Dani Costa Russo virou a mesa

By 22 de abril de 2020 Blog

Dani Costa Russo virou a mesa

Crédito da foto: Bruna Costa Russo

LabPub – O que achou do curso FORMAÇÃO DE PUBLISHER? Você se inscreveu nele já com algum projeto em mente? Você tem uma editora ou planeja ter?

Dani Costa Russo – O curso atendeu plenamente a minha necessidade de aprender sobre a cadeia de livros, os processos do mercado editorial. A intenção era fazer transição de carreira, pois por toda a minha vida adulta trabalhei em redação de notícias, como jornalista, e senti que era hora de realizar outro sonho – o de publicar livros.  Então, o curso foi a minha base, foi a partir dele que adquiri conhecimento de como eu poderia atuar nessa área. Comecei a Formação de Publisher com um projeto em mente, que foi o que desenvolvi no meu TCC. Não pensava em criar uma editora real, mas sabia que o que eu desenvolvesse na minha editora fictícia poderia ser colocado em prática onde eu viesse a trabalhar. Fazer o TCC para o curso foi essencial, pois entendi como posso executar ações que considero importantes em uma editora.

Pouco tempo depois de concluir o curso, assumi o selo editorial Auroras, de publicação de obras escritas por mulheres, da Penalux. Eu me sentia pronta para esse mercado, mas confesso que fiquei bem surpresa com o convite de ser a responsável por um selo! Para estar ainda mais apta a essa oportunidade, estou matriculada no curso Formação de Editor de Aquisição, da LabPub.

LabPub – Como se organizou para fazer o curso? Conseguia assistir às aulas ao vivo ou assistia depois? E para realizar as propostas práticas?

Dani Costa Russo – Já começo respondendo que EAD salva vidas! Eu estava em um momento muito delicado, tinha medo de falhar na transição de carreira. Eu precisava de estímulo, e de fazer as aulas no meu tempo. Assistia aulas em horas e horas seguidas, anotando tudo, elaborando meu TCC, realizando as atividades, nos dias que eu podia. Ah, as aulas extras são igualmente ótimas, eu as fiz também, apliquei o que aprendi nelas no meu TCC, sugiro não perdê-las.

LabPub – O que significa ser editor de livros hoje em dia, para você?

Dani Costa Russo – Ser atuante na literatura do nosso país, do nosso mundo. Essa atuação me impressiona, desde criança penso na importância dos livros na formação de um povo. Ser editora é ser uma parte da formação cultural das pessoas.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More