Descrição
O curso apresentará conceitos e exemplos de dois gêneros que partem de olhares, experiências e inquietações pessoais para se produzir textos com potencial literário: a crônica e o ensaio.
Enquanto um é caracterizado pela forma breve, o outro tende a ser mais longo. Enquanto um é famoso por encontrar nas ruas detalhes sobre o cotidiano, o outro busca respostas possíveis para nossas grandes questões – e outras nem tão grandes assim. Em comum, a abertura para o diálogo e o modo curioso de enxergar o mundo.
Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Michel de Montaigne, Stephen Zweig e Virginia Woolf são alguns dos autores clássicos que farão parte do curso.
Dentre os mais recentes, estarão autores como Julián Fuks, Marcelo Moutinho, Cidinha da Silva, Marilene Felinto, Joan Didion, Anne Carson, David Foster Wallace e Olga Tokarczuk.
Além da exposição da teoria e da análise de grandes exemplos, os participantes também serão convidados a produzir suas próprias crônicas e ensaios, que serão lapidados ao longo dos encontros.
Objetivo
Fazer com que os participantes tenham um panorama histórico e contemporâneo da crônica e do ensaio, mostrar como grandes escritores exploraram e exploram essas modalidades textuais e possibilitar que todos possam se experimentar nesses gêneros.
Conteúdo
Aula 1 – Crônica, uma história
- Apresentação do curso
- De quais crônicas estamos falando?
- O gênero literário
- A tradição brasileira
Aula 2 – A crônica contemporânea
- Quem são os cronistas que se destacam em nosso tempo?
- Ruas, cidades, embates e amizades pelas crônicas do século 21
- O nosso olhar para a vida
Aula 3 – Montando e desmontando crônicas
- Análise de como grandes cronistas construíram alguns de seus textos
- Leitura e comentário de textos dos alunos
Aula 4 – A morte e as mortes da literatura
- Qual é o espaço da crônica hoje?
- A a crônica em tempos de redes sociais
- Cronista: um olhar que invade outros gêneros
Aula 5 – Escrevendo o pensamento
- Definições possíveis para o ensaio
- Montaigne e um histórico do gênero
- Grandes autores e a celebração da dúvida
Aula 6 – Ensaios para o século 21
- O ensaio em nossos dias
- Incertezas num tempo de dogmatismos
- Novas miradas ao passado, ao presente e ao futuro
Aula 7 – Montando e desmontando ensaios
- Análise de como grandes ensaístas construíram alguns de seus textos
- Leitura e comentário de textos dos alunos
Aula 8 – Entre o real e o ficcional
- O espaço da ficção no real e do real na ficção
- A presença do ensaio em romances contemporâneos
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
Rodrigo Casarin
Rodrigo Casarin é jornalista, especialista em Jornalismo Literário e colunista de livros do Uol, onde edita a Página Cinco, que lhe rendeu o Prêmio IPL de 2019 na categoria Mídia, virou um podcast de entrevistas e uma newsletter com o mesmo nome.
Já colaborou escrevendo sobre o universo literário com veículos como Valor Econômico, Aventuras na História, Carta Capital, Revista da Cultura, Revista Continente, Suplemento Literário Pernambuco, Jornal Rascunho e Cândido.
Desde 2018 integra o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Em 2022 integrou o Conselho Curador do Prêmio Jabuti, do qual foi jurado nos anos de 2019 (categoria Biografia, Documentário e Reportagem), 2020 e 2023 (em ambas na categoria Romance Literário).
É autor de “A Biblioteca no Fim do Túnel: Um Leitor em Seu Tempo” (Arquipélago).
Vive em São Paulo.