, e o livro já estava na gráfica, resolvemos então experimentar esse modo virtual. Pelo momento político e o tema do livro, “poemas pela democracia”, acho que foi indispensável fazer algo, ainda que virtual, para que as pessoas se manifestassem sobre o tema. E foi bonito ver gente de tanto lugar diferente curtindo o bate-papo, pedindo leitura de poemas e etc. Do ponto de vista das vendas, como o livro acabou indo para apenas três parceiros, foi ótimo canalizar isso para nosso e-commerce. O saldo de vendas do dia, confesso, me deixou dormir um pouco mais tranquila, foi equivalente a um bom lançamento presencial. Agora é pensar novas estratégias para manter a curva de venda o maior tempo possível, nesse cenário tão incerto.

LabPub – Que outras medidas você já tomou na editora Oficina Raquel, nessas primeiras semanas da crise do coronavírus, visando a continuidade do trabalho, a redução do impacto econômico da crise?

Raquel Menezes –  A primeira coisa foi aprender a trabalhar em home Office e capacitar a equipe para o mesmo. Se por um lado, o trabalho editorial tem uma coisa solitária, no que diz respeito às etapas da produção do livro, por outro a troca é importante. Para tentar suprir isso, além da reunião semanal virtual, estamos sempre conectados  no grupo de whatsapp. O próprio evento de semana passada de lançamento de Ato poético já foi resultado disso, bem como uma atenção maior às mídias digitais – já que todos estão na internet – e investimento nos e-books. A editora já vinha fazendo conversão, mas demos um gás maior agora, por acreditar que será uma receita complementar importante nesses momentos de crise. Estamos pensando em cursos e atividades, como o Café das Mulheres, em parceria com a Jaguatirica e a LabPub, e, certamente, outras ideias virão por ai.

LabPub – Ainda sobre a crise do coronavírus: como podemos sair melhores dessa encrenca, Raquel?

Raquel Menezes –  Eu queria muito saber. Eu, que ando entre a letargia e a hiperatividade, no dia-a-dia de isolamento, vejo que temos tudo para sair transformados desta.  Espero apenas que seja para melhor, reavaliando valores, consumo e etc. No mais, é se agarrar aos afetos e garantir água e sabão, não é mesmo.  Não digo que seja fácil, pois eu mesma me vejo tendo crises de ansiedade, mas agora é o momento, pelo limbo que nos encontramos, de tentar trabalhar a mente e o corpo pra ficarem firmes e  saudáveis. Dificílimo, mas indispensável.

Posts recentes

27 de maio de 2020 in Blog

Aluno LabPub terá trabalho publicado

Aluno LabPub terá trabalho publicado Livro O Processo do Capitão Dreyfus vai sair pela Edipro com capa que Matheus Rocha compôs durante o curso REAL JOB CAPA DE LIVRO. Professor…
Read More
27 de maio de 2020 in Blog

“Ser sempre um aprendiz”

"Ser sempre um aprendiz" Delfin é do tipo que busca o pertinente, mas fugindo do óbvio – como abrir mão do sobrenome em um mundo de sobrenomes e marcas. Um…
Read More
27 de maio de 2020 in Blog

Três dias para a Educação

Três dias para a Educação Nos próximos dias 1º, 3 e 5 de junho você acessa aqui na LabPub o CAFÉ DO EDUCADOR, adquirindo também o livro Contos de sala…
Read More

Nossos cursos

15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
4 de maio de 2020 in Cursos

Pós-Graduação em Produção Editorial | Turma 3

A indústria editorial sempre contou com profissionais com talento e paixão pela leitura. Aqueles que possuem afinidade com os livros são naturalmente atraídos por esta indústria que cria, informa e…
Read More