Curso Formação de Editor de Aquisição

By 18 de julho de 2019 outubro 1st, 2019 Cursos
 

CURSO FORMAÇÃO DE EDITOR DE AQUISIÇÃO

Na aquisição é onde tudo começa. Novos livros são o sangue de uma editora
sem eles, a editora morre. Encontrar novas obras de sucesso e conseguir
obter retorno financeiro com elas são os objetivos mais importantes de qualquer editor.

Horas/Aula
24 Horas
Início
16.09.2019
Dias
Setembro: 16, 17, 18, 19, 23, 24, 26
Outubro: 01, 03, 07, 08, 09
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Na aquisição é onde tudo começa. Novos livros são o sangue de uma editora; sem eles, a editora morre. Encontrar novas obras de sucesso e conseguir obter retorno financeiro com elas são os objetivos mais importantes de qualquer editor.

O Editor de Aquisição é, assim, o profissional responsável por prospectar e negociar novos títulos para o catálogo de uma editora. Compete a ele decidir se um manuscrito analisado ou uma obra imaginada estão dentro do perfil da editora, se tem a ver com o que ela se propõe fazer como empresa e se possui valor comercial.

Além disso, esse profissional tem a importante missão da fazer a curadoria de conteúdo, ajudando o público a encontrar livros que valem a pena serem lidos. As aquisições também determinam a identidade de uma editora — ou, usando uma linguagem de marketing, o seu branding. Algumas editoras são conhecidas por seus best-sellers, outras por sua alta qualidade literária, outras por sua elegância no acabamento gráfico.

Uma obra de muito sucesso pode mudar a história de uma editora. Como ocorreu com a Bloomsbury, que, até adquirir os direitos de publicação do primeiro livro da saga Harry Potter, era uma pequena e respeitável editora londrina. Hoje é uma das maiores editoras da Inglaterra.

O Editor de Aquisição, além de ter um bom conhecimento literário e um bom olhar para identificar o que o mercado está buscando em cada momento, deve compreender também diversos aspectos da cadeia editorial.

Para se destacar, o profissional deve ser um excelente vendedor, comunicador, leitor e gestor de equipe. Também deve ser criativo e orientado para resultados, ao mesmo tempo em que publica livros únicos. De forma resumida, seu trabalho compreende:

  1. Análise de manuscritos: deve ser capaz de ler um original sob a ótica do comprador, o seu público-alvo;
  2. Relacionamento: não pode ficar parado esperando que apareça um grande livro, ele deve tomar a iniciativa;
  3. Postura de vendedor: editar é um negócio. Publicar custa caro. Logo, quando um editor adquire um livro, deve ter a capacidade de envolver a todos, dentro da empresa e fora, para que o investimento se pague. E antes mesmo disso, ele deve conseguir convencer o autor de que sua editora é a melhor opção do mercado.
  4. Gestão de projeto: uma vez que se decidiu pela publicação do livro, o editor de aquisição deve preparar as especificações técnicas incluindo o tempo e o custo até o lançamento.

Além das tarefas mencionadas, o editor de aquisição também pode (e deve!): sugerir mudanças no manuscrito, conceitos para a capa, coordenar a preparação e renovação de contratos, participar ativamente das atividades de marketing e promoção, pesquisar tendências de mercado, além de supervisionar e auxiliar a equipe de produção editorial.

Para auxiliar na formação deste profissional, a LabPub criou o curso de Formação de Editor de Aquisição. Este curso on-line, com 24 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a entender os principais aspectos que envolvem o exercício de uma das importantes atividades editoriais. E para ministrar o conteúdo, dois dos mais bem-sucedidos editores de aquisição do mercado nacional, Pedro Almeida e Mariana Rolier.

Objetivo

O curso Formação de Editor de Aquisição tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver todas as atividades inerentes a um Editor de Aquisição. Para isso, irá:

  • Apresentar as atividades de um Editor de Aquisição
  • Discutir estratégias de aquisição
  • Apresentar fontes de consulta e pesquisa
  • Exemplificar a compra e a negociação de direitos autorais nacionais e estrangeiros
  • Discutir contratos de direitos autorais
  • Discutir a avaliação de manuscritos
  • Mostrar como se constroem projetos editoriais
  • Apontar característica da leitura crítica
  • Explicar o ciclo de sucesso do livro
  • Mostrar como são criados os best-sellers

Identificar aspectos financeiros para a escolha de títulos e o limite de investimento

Conteúdo

Módulo 1: O processo de aquisição (Mariana Rolier)

  • Quem é o editor de aquisição
  • Em que cenário esse profissional atua, já que o varejo está em transformação?
  • Quais são as estratégias adotadas pelo editor de aquisição
  • Como conectar o público com a sua linha editorial
  • Alguns erros e acertos e por que eles ocorrem
  • Aquisições: estratégias e como fazer
  • Qualidades e ganchos: livros de ficção, não ficção, autoajuda, negócios e infanto-juvenis
  • Compras de direitos: fontes de pesquisa e como fazer ofertas
  • Materiais para avaliação: livro publicado, manuscritos, propostas, etc.
  • Tipos de ofertas: oferta simples, leilão, pre-emptive, best offer
  • Fontes de livros nacionais
  • Construção de projetos junto com o autor
  • Busca de autores para obras
  • O que observar e o que evitar nos originais
  • Aspectos da avaliação crítica e seleção prévia
  • Contratos de direitos autorais: elementos fundamentais
  • Remuneração de direitos autorais

Módulo 2: A busca do sucesso (Pedro Almeida)

  • O que é um best-seller
  • Que estratégias as editoras adotam para publicar best-sellers.
  • Listas dos mais vendidos
  • Que fatores considerar para fazer uma boa escolha de título?
  • Critérios e fontes de seleção de best-sellers
  • Fatores que geram best-sellers
  • Perfis de editoras e algumas estratégias
  • Alguns dados da pesquisa “Retratos da Leitura”
  • O ciclo de sucesso do livro
  • O que é uma tendência e como identificá-las?
  • De onde surgem as tendências e como elas se propagam na sociedade
  • Os gêneros em evidência, as modas literárias e os temas recorrentes
  • Antecipando a próxima onda ou o próximo tsunami

Módulo 3: Cálculos financeiro: preço de capa, limite de investimento e retorno esperado (André Castro)

  • Critérios para escolha do preço de venda
  • Como calcular o risco e retorno de um livro
  • Determinação do limite de capital a ser investido
  • Payback: prazo para retorno do investimento

Professores

Mariana Rolier
Há dezoito anos no mercado editorial, já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e foi responsável por livros de fantasia e terror como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. Foi Gerente Editorial na HarperCollins Brasil. Atua na Storytel Brasil.

Pedro Almeida
Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 25 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e autoajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais.
Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras; Landmark; W11 editores; Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, LeYa, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. É Publisher e sócio da Faro Editorial. Escreve regularmente para o Publishnews, coluna: “Leia antes de ver”, sobre o mercado editorial. Desde 2016, um dos curadores do Prêmio Jabuti.

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management (IAG/PUC-RJ); com especialização em International Publishing (Stanford University).

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA