Descrição
Na aquisição é onde tudo começa. Novos livros são o sangue de uma editora; sem eles, a editora morre. Encontrar novas obras de sucesso e conseguir obter retorno financeiro com elas são os objetivos mais importantes de qualquer editor.
O Editor de Aquisição é, assim, o profissional responsável por prospectar e negociar novos títulos para o catálogo de uma editora. Compete a ele decidir se um manuscrito analisado ou uma obra imaginada estão dentro do perfil da editora, se tem a ver com o que ela se propõe fazer como empresa e se possui valor comercial.
Além disso, esse profissional tem a importante missão da fazer a curadoria de conteúdo, ajudando o público a encontrar livros que valem a pena serem lidos. As aquisições também determinam a identidade de uma editora — ou, usando uma linguagem de marketing, o seu branding. Algumas editoras são conhecidas por seus best-sellers, outras por sua alta qualidade literária, outras por sua elegância no acabamento gráfico.
Uma obra de muito sucesso pode mudar a história de uma editora. Como ocorreu com a Bloomsbury, que, até adquirir os direitos de publicação do primeiro livro da saga Harry Potter, era uma pequena e respeitável editora londrina. Hoje é uma das maiores editoras da Inglaterra.
O Editor de Aquisição, além de ter um bom conhecimento literário e um bom olhar para identificar o que o mercado está buscando em cada momento, deve compreender também diversos aspectos da cadeia editorial.
Para se destacar, o profissional deve ser um excelente vendedor, comunicador, leitor e gestor de equipe. Também deve ser criativo e orientado para resultados, ao mesmo tempo em que publica livros únicos. De forma resumida, seu trabalho compreende:
- Análise de manuscritos: deve ser capaz de ler um original sob a ótica do comprador, o seu público-alvo;
- Relacionamento: não pode ficar parado esperando que apareça um grande livro, ele deve tomar a iniciativa;
- Postura de vendedor: editar é um negócio. Publicar custa caro. Logo, quando um editor adquire um livro, deve ter a capacidade de envolver a todos, dentro da empresa e fora, para que o investimento se pague. E antes mesmo disso, ele deve conseguir convencer o autor de que sua editora é a melhor opção do mercado.
- Gestão de projeto: uma vez que se decidiu pela publicação do livro, o editor de aquisição deve preparar as especificações técnicas incluindo o tempo e o custo até o lançamento.
Além das tarefas mencionadas, o editor de aquisição também pode (e deve!): sugerir mudanças no manuscrito, conceitos para a capa, coordenar a preparação e renovação de contratos, participar ativamente das atividades de marketing e promoção, pesquisar tendências de mercado, além de supervisionar e auxiliar a equipe de produção editorial.
Para auxiliar na formação deste profissional, a LabPub criou o curso de Formação de Editor de Aquisição. Este curso on-line, com 24 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a entender os principais aspectos que envolvem o exercício de uma das importantes atividades editoriais. E para ministrar o conteúdo, dois dos mais bem-sucedidos editores de aquisição do mercado nacional, Pedro Almeida e Mariana Rolier.
Objetivo
O curso Formação de Editor de Aquisição tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver todas as atividades inerentes a um Editor de Aquisição. Para isso, irá:
- Apresentar as atividades de um Editor de Aquisição
- Discutir estratégias de aquisição
- Apresentar fontes de consulta e pesquisa
- Exemplificar a compra e a negociação de direitos autorais nacionais e estrangeiros
- Discutir contratos de direitos autorais
- Discutir a avaliação de manuscritos
- Mostrar como se constroem projetos editoriais
- Apontar característica da leitura crítica
- Explicar o ciclo de sucesso do livro
- Mostrar como são criados os best-sellers
Identificar aspectos financeiros para a escolha de títulos e o limite de investimento
Conteúdo
Módulo 1: O processo de aquisição (Mariana Rolier)
- Quem é o editor de aquisição
- Em que cenário esse profissional atua, já que o varejo está em transformação?
- Quais são as estratégias adotadas pelo editor de aquisição
- Como conectar o público com a sua linha editorial
- Alguns erros e acertos e por que eles ocorrem
- Aquisições: estratégias e como fazer
- Qualidades e ganchos: livros de ficção, não ficção, autoajuda, negócios e infanto-juvenis
- Compras de direitos: fontes de pesquisa e como fazer ofertas
- Materiais para avaliação: livro publicado, manuscritos, propostas, etc.
- Tipos de ofertas: oferta simples, leilão, pre-emptive, best offer
- Fontes de livros nacionais
- Construção de projetos junto com o autor
- Busca de autores para obras
- O que observar e o que evitar nos originais
- Aspectos da avaliação crítica e seleção prévia
- Contratos de direitos autorais: elementos fundamentais
- Remuneração de direitos autorais
Módulo 2: A busca do sucesso (Pedro Almeida)
- O que é um best-seller
- Que estratégias as editoras adotam para publicar best-sellers.
- Listas dos mais vendidos
- Que fatores considerar para fazer uma boa escolha de título?
- Critérios e fontes de seleção de best-sellers
- Fatores que geram best-sellers
- Perfis de editoras e algumas estratégias
- Alguns dados da pesquisa “Retratos da Leitura”
- O ciclo de sucesso do livro
- O que é uma tendência e como identificá-las?
- De onde surgem as tendências e como elas se propagam na sociedade
- Os gêneros em evidência, as modas literárias e os temas recorrentes
- Antecipando a próxima onda ou o próximo tsunami
Módulo 3: Cálculos financeiro: preço de capa, limite de investimento e retorno esperado (André Castro)
- Critérios para escolha do preço de venda
- Como calcular o risco e retorno de um livro
- Determinação do limite de capital a ser investido
- Payback: prazo para retorno do investimento
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 03 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores

Mariana Rolier
Há dezoito anos no mercado editorial, já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e foi responsável por livros de fantasia e terror como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. Foi Gerente Editorial na HarperCollins Brasil. Atua na Storytel Brasil.

Pedro Almeida
Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 25 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e autoajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais.
Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras; Landmark; W11 editores; Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, LeYa, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. É Publisher e sócio da Faro Editorial. Escreve regularmente para o Publishnews, coluna: “Leia antes de ver”, sobre o mercado editorial.

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management (IAG/PUC-RJ); com especialização em International Publishing (Stanford University).